-
Uma das principais características do cerrado são as árvores esparsas (distante uma da outra), caules tortuosos e folhas coriáceas, além de arbustos e gramíneas.
Vegetação da mata Atlântica: peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre outras.
A auracária é a espécia predominante na Mata de Araucária, bioma típico de regiões com clima subtropical
Alternativa E
-
Marquei letra B com tanta certeza. Não entendi o gabarito ser E.
-
Sthéfane, a questão pediu a alternativa incorreta. A letra B está correta.
A incorreta é a letra E, por causa do Ipê e da Araucária.
-
Letra E, araucaria pertence a região sul de clima subtropical.
-
ARAUCÁRIA, também conhecida como Pinheiro do Paraná.
-
a)Trata-se da formação vegetal característica do Centro-Oeste Brasileiro.
CORRETO. A vegetação do Centro-Oeste mais abundante, ao menos em seu aspecto original, é o Cerrado, um tipo de savana da América do Sul. Esse bioma, inicialmente, era o segundo maior do território brasileiro, atrás somente da Floresta Amazônica, mas atualmente boa parte de sua área foi devastada, restando menos de 20% de sua vegetação original.
b) É constituído de árvores relativamente baixas e tortuosas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e gramíneas.
CORRETO. O cerrado possui presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca). Há a presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
c) Desenvolve-se em solo típico do planalto central, constituído de areias e argilas, soltas ou consolidadas em arenitos, filitos, calcário e pedregulhos.
CORRETO. Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do Terciário, os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados. Em sua textura predomina, em geral, a fração areia, vindo em seguida a argila e por último o silte. Eles são, portanto, predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos. Sua capacidade de retenção de água é relativamente baixa.
d) Encontra-se sob risco de extinção em razão da substituição por pastagens e culturas de grãos e eucalipto.
CORRETO. Expansão da Agricultura rumo ao norte.
Bons Estudos! ;)
-
ipê é de mata atlântica, gab:e
-
A - O Cerrado abrange os estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais, bem como o norte de São Paulo.
B - Caracteriza-se pela presença de árvores baixas, inclinadas e tortuosas, de tronco fino, com ramificações irregulares e retorcidas, geralmente com evidências de queimadas, e presença de grande quantidade de gramíneas no sub-bosque.
C - Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do Terciário, os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados.
Em sua textura predomina, em geral, a fração areia, vindo em seguida a argila e por último o silte. Eles são, portanto, predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos. Sua capacidade de retenção de água é relativamente baixa.
D - O cerrado é um dos principais biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território, mas sofre com a ameaça constante de extinção, essa previsão pessimista é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra o cerrado, no qual, aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora, em Goiás a situação é mais agravante pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado. Segundo dados da WWF (World Wide Foundation), cerca de 60% do cerrado goiano já foi retirado, dando lugar a pastagens, 6% foram destinados à agricultura, 14% destinados à ocupação urbana e construção de estradas, somente 19% de cerrado se encontra conservados.
E - Buriti, ingá, quaresmeira, cagaita, guariroba, pequi, mama-cadela, paineira, angico, jatobá, canela de ema, ipê. Estas são apenas algumas das mais conhecidas plantas nativas do Cerrado. Mas a região é pródiga. No Cerrado, existem mais de 10 mil espécies vegetais identificadas pelos cientistas.
A araucária [Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze 1898] é a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo majoritariamente na região Sul do Brasil, mas também sendo encontrada no leste e sul do estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, principalmente na Serra da Mantiqueira, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai, sendo conhecida por muitos nomes populares, entre eles pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná; é também chamada pelo nome de origem indígena, curi.
-
e) São exemplos de espécies nativas típicas: ipê, pequi e araucária.
a) Trata-se da formação vegetal característica do Centro-Oeste Brasileiro.
O cerrado predomina nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
b) É constituído de árvores relativamente baixas e tortuosas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e gramíneas.
A estrutura do cerrado compreende basicamente dois estratos: o superior, formado pelas árvores e arbustos; e o inferior, composto por um tapete de gramíneas. As árvores típicas do cerrado atingem em média dez metros de altura, apresentam casca grossa, protegida às vezes por uma camada de cortiça, troncos, galhos e copas irregulares; algumas possuem folhas coriáceas, em certos casos tão duras que chegam a chocalhar com o vento; em outras, as folhas atingem dimensões enormes e caem ao fim da estação seca.
c) Desenvolve-se em solo típico do planalto central, constituído de areias e argilas, soltas ou consolidadas em arenitos, filitos, calcário e pedregulhos.
O solo típico do planalto central, onde se encontra a maior parte do cerrado, é constituído de areias e argilas, soltas ou consolidadas em arenitos e filitos, e de calcários e pedregulhos, resultantes do levantamento dos sedimentos do oceano primitivo.
d) Encontra-se sob risco de extinção em razão da substituição por pastagens e culturas de grãos e eucalipto.
No Centro-Oeste, imensas áreas foram submetidas a queimadas, para a formação de pastagens, o que provocou o empobrecimento do solo, pela queima de materiais orgânicos, e colocou em risco de extinção certas espécies vegetais e animais, como o tamanduá-bandeira e o lobo guará. Outra ameaça à riqueza desse ecossistema é o plantio indiscriminado de florestas homogêneas de pinheiros e eucaliptos.
e) São exemplos de espécies nativas típicas: ipê, pequi e araucária.
Entre as árvores características dos cerrados destacam-se: Lixeira (Curatella americana), Pau-terra de folhas grandes ou miúdas (Qualea grandiflora e Qualea parviflora), Pequi (Caryocar brasiliensis), Pau-santo (Kielmeyera coriacea), Ipê (Tabebuia caraiba) e Peroba-do-campo (Aspidosperma tomentosum). Não possui araucária.
FONTE: http://regioesbrasileiras1.blogspot.com/2013/11/regiao-centro-oeste-regiao-centro-oeste.html