SóProvas


ID
1939984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a receita e despesa pública.

Caso o responsável por determinado suprimento de fundos restitua parte dos recursos recebidos após o encerramento do exercício em que se deu o suprimento, o valor restituído será contabilizado como receita orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

     

    O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.

     

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tce/

  • Item: CERTO.

    -------------------

    Decreto 93.872/1986, art. 45, §1º:  O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.

    -------------------

    Restituições de suprimento de fundos:

    Mesmo exercício: anulação de despesa;

    Após o encerramento do exercício: receita orçamentária.

  • ERRADO.

    O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tce/

    LEI 4320

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    Art. 38. Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento dêste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar.

  • Certo.

     

    Comentário.

     

    O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenadorcomo despesa realizada; as restituições,

    por falta de aplicação, parcial  ou total, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária,

    se recolhidas após o encerramento do exercício.

     

     

     

    Resposta: Certa

     

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • Uma outra questão da própria banca, bem similar:

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: Telebras

    Prova: Analista Superior - Finanças

    Com relação ao suprimento de fundos, modalidade que consiste no adiantamento de numerários a servidor com a finalidade de realizar despesas que não podem ser despendidas no processo orçamentário normal em razão de sua excepcionalidade, julgue o próximo item.

    No caso de um servidor realizar a devolução de saldo de suprimentos de fundos após o encerramento do exercício em que recebeu essa quantia em razão da aplicação parcial desta, o referido recurso não será considerado uma receita orçamentária. (ERRADO) 

    Se o servidor realiza a devolução do suprimento de fundos após o encerramento do exercício em que recebeu a quantia será considerada como receita orçamentária. Se realiza no mesmo exercício é anulação de despesa.

  • Em Regra:

     

    Receita orçamentária > o Estado não tem que devolver (é dele).

    Receita extraorçamentária > o Estado tem que devolver (pertence a terceiros).

  • O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão:

     

    §  Anulação de despesa, ou

     

    Receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício

  • Gabarito: CERTO.

     

    Suprimento de Fundos do ponto de vista do ordenador é contabilizado como despesa realizada.

     

    Havendo restituição do Suprimento de Fundos, duas são as possibilidades:

     

    * Mesmo Exercício Financeiro : Anulação da despesa

    * Após o Exercício FinanceiroReceita orçamentária

     

  • Se eu vou devolver o que peguei emprestado após o exercício, então minha devolução é uma fonte de receita orçamentária.

    Se eu restituir durante o exercício, haverá anulação da despesa.

  • ja fiz essa questão 2 vezes e errei as 2 vezes Aff. ninguém merece 

  • QUESTÃO CORRETA.

     

    O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão ANULAÇÃO DE DESPESA, ou RECEITA ORÇAMENTÁRIA, SE RECOLHIDAS APÓS O ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO. 

  • Devolveu o recurso no mesmo exercício da concessão do limite de gasto -> ANULAÇÃO da DESPESA.
    Devolveu o recurso em EXERCÍCIO POSTERIOR ao da concessão -> RECEITA ORÇAMENTÁRIA pertencente a esse novo exercício.


     


    GAB CERTO

  • Gab: CERTO

    O Suprimento de Fundos (SF) será contabilizado e incluído nas contas do ordenador de despesas como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação parcial, total ou indevida, constituirão ANULAÇÃO de despesa no exercício. Se recolhida após o ENCERRAMENTO do exercício financeiro, será RECEITA ORÇAMENTÁRIA.

  • Seguinte:

    A questão falou que o valor foi restituído após o encerramento do exercício em que se deu o suprimento, não foi? Então o valor restituído será mesmo contabilizado como receita orçamentária.

    Gabarito: Certo 

  • Pra não gerar dúvidas: pode ensejar anulação de RECEITA ou DESPESA orçamentária

  • O item trata de devolução de recursos. Assim, pode-se pensar em duas situações:

    (SITUAÇÃO 1) - Devolução de recurso no mesmo exercício da concessão - Anulação da Despesa.

    (SITUAÇÃO 2) - Devolução de recurso no exercício seguinte ao da concessão - Receita Orçamentária/ Arrecadação de Receita. Logo, item CORRETO, pois se enquadra na SITUAÇÃO 2.

  • O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.

  • Gabarito: CERTO

    Vamos ver o que diz o item:

    Caso o responsável por determinado suprimento de fundos restitua parte dos recursos recebidos após o encerramento do exercício em que se deu o suprimento, o valor restituído será contabilizado como receita orçamentária.

    Agora vamos ver o que diz o artigo 38 da Lei nº 4.320/1964:

    Art. 38. Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento dêste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar.

    Ocorre que o regime de adiantamento (suprimento de fundos), estabelecido no artigo 68 da mesma lei, diz o seguinte:

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    Veja que mesmo no regime de adiantamento (suprimento de fundos) é preciso empenhar previamente a despesa. Então, vale a regra do artigo 38, que reverte como receita orçamentária no exercício em que for anulada.