Fatores de Textualidade
O texto é uma unidade de linguagem em uso, semântica e formal. E como uma ocorrência linguística falada ou escrita deve apresentar três propriedades básicas. A primeira é sua função sociocomunicativa, tais como as intenções do autor, o contexto sociocultural. A segunda propriedade é o fato de constituir-se como uma unidade semântica, em que o texto seja um todo significativo, ter coerência. A terceira propriedade é a sua unidade formal, as palavras se integram para formar um todo coeso.
Coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade são fatores que definem a textualidade.
Coerência (orientado pelo texto): responsável pela unidade semântica, pelo sentido do texto, envolvendo não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos.
Coesão (orientado pelo texto): unidade formal do texto que se dá por mecanismos gramaticais e lexicais.
Intencionalidade (orientado por aspecto psicológico): empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente. Isso diz respeito ao valor elocutório, ou seja, o que o texto pretende falar.
Aceitabilidade (orientado por aspecto psicológico): é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante.
Situacionalidade (orientado por aspecto sociodiscursivo): diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Situar o texto é adequá-lo à situação sociocomunicativa.
Informatividade (orientado por aspecto computacional): quanto menos previsível se apresentar o texto, mais informatividade. Tanto a falta quanto o excesso de previsibilidade, de informatividade, são prejudiciais à aceitação do texto por parte do leitor. Um bom índice de informatividade atende à suficiência de dados.
Intertextualidade (orientado por aspecto sociodiscursivo): concerne aos fatores que ligam a utilização de um texto dependente do conhecimento de outros textos. Um texto constrói-se em cima do "já-dito".
Em síntese, os critérios aqui apresentados podem ser assim observados:
2 deles são orientados pelo texto (coesão e coerência);
2 pelo aspecto psicológico (intencionalidade e aceitabilidade);
1 pelo aspecto computacional (informatividade);
2 pelo aspecto sociodiscursivo (situacionalidade e intertextualidade).
Fonte:
Perdi uma das fontes.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjx86_U8bfNAhXBEZAKHW_mAc8QFgggMAA&url=https%3A%2F%2Fxa.yimg.com%2Fkq%2Fgroups%2F26860135%2F1929033060%2Fname%2FUEFS%2B-%2BTextualidade%2C%2BCoes%25C3%25A3o%2Be%2BCoer%25C3%25AAncia.ppt&usg=AFQjCNGsM_h59Uxdb_yUQaoOGmx_63OECg&sig2=UHYR81apZQOsRtU7Q3nahA
Tem o outro site, Questão Certa, o QC "genérico", o aceeso ainda é gratuito e ilimitado. O QC original é sem dúvida muito melhor, mas para quem não pode pagar pela assinatura( ou é um pão duro segundo Ednardo), tem uma alternativa e não precisa ficar limitado a 10 questões.Não sou rico, se fosse não estaria fazendo concursos, mas particularmente não acho caro a assinatura do QC, as vezes dá algum problema técnico, mas o preço não é absurdo. O que é caro na vida do concurseiro são os cursos, os livros, creio eu que a maioria não tem condições de pagar, mas não é o caso do QC. No mais, bons estudos