SóProvas


ID
1945552
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo BRUNNER (2009), na quimioterapia, os agentes antineoplásicos são usados em uma tentativa de destruir as células tumorais, uma vez que interferem nas funções celulares, inclusive na replicação. Em relação aos cuidados no extravasamento de agentes vesicantes intravenosos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • AS DROGAS VESICANTES SÓ PODEM SER ADMINISTRADAS PELO ENFERMEIRO

  • Os agentes quimioterápicos antineoplásicos são classificados por seu potencial para lesionar o tecido mole quando eles acidentalmente infiltram a partir de uma veia (extravasamento). As consequências do extravasamento variam desde o desconforto brando até a destruição tecidual grave, dependendo de o agente ser classificado como não vesicante, irritante ou vesicante. Os agentes irritantes induzem as reações inflamatórias, mas comumente não provocam dano tecidual permanente. Os vesicantes são aqueles agentes que, quando depositados no tecido subcutâneo (extravasamento), causam necrose tecidual e dano para os tendões, nervos e vasos sanguíneos subjacentes.

    Apenas médicos e enfermeiras especialmente treinados devem administrar os vesicantes. A cuidadosa seleção das veias periféricas, a punção venosa habilidosa e a cuidadosa administração dos medicamentos são essenciais. As indicações do extravasamento durante a administração de agentes vesicantes incluem as seguintes:

    Ausência do retorno sanguíneo a partir do cateter intravenoso (IV).

    Resistência ao fluxo do líquido IV.

    Queimação ou dor, edema ou rubor no local.

    Quando se suspeita de extravasamento, a administração do medicamento é interrompida de imediato, e, dependendo do medicamento, é feita uma tentativa de aspirar qualquer medicamento remanescente a partir do sítio do extravasamento através da agulha existente.

    Devem estar disponíveis políticas de enfermagem institucionais para determinar a intervenção de enfermagem e deve haver a pronta disponibilidade de um kit de extravasamento disponível com todo o equipamento de emergência, assim como o medicamento antídoto, bem como uma referência rápida orientando como tratar adequadamente um extravasamento do agente vesicante específico utilizado. A aplicação de calor ou frio é muito dependente do medicamento administrado, e as enfermeiras devem referir-se à política de seu hospital. Em geral, as compressas frias estão indicadas para o extravasamento da doxorrubicina, mas não são benéficas para o extravasamento de taxano ou oxaliplatina (Eloxatin). As compressas quentes são recomendadas para o extravasamento de alcaloides da vinca. Dependendo das orientações para agentes específicos, o tratamento do extravasamento pode incluir a aspiração de qualquer medicamento infiltrado a partir dos tecidos e a injeção de uma solução neutralizante na área para reduzir o dano tecidual. A seleção da solução neutralizante depende do agente extravasado.

    A quimioterapia vesicante nunca deve ser administrada nas veias periféricas envolvendo a mão ou o punho. A administração periférica é permitida apenas para as infusões de curta duração, e a instalação de um local de punção venosa deve ser na área do antebraço, usando um cateter de plástico macio.

    Fonte: Brunner pág 649

    Intagram: @praticasintensiva