SóProvas


ID
1941151
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado de enfermagem no período pós-parto deve concentrar-se no apoio da adaptação fisiológica e emocional da mulher e deve ser orientado ao seu bem-estar, assim como a organização dos cuidados maternos deve considerar o recém-nascido e sua família. Avaliações contínuas são realizadas durante todo o período de internação, no alojamento conjunto, buscando-se identificar sinais de complicações potenciais.

Assinale a alternativa em que são apresentados sinais de complicações potenciais do período puerperal imediato.

Alternativas
Comentários
  • O sinal de Homans é um sinal de desconforto ou dor na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé. É causado por uma trombose das veias profundas da perna (trombose venosa profunda). Recebe este nome em homenagem ao médico americano John Homans.

    No Sinal de Homans, o examinador faz um movimento de dorsiflexão do pé para avaliação realizada no membro inferior. Em geral, quando a dor é positiva, o paciente refere dor na panturrilha. Contudo,é válido ressaltar que esse sinal não é diagnóstico definitivo de tromboflebite, pois a dor relatada também pode ser causada por estiramento muscular.

  • Período puerperal imediato primeiras 2 horas pós parto; período puerperal mediato da 2ª hora até o 10º dia pós-parto.

    A questão faz referência ao período puerperal imediato.

  • Questão confusão pois o imediato é até 2h pós parto 

  • O puerpério, tempo de seis a oito semanas após o parto, didaticamente, pode ser dividido em três períodos, sendo: imediato (1º ao 10º dia), tardio (11º ao 45º dia) e remoto (a partir do 45º dia)