-
política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:
Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.
-
Correto!
De fato, uma política monetária expansionista tende a contribuir com a expansão da atividade econômica porque expande a demanda agregada.
E a redução das taxas de recolhimento compulsório é um instrumento para isso.
Ao reduzir as taxas de recolhimento compulsório, reduz-se o percentual dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem reter junto ao Banco Central.
Logo, há uma expansão da liquidez da economia porque os bancos comerciais passam a dispor de mais recursos para ofertar crédito. Com essa facilidade de obter dinheiro, as pessoas podem pegar recursos emprestados para abrir novos negócios, por exemplo, o que expande a atividade econômica.
Resposta: C
-
CERTO
Ao reduzir aquela parcela que fica “retida” no BACEN, expande-se a base monetária disponível para fazer girar a economia, podendo, assim no curto prazo, contribuir sim para a expansão da atividade econômica.
-
Correto.
Recolhimento compulsório é um valor que fica retido, pelo banco central, de todo depósito que é feito no banco, o objetivo é fazer com o que o banco não empreste 100% do dinheiro que os clientes depositam.
Quando há um aumento nessa taxa de recolhimento, os bancos tem menos dinheiro para emprestar, logo, é uma política monetária RESTRITIVA.
Se diminuir a taxa, o banco pode emprestar mais dinheiro, logo é uma POLÍTICA MONETÁRIA EXPANSIONISTA.