SóProvas


ID
1945888
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Barra de Guabiraba - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O ASSALTO 


Carlos Drummond de Andrade


            A casa luxuosa no Leblon é guardada por um cachorro de feia catadura, que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante. Por isso, a família vive tranquila, e nunca se teve notícia de assalto à residência tão bem protegida. 

            Até a semana passada. Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado portão de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito de astúcia o deixara chegar até lá, para acender-lhe o clarão de esperança e depois arrancar-lhe toda ilusão, avançou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para não despertar os moradores, temendo que se agravasse a situação.

            O animal pareceu compreender a súplica do ladrão, e deixou-o sair em estado deplorável. No jardim ficou um pedaço de calça. No dia seguinte, a empregada não entendeu bem por que uma voz, pelo telefone, disse que era da Saúde Pública e indagou se o cão era vacinado. Nesse momento o cão estava junto da doméstica, e abanou o rabo, afirmativamente. 

Em qual trecho o autor utilizou-se de uma imagem exagerada e irreal para se expressar?

Alternativas
Comentários
  • Hipérbole
    Ideia que denota exagero.
    – Se eu não passar na prova, vou dar um tiro na cabeça.

    – O carro voava pela rodovia.
    – Já falei mil vezes para você calar a boca!

     

    Gabarito A. PESTANA (2012)

  • Letra A

     

    Hipérbole - Exagero intencional, com a finalidade de itensificar a expressividade e, assim, impressionar o interlocutor

     

    A casa luxuosa no Leblon é guardada por um cachorro de feia catadura, que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante.

     

    Dá pra notar o exagero que o autor atribui ao cachorro que faz a vigilia da casa

  • GABARITO A

     

    HIPÉRBOLE: exagero

  • Hipérbole é a figura de linguagem que incide quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em termos simplificados, a hipérbole consiste na expressão evidentemente exagerada de uma ideia.

    Ex: Estou morrendo de sono.

    Andei mil léguas para chegar em casa.

    Estou caindo de fome.

    Nessa fila, há um milhão de pessoas na minha frente.