SóProvas


ID
1949248
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

A administração da fazenda publica com a mais severa economia e a maior fiscalização no emprego da renda do Estado será uma das minhas preocupações. Povos novos e onerados de dividas nunca foram povos felizes, e nada aumenta mais as dividas dos estados do que as despesas sem proporção com os recursos econômicos da nação, com as forças vivas do trabalho, das industrias e do comercio, o que produz o desequilíbrio dos orçamentos, o mal estar social, a miséria. Espero que, fiscalizada e economizada a fazenda publica, mantida a ordem no País, a paz com as nações estrangeiras sem quebra da nossa honra e dos nossos direitos, animado o trabalho agrícola e industrial e reorganizado o regime bancário, os abundantes recursos do nosso solo vaporizarão progressivamente o nosso meio circulante, depreciado para as permutas internacionais, e fortificarão o nosso credito no interior e no exterior.

Trecho do discurso de posse de Floriano Peixoto

Fonte: http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/91988

Em um trecho de seu discurso de posse, apresentado acima, Floriano Peixoto demonstrou grande preocupação com a economia brasileira que vivia a chamada "Crise do Encilhamento". É correto afirmar que entre as características da crise estavam:

Alternativas
Comentários
  • C

    as falências de indústrias e a inflação que elevou o custo de vida. 

  • No início da República Velha, foi decretada uma reforma financeira pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa no governo Deodoro da Fonseca. Desde o final do Império, constatava-se que o meio circulante - quantidade de moeda em circulação no país - era incompatível com as novas realidades do trabalho assalariado e do ingresso em massa de imigrantes. Nesse sentido, atribuiu-se aos bancos o direito de emissão de papel moeda, visando à expansão do crédito para estimular o desenvolvimento econômico do país através da criação de empresas.

       Entretanto, esse período foi marcado pela criação de numerosas sociedades anônimas e intensa especulação com ações, ficando conhecido como Encilhamento, em alusão ao encilhamento de cavalos antes da corrida. O intenso movimento na Bolsa de Valores gera a ilusão de negócios fabulosos. Essa bolha estoura quando se percebe que a maioria das empresas é fictícia. O início da crise ocorre em 1891 com a derrubada do preço das ações, a falência de estabelecimentos bancários e empresas e a desvalorização da moeda brasileira, gerando aumento da inflação. A médio e a longo prazo, o encilhamento conduz a uma progressiva desestabilização da vida econômica da República em sua primeira década.


     A resposta correta é a letra C. 


  • Encilhamento foi a forma como ficou conhecida a crise financeira ocorrida no Brasil a partir de 1890 decorrente da política econômica do governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca.

     

    Objetivo

    - incentivo à industrialização

    - se baseou na liberação de créditos bancários garantida pelas emissões de moeda destinadas ao financiamento de projetos industriais.

     

    Revés

    Boicote promovido por especuladores ligados aos latifundiários, importadores e investidores estrangeiros que, por meio de empresas-fantasmas inundaram o mercado financeiro com ações sem lastro de capital.

     

    Consequências

    - inflação dos preços,

    - falências

    - desconfiança nas instituições financeiras 

  • Gabarito letra C- as falências de indústrias e a inflação que elevou o custo de vida.

    ENCILHAMENTO, 1890- Rui Barbosa: especulação/queda na bolsa de valores do Rio de Janeiro 

    -Começo 

    • Elevou as taxas alfandegárias para proteger a indústria nacional 
    • Criou bancos que poderiam emitir papel-moeda 
    • Com essas emissões, o governo pretendia promover a expansão do crédito para estimular o processo de industrialização. 

    -Objetivo 

    • o objetivo era industrializar o Brasil com a emissão de papel moeda e fornecendo mais créditos  

    -Resultado 

    1. Desvalorização da moeda  
    2. Quebra de empresas devido à inflação em alta e ao uso inadequado do crédito oferecido para a criação de negócios. 
    3. Aumentou a inflação (produtos mais caros)  
    4. Empresas fantasmas: boicote promovido por especuladores ligados aos latifundiários, importadores e investidores estrangeiros 
    • Obtiam crédito de má fé e negociavam ações com preço crescente mesmo sem terem operações. 
    • Pessoas pegavam o crédito, criavam grandes empresas e projetos grandiosos no papel para vender papéis dessas empresas e projetos fictícios na bolsa.  
    • Houve fazendeiros que se aproveitaram dessa política para criar empresas fantasmas e investir no café.  

  • Rapaziada a letra A está errado porque n é escassez neh, e ss abundância né?