SóProvas


ID
1941790
Banca
FGV
Órgão
PM-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quase um ano após o Grito do Ipiranga (1822), a Província do Maranhão ainda se mantinha leal a Portugal e se recusava a aderir ao movimento de independência de D. Pedro I.

A respeito do processo de adesão do Maranhão à independência do Brasil, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por que o Maranhão não adere à independencia do Brasil?

    1- O Maranhão desde a colônia é umestado separado do Brasil. Entao como queremos pro Maranhão aderir?

    2- As influencias culturais e comerciais:

    Nosso vínculo histórico é com portugal(azulejos, sobradões etc...)

    ainfluencia comercial. A princípio não temos comércio com  o Brasil é só no final do séc. XVIII em diante,

    .....

    O que de fato nos leva a Letra C

     

  • ERROS EM VERMELHO. gabarito letra C

    a)   A adesão foi atrasada pelas tropas do Ceará e do Piauí, que chegaram ao Maranhão nos primeiros meses de 1823, e apoiaram a formação de uma confederação independente reunindo as províncias do Nordeste.

    b)   A Batalha do Jenipapo (março de 1823) foi vencida pelos comerciantes portugueses e pela elite sertaneja ligada ao comércio de gado para o Nordeste, que se recusavam a aderir à independência.

    c)   Os comerciantes portugueses de São Luís e os grandes algodoeiros exportadores, mais próximos de Lisboa do que do Rio de Janeiro, não aderiram à independência, preferindo manter-se ligados à Coroa portuguesa.

    d)   A vila de Caxias, localizada na região produtora de algodão (vale do rio Itapecuru), foi um dos focos de apoio à independência, em razão do descontentamento com o monopólio comercial imposto pela Coroa portuguesa.

    e)   O almirante britânico Lorde Thomas Cochrane aportou em São Luís em julho de 1823, após ter apoiado a independência da província da Bahia, com o intuito de aumentar a presença inglesa no Atlântico Sul.