-
Já Caupin2 define um projeto como:
um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.
Outra definição da gestão de projetos seria a de uma associação de planejamento, organização, direção e controle de recursos para atingir objetivos de curto e médio prazos.
Portanto, um projeto é um esforço que, por definição, não tem uma ideia de continuidade ou tempo indeterminado. É algo que terá um tempo determinado de duração. Ou seja, se alguém começa um trabalho que não tem data para acabar, não poderia chamar isso de um projeto.3
Entretanto, isso não quer dizer que um projeto tenha de ser de curta duração. Um projeto pode ter um prazo longo de operação. Existem estimativas de que algumas pirâmides do Egito, um dos projetos mais antigos que conhecemos, levaram cerca de 50 anos para ficarem prontas.4
Outro ponto importante é a sua exclusividade. Um projeto, por definição, cria um produto, serviço ou resultado exclusivo.5 Entretanto, isso não quer dizer que não possam existir elementos repetitivos. Vamos ver um caso prático?
Imagine uma construtora de prédios. Ela constrói prédios residenciais no Rio de Janeiro. Os edifícios residenciais construídos podem utilizar materiais semelhantes, a mesma equipe e conceitos iguais, mas terão sempre algumas características diferentes uns dos outros, não é verdade?
Mesmo que seja somente a localização diferente, algo sempre tornará aquele projeto distinto do anterior. Por isso, falamos que uma das características dos projetos é serem exclusivos.
Gabarito D: Rennó (2013)
-
Gabarito: Alternativa D
Segundo o Guia PMBOK, o ciclo de vida do projeto pode ser estruturado nas seguintes etapas:
1. Inicio do projeto;
2. Organização e preparaçãodo projeto;
3. Execuçãodos trabalhos do projeto;
4. Encerramentodo projeto.
É importante que você saiba que, em cada uma dessas etapas, algumas variáveis se comportam de maneira distinta. No início do projeto, os custos e o nível de uso do pessoal são relativamente baixos, uma vez que ainda não há atividades sendo executadas. Conforme o projeto avança e começa a ser organizado e preparado, mais pessoas e recursos são envolvidos, atingindo um ápice na execução propriamente dita. Após a execução, quando os produtos do projeto são entregues, inicia-se o fechamento ou encerramento do projeto. Nesta última etapa, o uso de recursos e pessoal cai drasticamente, pois as atividades propriamente ditas já foram executadas.
Fonte: Professor Carlos Xavier
-
Não compreendo como o diagnóstico empresarial pode ser realizado após definições de recursos que serão alocados ao projeto. Afinal, se nem sei o volume de recursos que disponho, onde devo atuar conforme as estratégias, se as estratégias estão alinhadas, como já posso determinar o que gastarei. Se meu conceitos estiverem confusos, por favor, me ajudem.