-
C) No Brasil uma das principais jazidas se encontra no Rio Grande do Sul, como no vale do rio Jacuí, cuja produção é consumida pelas usinas termelétricas locais. No Estado de Santa Catarina é realizada a maior produção de carvão, com destaque para o vale do rio Tubarão, nessa jazida o minério é totalmente aproveitado pelas indústrias siderúrgicas, geralmente localizadas na região Sudeste.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/carvao-mineral-no-brasil.htm
-
-
o aproveitamento do potêncial hidrelétrico no país é pequeno? pensei que fosse umas das suas maiores fontes .
-
Potêncial Aproveitavel é diferente que apenas Potêncial ....
-
O Carvão Mineral não apresenta destaque no Brasil, além de não ser um carvão de qualidade a nível mundial.
LETRA C
-
Pensei que seria a letra D, mas ok.
-
Questão Confusa
A) As fontes não renováveis não são necessariamente escassas no Brasil. Aliás, alguns sites chegam a colocá-la como 20% da produção nacional somando petróleo, carvão, energia nuclear e gás natural. Entretanto, a questão parece apelar para o ponto de vista geral, onde os cerca de 63% de produção hidrelétrica é mais expressivo com todas as nossas usinas etc.
B) Correto. O Proálcool não tem ligação direta com buscas alternativas e sustentáveis ou em tentar mudar o perfil de fontes de produção, entretanto, em apenas substituir o petróleo devido à crise mundial na década de 1970. O que ocorre é uma ligação benéfica, querendo ou não.
C) O carvão mineral não ocupa lugar destacado em nossa matriz energética: apenas cerca de 3%. Além disso, suas maiores jazidas estão no Rio Grande do Sul (Cinturão Carbonífero) e não no Sudeste. Incorretíssima.
D) Correto. Essa era para confundir. O Potencial hidroelétrico do Brasil, sobretudo da região norte, é gigantesco. Mas nós não conseguimos aproveitar de boa maneira, ainda que esta seja a nossa maior fonte de energia. Ou seja, ainda há muito mais para se explorar.
E) Correto. A partir dos anos 50 temos o início do Programa Nuclear Brasileiro e a partir dos anos 70 ele decola.
-
Galera, frente ao potencial hidrelétrico brasileiro, o explorada é relativamente baixo, cerca de 40%.
Se não fossem os impactos ambientais, poderíamos quase triplicar o uso de fonte hidrelétrica no país.
-
O aproveitamento do potencial hidrelétrico (inventariado e estimado) é pequeno no país, evidenciando um subaproveitamento no setor; no entanto, representa uma garantia para a sustentação de nosso desenvolvimento econômico, ainda que o impacto ambiental gerado por essa modalidade energética gere muita polêmica entre os ambientalistas.
O potencial é enorme, mas pouco aproveitado (A exemplo: Amazônia. Neste caso devido aos impactos à fauna e flora e devido aos rios serem majoritariamente de planície)
Diz respeito à implementação da usina hidrelétrica em si, causando diversos impactos ambientais
Por isso a D está correta.