-
B) A mais importante medida ativa de Segurança e Gestão de Áreas e Instalações é, sem dúvida, o acionamento dos órgãos de segurança pública e de defesa civil, sempre que oportuno, cabível e, principalmente, quando não for desaconselhável. Segurança Passiva são ações ou atividades com caráter eminentemente defensivo, tomadas contra ameaças ou riscos potenciais ou reais.
-
b) A segurança passiva é caracterizada por ações ou atividades com caráter defensivo contra riscos ou ameaças, sendo uma de suas medidas o acionamento dos órgãos de segurança pública, quando conveniente, uma vez que, dessa forma, não há exposição dos entes de segurança patrimonial da empresa. ERRADA - a seguranca passiva, assim como qualquer outra, tem carater preventivo.
-
Gabarito B. O acionamento dos órgãos de segurança pública = medida ATIVA; e não passiva com diz o item.
-
As medidas de segurança passiva, conforme ONO (2004), formam-se pelo conjunto de materiais e sistemas construtivos empregados em uma edificação com o objetivo torná-la mais segura. Os materiais podem estar agregados aos elementos estruturais, à vedação e ao acabamento. Estes elementos não dependem de acionamento para desempenhar a sua função, por isso são denominados passivos.
-
Quando se chama a segurança pública HÁ exposição dos entes de segurança patrimonial da empresa.
-
Achei estranho "ações dissimuladas" na letra d. Pode isso Arnaldo?
-
Letra D é bem capciosa. A Segurança de Área e Instalações deve sim evitar a dissumalação, sendo caracterizada pela ostensividade. No entanto, a assertiva não se refere a este tipo de Segurança como dissimulada.
Notem o trecho " bem como, ações dissimuladas, como o uso de ações de inteligência.
As ações de inteligência devem, sim, ser dissimuladas. Ocultando as suas ações. Diferentemente da Segurança ativa que deve ser ostensiva
-
Acredito que a letra D está certa porque a segurança ativa é iminentemente ofensiva mas pode abranger ações de cunho defensivo( como a da assertiva ações de inteligência dissimulada).
Trecho extraído do material do estratégia:
"Ao contrário da segurança passiva, a segurança ATIVA consiste em ações ou atividades da
segurança de áreas e instalações com caráter eminentemente OFENSIVO, tornadas contra
ameaças ou riscos potenciais ou reais.
Embora de perfil evidentemente ofensiva, e mais propriamente voltada contra riscos ou ameaças
reais, a segurança ativa de áreas e instalações pode abranger atividades ou ações defensivas,
prevalecendo sempre o caráter ofensivo das medidas adotadas."