SóProvas


ID
1941118
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, o enfermeiro pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco na rede básica de saúde, em conformidade com a Lei do Exercício Profissional (LEPE) Nº 7.498/1986, regulamentada pelo Decreto Nº 94.406/87. Para um bom acompanhamento pré-natal, é necessária a utilização de procedimentos técnicos de forma correta e uniforme, entre os quais a realização de exames clínicos e obstétricos e exames complementares.

Assinale a alternativa que apresenta os exames complementares, recomendados pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2010), para gestantes de baixo risco no terceiro trimestre, considerando que todos os exames complementares dos primeiro e segundo trimestre foram solicitados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    1ª consulta ou 1º trimestre: Hemograma, Tipagem sanguínea e fator Rh, Coombs indireto (se for Rh negativo), Glicemia em jejum, Teste rápido de triagem para sífilis e/ou VDRL/RPR, Teste rápido diagnóstico anti-HIV, Anti-HIV, Toxoplasmose IgM e IgG, Sorologia para hepatite B (HbsAg), Urocultura + urina tipo I (sumário de urina – SU, EQU), Ultrassonografia obstétrica, Citopatológico de colo de útero (se for necessário), Exame da secreção vaginal (se houver indicação clínica), Parasitológico de fezes (se houver indicação clínica).


    2º trimestre: Teste de tolerância para glicose com 75g, se a glicemia estiver acima de 85mg/dl ou se houver fator de risco (realize este exame preferencialmente entre a 24ª e a 28ª semana), Coombs indireto (se for Rh negativo).

     

    3º trimestre: Hemograma, Glicemia em jejum, Coombs indireto (se for Rh negativo), VDRL, Anti-HIV, Sorologia para hepatite B (HbsAg), Repitir o exame de toxoplasmose se o IgG não for reagente, Urocultura + urina tipo I (sumário de urina – SU), Bacterioscopia de secreção vaginal (a partir de 37 semanas de gestação.