Na verdade, o administrador deve desenvolver 5 competências pessoais que são essenciais para o bom funcionamento da organização. São eles:
1 - Competências intelectuais -> São as competências necessárias para distinguir e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
2- Competências de comunicação -> São as competências utilizadas na forma de expressão e comunicação interpessoal: entre chefes, empregados e clientes
3 - Competências sociais -> São as competências essenciais para atitudes e comportamentos necessários para gerir e transferir conhecimentos da vida habitual para o ambiente de trabalho e vice-versa.
4 - Competências comportamentais -> São as competências necessárias para demonstrar espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho
5 - Competências organizacionais -> São as competências necessárias para compreensão do negócio, seus objetivos e relações com o mercado. Envolve compromisso, estabelecimento de metas, planejamento organização e estratégia.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/34495/o-administrador-e-suas-competencias#ixzz4CyKbAY1k