SóProvas


ID
1942837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a hierarquia de memória e sistema de entrada e saída.


Uma interface de entrada e saída paralela (PIO) pode compor parte da memória à disposição da CPU, selecionando-se uma linha de barramento explícita dos dispositivos inativos.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado pq o barramento não é de propriedade do dispositivo inativo, ou seja, mesmo que ele esteja inativo, outros dispositivos podem usar o barramento

  • O que eu achei...

    PIO: estratégia de transferência de dados E/S PROGRAMADA.

    Dispositivos de E/S paralelos são aqueles que permitem leitura e escrita de vários bits por vez, ex.: Impressora, disco rígido SCSI

  • COMUNICAÇÃO EM PARALELO Na comunicação em paralelo, grupos de bits são transferidos simultaneamente (em geral, byte a byte) através de diversas linhas condutoras dos sinais. Desta forma, como vários bits são transmitidos simultaneamente a cada ciclo, a taxa de transferência de dados ("throughput") é alta. 

    No entanto, o processo de transferência em paralelo envolve um controle sofisticado e é razoavelmente complexo, o que o torna mais caro. Um dos problemas importantes diz respeito à propagação dos sinais no meio físico, isto é, no cabo de conexão entre o dispositivo e a interface. Essa propagação deve se fazer de modo que os sinais (os bits) correspondentes a cada byte cheguem simultaneamente à extremidade oposta do cabo, onde então serão re-agrupados em bytes.

    As restrições citadas contribuem para que a utilização da comunicação em paralelo se limite a aplicações que demandem altas taxas de trasferência, normalmente associadas a dispositivos mais velozes tais como unidades de disco, ou que demandem altas taxas de transferência, como CD-ROM, DVD, ou mesmo impressoras, e que se situem muito próximo do núcleo do computador. Em geral, o comprimento dos cabos paralelos é limitado a até um máximo de 1,5 metro.

    O que não existe são Linhas de Barramento Explicitas de Dispositivos Inativos.