-
Princípio da integridade ou indivisibilidade: Um fundo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido. (Prof. Oliveira Soares/Profª.Thais Vieira - Alfaconcursos)
-
Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html
-
Tenho ódio dessa questão, pois ela me tirou da lista dos homologados finais desse concurso. Na hora confundi e acabei marcando letra A.
-
É, Débora Ribeiro. Isso também já aconteceu comigo. Dói muito.
-
ALTERNATIVA (B)
-
Não é a opção A.Pois, "respeito aos fundos" estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras.
Fundo> Cada uma, entidade, tem o seu. não pode misturar ou confundir o fundo de uma,com a de outra.Os fundos podem até ser parecido mas não é a mesma coisa,cada uma tem o seu.
fundo refere-se a um conjunto de documentos, independente de sua forma ou suporte.
-
PRINCÍPIOS INTEGRIDADE/INDIVISIBILIDADE: os fundos devem ser mantidos sem divisão,dispersão,separação, ou seja, você não deve guardar metade do arquivo de um órgão no prédio A e a outra metade no prédio B.
-
PRINCÍPIOS INTEGRIDADE / INDIVISIBILIDADE
-
O princípio que determina que os fundos de arquivo não devem ser alterados de forma indevida, sobretudo para mutilar sem conteúdo, é o da Indivisibilidade ou Integridade Arquivística.
O princípio do Respeito aos Fundos ou Proveniência determina que os documentos de instituições diferentes não podem ser misturados.
O princípio da Cumulatividade afirma que os arquivos são uma formação orgânica, natural e progressiva.
O princípio da Unicidade determina que os documentos de arquivo são únicos em seu contexto de produção; cada documento só existe em exemplar único ou em limitado número de vias.
O princípio da Organicidade determina que os documentos devem manter a organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta informação é importante para a compreensão dos documentos.
Gabarito do professor: Letra "B"