SóProvas


ID
1938313
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais. Essa organela é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D

     

    As MITOCÔNDRIAS estão imersas no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.

     

    As MITOCÔNDRIAS foram descobertas em meados do século XIX, e, durante décadas, sua existência foi questionada por alguns citologistas. Somente em 1890 foi demonstrada, de modo incontestável, a presença de mitocôndrias no citoplasma celular. O termo “MITOCÔNDRIA” (do grego, mitos, fio, e condros, cartilagem) surgiu em 1898, possivelmente como referência ao aspecto filamentoso e homogêneo (cartilaginoso) dessas organelas em alguns tipos de células, quando observadas ao microscópio óptico.

     

    As MITOCÔNDRIAS, cujo número varia de dezenas até centenas, dependendo do tipo de célula, estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários.

     

    Estrutura interna das mitocôndrias:

    As MITOCÔNDRIAS são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana Externa é LISA, a membrana Interna possui inúmeras PREGAS – ascristas mitocondriais – que se projetam para o interior da organela.

     

    A cavidade interna das MITOCÔNDRIAS é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas.

     

    A RESPIRAÇÃO CELULAR:

    No interior das MITOCÔNDRIAS ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.

     

    C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

     

    A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), que se difunde para todas as regiões da célula, fornecendo energia para as mais diversas atividades celulares.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito27.php

  • As aves migratórias necessitam de uma grande quantidade de energia para cumprirem sua rota. Milhares delas voam muitos quilômetros e precisam de energia para se manterem em voo por longos períodos de tempo.
    A organela responsável por produzir energia dentro da células são as mitocôndrias, com suas chamadas cristas mitocondriais.

    Alternativa correta: D