SóProvas


ID
1947691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das funções da administração e do processo de planejamento, julgue o item a seguir.


Michael Porter identificou a liderança de custo, a diferenciação e o foco como estratégias administrativas que podem ser utilizadas na busca de vantagem competitiva, sendo o foco empregado como uma vantagem de custo ou de diferenciação em um segmento estreito.

Alternativas
Comentários
  • Exactly! Enfoque, foco ou nicho = mais específico.

  • Gabarito: CERTO 

    -

    Michael Porter, propõe que as empresas podem buscar três diferentes tipos de estratégias genéricas de competição: liderança, custo total, diferenciação e enfoque. Ele afirma que: “As estratégias de liderança no custo e de diferenciação buscam a vantagem competitiva em um limite amplo de segmentos industriais, enquanto a estratégia do enfoque visa a uma vantagem de custo (enfoque no custo) ou uma diferenciação (enfoque na diferenciação) num segmento estreito.

    -

    Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/17274234/provas-e-resumo-de-administracao-de-markenting---ead---estacio/39 

    -

    -

    Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm valor em comparação com a glória que há de ser revelada em nós.  A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Romanos 8:18,19 e 21 (Bíblia)

  • Achava que o Foco ou Enfoque fossem dissociadas da liderança no custo e na diferenciação. Entendia que a liderança no enfoque seria somente o atendimento de determinados clientes, já a liderança no custo e diferenciação seriam de produtos/ serviços altamente competitivos no mercado por conta do seu preço e este por ser um produto ofertado por poucas empresas ou que tenham qualidade diferenciada.

    Achei estas explicações no site ( http://www.portal-administracao.com/2014/02/a-estrategia-competitiva-de-porter.html ):

    > Liderança no custo total: Esta estratégia é implementada por companhias que procuram uma maior participação no mercado, reduzindo seus custos em relação ao dos concorrentes. Vale ressaltar, que quando implementada de forma correta, essa estratégia se torna uma excelente vantagem para a organização, pois os custos mais baixos otimizam a competição e o desempenho da companhia, criando uma maior flexibilidade diante da concorrência. Ser líder em custo também melhora o poder de negociação da empresa, além de proporcionar à mesma margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam novos investimentos.

    > Diferenciação: A estratégia de diferenciação proporciona a vantagem competitiva mediante a oferta de produtos e serviços que possuam a qualidade desejada pelos consumidores, mas que também, ao mesmo tempo, possuam características diferentes dos produtos já oferecidos pela concorrência. Essa estratégia auxilia a organização a focar seus esforços em um determinado grupo, segmento, ou mercado geográfico. A diferenciação como estratégia estimula a lealdade dos consumidores, neutralizando a facilidade da concorrência e a de entrada de novos concorrentes.

    > Enfoque: A estratégia de enfoque visa um nicho de mercado especializado, uma vez que direciona seus esforços para as necessidades de um mercado restrito ou um tipo específico de consumidor. De certa forma, trata-se de uma abordagem de liderança de custo ou diferenciação em um ambiente competitivo. Por exemplo, com o enfoque no custo, a companhia busca explorar as diferenças existentes no comportamento dos custos em alguns segmentos. Já com o enfoque na diferenciação, a empresa procura se diferenciar de seu segmento, explorando necessidades específicas dos seus consumidores.

    Conclusão - A estratégia competitiva de Michael Porter

    Segundo Michael Porter, para que uma empresa obtenha vantagem competitiva, ela deve perseguir táticas específicas e escolher o escopo dentro do qual irá alcançá-las. Foi através dessa premissa que Porter desenvolveu as estratégias competitivas genéricas. O modelo proposto é de grande ajuda para as empresas que desejam se estabelecer em um mercado, pois permite analisar o grau de atividade de um determinado setor da economia. Vale ressaltar que uma das estratégias indicadas se encontra dentro da própria companhia, enquanto as outras ajudam a mesma a alcançar um entendimento mais efetivo do ambiente externo.

  • ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENRÊRICAS DE PORTER
     
       - DIFERENCIAÇÃO: IDENTIDADE FORTE DO PRODUTO. SÓ AQUELA EMPRESA POSSUI AQUELE PRODUTO.
       - LIDERANÇA DO CUSTO: BAIXO CUSTO E BAIXO PREÇO DO PRODUTO. SÓ QUELA EMPRESA PROSSUI AQUELE PREÇO.
       - ENFOQUE/FOCO: ATUAÇÃO EM NICHOS DE MERCADO. AQUELA EMPRESA É ESPECIALISTA NAQUELE PRODUTO.

     

    ENFOQUE + DIFERENCIAÇÃO

    ENFOQUE + LIDERANÇA DO CUSTO

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • ✿ As empresas podem tomar uma das três estratégicas genéricas propostas por Porter: liderança em custo, diferenciação e foco (também chama da enfoque ou estratégia de nicho).

    ▸ Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

    ▸ Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

    ▸ Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • (...), , sendo o foco empregado como uma vantagem de custo ou de diferenciação em um segmento estreito. Aqui o item cobrou do candidato não o conceito de foco, MAS AFIRMOU SER UMA VANTAGEM A SUA UTILIZAÇÃO.
  • Gab: CERTO

    1. Estratégicas Genéricas de Porter.
    • Liderança em Custo: Enfatiza-se o PREÇO. --> Preços baixos.
    • Foco: Enfatiza-se os NICHOS DE MERCADO. --> Eficiência e padronização;
    • Diferenciação: Enfatiza-se o PRODUTO. --> Características únicas.