SóProvas


ID
1938691
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o release, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O release surge, no Brasil, como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo na primeira metade do século XX.

( ) A partir da década de 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor.

( ) São critérios para aproveitamento de um release: o interesse público, a exclusividade, a disponibilidade, o fato de ser novidade e a adequação.

( ) O release pode ser definido como material informativo, distribuído aos jornalistas, que se constitui no principal critério para avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido pela assessoria.

( ) É o principal instrumento físico de um sistema de informação e relacionamento entre a organização e a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, Duarte (2011) afirma que o release surge na primeira meta-de do século XX como instrumento para divulgar ações dos governos, especialmente durante o Regime Militar, época em que ganhou má fama porque muitos jornais eram praticamente obrigados a usar o material governamental.

  • Fiquei em dúvida com esse instrumento "físico", já que não é de hj que praticamente toda a comunicação é feita de forma digital. E tbm na segunda assertiva, na parte "anos 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor".. Isso não aconteceu na verdade nos anos 80?

  • Em resposta à colega Amanda, sim, a parte do "instrumento físico" é uma pegadinha, mas não deixa de estar correto. Se você fizer um press-kit em uma coletiva o release será físico. Então até hoje existe o release físico. apesar de menos usual.

    Sobre a segunda pergunta, sim novamente, é na década de 80 que o release e as assessorias de imprensa se consolidam no país. Por isso o segundo item está errado.

    "Já no início da década de 1980, organizações de todo tipo acentuam a busca por profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e produzir instrumentos de comunicação, como boletins, jornais, revistas, vídeos, rádios. Os jornalistas, que enfrentam uma onda de enxugamento de vagas nas redações, aproveitam a oportunidade, oferecendo seu capital pessoal: trânsito junto aos “coleguinhas”, conhecimento sobre produtos informativos, habilidade ao lidar com o poder e, ainda, a noção de informação como direito público. Além de alternativa ao desemprego, muitos optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho: horário fixo, sem fechamentos, menor estresse e maior salário. As redações, com a limitação das equipes, a expansão comercial e industrial e suas possibilidades noticiosas, passam a necessitar do apoio de assessorias. Por seu lado, sindicatos de jornalistas, como o de São Paulo, fizeram controle para impedir que a atividade fosse exercida por pessoas “desqualificadas”13 (Campoi, 1982, p. 114). A presença de jornalistas passou a ser tão grande que a comunicação institucional tornou-se a maior área de atuação para egressos dos veículos , como era comum, mas até para estudantes e recém-formados."

    Fonte: Jorge Duarte

  • Vinícius, vc é top!! Obrigada por responder e postar a referência :)