SóProvas


ID
1943674
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Bullying na adolescência pode estar relacionado à depressão quando adulto. Intervenções antibullying podem ajudar a evitar a doença no futuro. Uma pesquisa publicada no The BMJ, um dos mais influentes jornais de medicina do mundo, sugere que bullying na adolescência está fortemente associado com depressão no início da idade adulta. De acordo com o estudo, jovens frequentemente assediados moral e fisicamente têm duas vezes mais chances de ter a doença, em comparação com aqueles que nunca foram intimidados. 

Disponível em:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/bullying-na-adolescencia-pode-estar-relacionado-a-depressaoquando-adulto 
Acesso em 08 jan. 2016 (adaptado). 

No que se refere à saúde mental, observe as seguintes afirmativas:

I - Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas, como problemas mentais e de comportamento, conflitos familiares e eventos traumatizantes.

II - Dos 683 adolescentes que, aos 13 anos, relataram bullying frequente mais de uma vez por semana, 14,8% estavam deprimidos aos 18 anos. Já dos 1 446 adolescentes que, na mesma faixa etária, sofreram algum assédio físico ou moral, de uma a três vezes ao longo de seis meses, 7,1% estavam depressivos no início da fase adulta. Isso significa que o bullying, nesse caso específico, não foi fator desencadeante de depressão nos adolescentes.

III –Além de depressão, o bullying pode causar outros problemas como: distúrbio do sono, transtornos alimentares, ansiedade, irritabilidade e até pensamentos suicidas. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Nas vítimas


    Os efeitos do Bullying são vários e alguns difíceis de compreender, sendo-nos passado ao lado o facto de que já podemos ter sido vítimas de Bullying.
    Os efeitos do Bullying estão caracterizados em duas grandes classes: efeitos físicos e efeitos psicológicos. Os efeitos físicos estão divididos em duas subclasses: efeitos físicos corporais e efeitos físicos médicos. Estas duas subclasses são muitas vezes confundidas e a diferença é que, enquanto os efeitos físicos corporais a vítima sofre com feridas, arranhões, cortes, etc, nos efeitos físicos médicos a vítima sofre de consequências que, a maioria das vezes, só médicos de família, enfermeiros, e outras pessoas que pertencem ao corpo da medicina conseguem detetar.
    Para não ter dúvidas, em baixo relatamos os principais efeitos de Bullying:

     

    Efeitos físicos corporais: Dores corporais, marcas, feridas e/ou cortes no corpo, atos deliberados de autoagressão;


    Efeitos psicológicos: Isolamento social/ poucos ou nenhuns amigos, tentativas de suicídio, irritabilidade/agressividade, mudanças repentinas de estado de humor/ansiedade, depressão, relatos e mostras de medos com pessoas não conhecidas/ demonstrações constantes e de grande tristeza, resistência em ir à escola ou mudanças de hábitos na entrada/saída e acompanhamento (um determinado aluno entra, antes de ser vítima de Bullying, pela porta principal, pouco movimentada e com amigos, e depois de ser vítima, passa a entrar por uma porta lateral, muito movimentada e sem os seus amigos), mau rendimento escolar;


    Nos praticantes de bullying
    Não são só as vítimas que têm consequências por serem vítimas de Bullying. Os praticantes deste ato também apresentam características:
     

    Apresentam distanciamento dos objetivos escolares.

    Têm um baixo nível académico.

    Dificuldade na adaptação às regras escolares e sociais, por causa das suas atitudes indisciplinadas, desafiantes e perturbadoras.

    Desenvolvem uma liderança negativa.

    O praticante tem uma maior possibilidade no envolvimento com gangues, brigas, tráfico/porte ilegal de armas, abuso de algos e de drogas. Ele tende a praticar violência doméstica e assédio moral no trabalho.

     

    http://bullying-sos.blogspot.com.br/p/os-efeitos-do-bullying.html