SóProvas


ID
1937599
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Múltiplo sorriso

Pendurou a última bola na árvore de Natal e deu alguns passos atrás. Estava bonita. Era um pinheiro artificial, mas parecia de verdade. Só bolas vermelhas. Nunca deixava de armar sua árvore, embora as amigas dissessem que era bobagem fazer isso quando se mora sozinha. Olhou com mais vagar. Na luz do fim de tarde, notou que sua imagem se espelhava nas bolas. Em todas elas, lá estava seu rosto, um pouco distorcido, é verdade - mas sorrindo. “Estão vendo?”, diria às amigas se estivessem por perto. “Eu não estou só”.

(Heloísa Seixas, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/ fq251209.htm.Acesso em 19/12/14 )

Ao contrastar a artificialidade do pinheiro a sua aparência, o narrador reforça um aspecto crucial da vida da personagem evidenciado ao longo do texto. Sobre isso podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    Para ela era importante montar aquele pinheiro artificial que parecia ser de verdade pois iria causar grande satisfação.

  • Não faz nenhum sentido esse gabarito.

    Deve estar errado, mas infelizmente não consegui conferir no site dessa IBFC, porque ela simplesmente retirou os cadernos de questões da página.

     

  • Inicialmente achei muito confuso, porém achei uma explicação.

    A relação de contraste sugerida pela questão se dá através da conjunção adversativa "mas": Era um pinheiro artificial, mas, embora, contudo sua aparência fosse verdadeira. Essa relação de contraste evidencia-se na vida da personagem da seguinte maneira: ao montar uma árvore de natal mesmo estando só, através desse pequeno gesto ela tenta transformar a realidade da solidão, ou seja, é um pequeno gesto, mas, embora, contudo parece muito mais significativo.

  • Eu também errei, mas depois, também como o Gustavo fez, acredito ter entedido o sentido do contraste:

     

    " Pendurou a última bola na árvore de Natal e deu alguns passos atrás. Estava bonita. Era um pinheiro artificial, mas parecia de verdade. Só bolas vermelhas. Nunca deixava de armar sua árvore, embora as amigas dissessem que era bobagem fazer isso quando se mora sozinha. Olhou com mais vagar. Na luz do fim de tarde, notou que sua imagem se espelhava nas bolas. Em todas elas, lá estava seu rosto, um pouco distorcido, é verdade - mas sorrindo. “Estão vendo?”, diria às amigas se estivessem por perto. “Eu não estou só”.

     

    Considerei o contraste de embora o pinheiro fosse artificial - parecia de verdade. Embora ela estivesse sozinha - não estava. Retrata o texto da vda da personagem e da forma como ela tenta levá-la, amenizando-a no sentido de embora  more sozinha tenta alegrar a casa com sua árvore de Natal.

     

    Foi o que concluí, se eu estiver errada, me ajudem

  • Interpretaçao é complicado....depois de saber a resposta é mais fácil achar uma justificativa para a mesma. Mas, as mesmas justificativas que li poderiam ser também usadas para a letra C - ACREDITAR SEMPRE NO LADO BOM DA VIDA....mas....respost errada.

  • tbm marquei letra C

  • Não faz sentindo algum

  • FUMO ALGUMAS QUESTÕES DA IBFC !! O CABRA TENTAR INTERPRETAR, INFERIR,DEDUZIR E NÃO SABE PARA QUAL LADO VAI..... VAMOS SEGUINDO....

  • Gente,

    nessa questão a personagem tinha o costume de enfeitar a árvore de natal, visto que ela vivia só, persistindo em enfeitar a bendita árvore.

    Isso se torna nítido na seguinte passagem do texto "  Nunca deixava de armar sua árvore, embora as amigas dissessem que era bobagem fazer isso quando se mora sozinha. "

    Logo, o gabarito só pode ser a letr a B "Trata-se da constante tentativa de conviver com a sua situação."

    Não tentem brigar com a banca, o gabarito é esse e fim.

    Quem errou, deve fazer mais questões e seguir nessa experiência, porque é assim que se aprende português, infelizmente a IBFC não é uma das melhores bancas, mas vida que segue e questões que temos que fazer.

    #FOCOeFÉ