SóProvas


ID
1936198
Banca
VUNESP
Órgão
IPSMI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No tocante à Lei no 12.527/11, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA Art.7 § 3o O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo.

     

    B) ERRADA Art. 10 § 3o São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

     

    C) CORRETA Art. 8o É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    § 1o Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:
    ...

    IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;
    § 2o Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

    § 4o Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2o, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira, nos critérios e prazos previstos no art. 73-B da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
     

    D) ERRADA ART. 27 § 1o A competência prevista nos incisos I (Ultrassecreto) e II (Secreto), no que se refere à classificação como ultrassecreta e secreta, poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente público, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação.

     

    E) ERRADA Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:...

  • Se o Decreto e a Lei são contraditórios quanto a delegação, então qual prevalece??

  • ART 30 § 1o decrreto 7724/2012---> É vedada a delegação da competência de classificação nos graus de sigilo ultrassecreto ou secreto.

     

    ART 27§ 1o LEI  12.527/2011  A competência prevista nos incisos I e II, no que se refere à classificação como ultrassecreta e secreta, poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente público, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação. 

     

    Se o decreto é posterior a lei, não seria revogado o parágrafo primeiro da Lei de acesso a informação 12.527?

     

    INDIQUEI A QUESTÃO PARA O COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

  • Gente, a questão pediu conforme a 12.527/2011, salvo engano, neste concurso nem caia esse decreto 7724/2012. 

    ART 27 A competência prevista nos incisos I e II, no que se refere à classificação como ultrassecreta e secreta, poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente público, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação. 

    GAB C

  • ART 30 § 1o decrreto 7724/2012---> É vedada a delegação da competência de classificação nos graus de sigilo ultrassecreto ou secreto.

    ART 27§ 1o LEI  12.527/2011  A competência prevista nos incisos I e II, no que se refere à classificação como ultrassecreta e secreta, poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente público, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação.

    Se o decreto é posterior a lei, não seria revogado o parágrafo primeiro da Lei de acesso a informação 12.527?

    INDIQUEI A QUESTÃO PARA O COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

    "A mais importante, contudo, de todas as distinções entre a lei e o decreto é que a lei obriga a fazer ou deixar de fazer, e o decreto, não. É o princípio genérico da legalidade, previsto expressamente no artigo 5.º, inciso II, da Constituição Federal, segundo o qual 'ninguém será obrigado a fazer ou deixar alguma coisa senão em virtude de lei'. Somente a lei pode inovar o Direito, ou seja, criar, extinguir ou modificar direitos e obrigações. No atual regime constitucional brasileiro, não se obriga nem desobriga a ninguém por decreto, nem mesmo pelo doutrinariamente chamado ·decreto autônomo."

    Fonte:http://blogpodegiz.blogspot.com.br/2012/10/a-diferenca-entre-lei-e-decreto.html

  • § 4o Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2o, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira, nos critérios e prazos previstos no art. 73-B da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

  • Letra C

  • Município de ATÉ 10.000 (dez mil) habitantes mantém apenas obrigatoriedade de transparência orçamentária e financeira (em tempo real).

  • Art. 8o  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

    [...]

    § 4o  Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2o, mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira, nos critérios e prazos previstos no art. 73-B da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). 

  • 2013

    No âmbito da administração pública federal, a classificação de informações como ultrassecretas é de competência exclusiva e indelegável das seguintes autoridades: presidente da República; vice-presidente da República; ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas destes; comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e chefes de missões diplomáticas e consulares permanentes no exterior.

    errada

     

  •  a)com a edição do ato decisório fica ASSEGURADO o acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo. (Artigo 7º)

    b)qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    c)os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet de dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades, assim como de informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados. (CORRETA)

    d) a competência prevista para a classificação dos documentos como ultrassecreta e secreta  poderá ser delegada pela autoridade responsável.

    e) negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer ao Controladoria-Geral da União que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias.