SóProvas


ID
194350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da política de assistência
social.

Os benefícios de natureza assistencial da seguridade social brasileira dividem-se entre os previdenciários e o Benefício de Prestação Continuada. Ambos possuem as mesmas regras de acesso, cobertura e gerenciamento pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Alternativas
Comentários
  • Os benefícios previdenciários tem natureza contributiva. Os benefícios da Assistência Social não tem caráter contributivo e o BPC é um deles.
  • quando a questão falou mesma regra dai apelou. puts pelo menos da para acertar algumas

     

  • A Seguridade Social é composta por 3 subsistemas:

    PREVIDÊNCIA SOCIAL- CONTRIBUTIVO

    ASSISTÊNCIA SOCIAL- NÃO CONTRIBUTIVO

    SAÚDE - NÃO CONTRIBUTIVO

    Portanto, os benefícios previdenciários se diferenciam dos benefícios assistenciais (EX: BPC) ERRADO

  • ERRADO! As regras e os critérios de acesso para o BPC, em comparação aos benefícios da Previdência, são muito diferentes. Além do que, Previdência e Assistência Social são sistemas diferentes, embora sejam espécies do gênero Seguridade Social.

    Enquanto a Previdência é de caráter contributivo, a Assistência Social permite o acesso ao BPC independente de contribuição.

  • Gabarito: errado

    --

    Os benefícios previdenciários não se confundem com os da assistência social. Os primeiros exigem contribuição previdenciária para seu gozo, ou não nas hipóteses de dispensa de carência; já os segundos integram a assistência social e não precisam de contribuição, por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada - BPC.

  • "Os benefícios de natureza assistencial da seguridade social brasileira dividem-se entre os previdenciários..."

    Natureza ASSISTENCIAL é diferente de natureza PREVIDENCIÁRIA

  • previdência social-contributivo. assistência social-seletiva, a quem dela necessitar. saúde-universal-direito de todos e dever do Estado.