SóProvas


ID
1939951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Acerca do planejamento e projeto de sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem urbana e de coleta e disposição final de resíduos sólidos, julgue o item subsecutivo.

Em um aterro sanitário para disposição de resíduos sólidos urbanos, é necessária a realização de drenagem de gases e o manejo de chorume, se houver risco de o nível do lençol freático ficar acima das primeiras camadas de disposição dos resíduos.

Alternativas
Comentários
  • A realização de drenagem de gases e manejo do chorume e um item obrigatorio, para que seja considerado como aterro sanitario, esta ´´e uma das diferenças em relação ao aterro controlado. O manejo dos residuos no aterro sanitario possui maior controle da disposição e precisa de varios requisitos para receber corretamente os residuos.  

  • "Definitiva por si só, a questão das consequências para o ambiente, no entanto, não é o único argumento a favor do necessário tratamento do chorume: diante da gravidade destes possíveis desdobramentos, a norma NBR 8419/1992 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe sobre as condições mínimas estabelecidas para a construção de um aterro sanitário, exigindo que o projeto inclua um sistema de coleta, drenagem e tratamento de líquidos percolados (chorume)"

     

    Fonte: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/chorume-de-aterro-sanitario-por-que-o-tratamento-deve-ser-uma-prioridade

  • -> É uma técnica de disposição de sólidos urbanos no solo evitando danos à saúde e minimizando impactos ambientais;

     

    -> Utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho, ou intervalos me- nores, se necessário.

     

    -> Deve contar com todos os elementos de proteção ambiental:

     

    ->  É uma evolução do aterro simples; nele há todo um planejamento da ocupação da área e da movimentação de materiais, fazendo com que o trânsito das máquinas ajude na compactação do lixo já disposto.

     

    • sistema de impermeabilização de base e laterais;

    • sistema de recobrimento diário e cobertura final;

    sistema de coleta e drenagem de líquidos percolados;

    sistema de coleta e tratamentos dos gases;

    • sistema de drenagem superficial;

    sistema de tratamento de líquidos percolados;

    • sistema de monitoramento.

     

     fontes: NBR 8849/85 NBR 8419/1992 e dos comentários dos colegas do QC.

     

     

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • gabarito entao deveria ser CORRETO? alguem poderia me ajudar?

  • Jack3d Concurseiro , o erro da da questão é dizer "se houver risco de o nível do lençol freático ficar acima das primeiras camadas de disposição dos resíduos."

    A drenagem de gases e o manejo de chorume são obrigatorios em todos os aterros e não dependem do nível do lençol freático.

  • ERRADO

     

    drenagem de gases e o manejo de chorume dependem da quantidade de matéria orgãnica e altura do aterro, não é relacionado com o N.A.

     

  • Não se faz aterro sanitário em cotas que o lençol freático possa atingir.

     

    Características desejáveis na locação do aterro (CETESB, 1997)

    • Área de grandes dimensões;

    • Solo local predominantemente argiloso, homogêneo e impermeável, sem matacões, pedras e rochas aflorantes;

    • Área não sujeita a inundações;

    • Nível freático sem flutuações excessivas e situado o mais distante possível da superfície (3 metros);

    • Distância mínima de 200 m de qualquer corpo de água;

    • 500 m de residências

    • 2 km de áreas urbanas;

    • Direção dos ventos favorável;

    • Próximo aos centros geradores de resíduos. 

     

    Segundo a Resolução CONAMA nº 308: 

    VIII - respeitar as distâncias mínimas estabelecidas em normas técnicas ou em legislação ambiental específica, de ecossistemas frágeis e recursos hídricos superficiais, como áreas de nascentes, córregos, rios, açudes, lagos, manguezais, e outros corpos d`água;

  • Essa questão é composta de duas afirmações, sendo a primeira correta e a segunda incorreta.

     

    De fato, em um aterro sanitários deve haver drenagem de gases e manejo de chorume por meio de drenos horizontais e verticais, conforme mostrado na figura abaixo:


    https://www.google.com/search?safe=off&q=diagram&tbm=isch&tbs=simg:CAQSlAEJChgDc5QaUK8aiAELEKjU2AQaAggVDAsQsIynCBphCl8IAxInjAHgAknXAugC3wLeBYkKvgXgCaYoxDbuIu8ioivYKb02_1DeVPvAiGjCNtYlhlK40OnQEjlT_1RzfPyxSoFDNkqlz5pcjAbLdW1CQEvEv0fBlASEtNJ8bGa_1QgBAwLEI6u_1ggaCgoICAESBDhmtwUM&sa=X&ved=0ahUKEwjPpYOWuILgAhWHFLkGHTQMDIYQwg4IKigA&biw=1366&bih=626#imgrc=UotVDKdtLJiNcM:


    No entanto, tais medidas não são necessárias só quando o nível de lençol freático puder ficar acima das camadas de resíduos, mas sim em todos os aterros, visto que a drenagem de gases evita a ocorrência de incêndios e a drenagem de chorume evita a contaminação tanto do solo, quanto do lençol freático e águas subterrâneas.

     

    Resposta: Errado

  • Não estudei a fundo a matéria, mas, imaginei que caso realmente fosse necessário fazer um aterro sanitário neste local; seria feito o rebaixamento do nível do lençol freático. Quanto aos drenos, sem dúvida. Os comentários dos colegas têm ajudado demais. Obrigado pessoal.