-
Corrijam-me se estiver errado, mas este é o conceito de superpipeline. O superpipeline é capaz de executar 2 (ou mais) estágios do pipeline. Já o superescalar pode executar 2 instâncias do estágio ao mesmo tempo.
-
Segundo a obra: Arquitetura e Organização de Computadores (5ª Edição) - William Stallings - 2003
"Uma arquitetura superescalar essencialmente replica cada um dos estágios da pipeline, possibilitando que duas ou mais instruções em um mesmo estágio da pipeline possam ser processadas simultaneamente.
Uma arquitetura de superpipeline é um refinamento da estrutura da pipeline, que usa maior número de estágios. Com um número de estágios maior, mais instruções podem estar na pipeline ao mesmo tempo, aumentando o paralelismo."
Portanto, eu acredito que o erro é ao afimar que várias instruções possam compartilhar os estágios do pipeline, Que não verdade estaria compartilhando somento o mesmo estágio (ciclo)
-
O paralelismo pode ser divido em paralelismo de instrução ou paralelismo de processamento. O paralelismo de instrução é alcançado com as técnicas de pipelining, superpipelining e arquitetura escalar. O paralelismo de processamentos pode ser obtido por várias técnicas, conhecidas como multiprocessamento. Uma arquitetura multiprocessada possível é a de processadores UMA (Uniform Memory Access), que utiliza um único barramento para comunicação entre os processadores e a memória RAM. Assim, o acesso uniforme à memória é propiciado pela arquitetura que dispõe de várias CPU compartilhando simultaneamente uma única memória. Alguns autores chamam de cache coerent, por que sempre que uma CPU muda um dado na memória todos os demais ficam atualizados. Nessa arquitetura, o aumento escalar de processadores acarreta um aumento substancial de tráfego no barramento compartilhado, assim o aumento de tráfego pode constituir um limitador devido a dissipação de calor.
-
A técnica de segmentação de instruções é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada nos registradores da CPU e não precisa ser buscada da memória principal que é muito mais lenta
A segmentação de instruções (em inglês, pipeline) é uma técnica que permite que a realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas: assim que uma instrução termina o primeiro estágio e parte para o segundo, a próxima instrução já ocupa o primeiro estágio.