SóProvas


ID
19495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O preço do dólar influencia a economia brasileira em geral e o mercado de capitais em particular. Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens que se seguem.

A taxa de câmbio mede o valor externo da moeda, fornecendo uma relação direta entre os preços domésticos das mercadorias e fatores produtivos e desses preços nos demais países.

Alternativas
Comentários
  • Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.A taxa de câmbio pode ser definida em termos diretos (ao incerto) ou em termos indirectos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos directos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma directa para os habitantes da zona euro; ou está definida de forma indirecta para os habitantes dos EUA).
  • É o que falamos do padrão BIG MAC
  • E o que ta acontecendo agora com a taxa de cambio em alta.


  • Não concordo com a palavra "direta" na definição. A taxa de câmbio, pra quem estuda economia, não fornece uma relação direta de preços domésticos e (muito menos) fatores produtivos com relação aos demais países. Na verdade, por maior que seja a quantidade de informação que se tenha a respeito dos níveis de preços, quantidade de moeda em uma economia e fatores de produção, NADA fornece uma relação direta. A taxa de câmbio é, no máximo, uma relação indireta entre os preços domésticos e (muito indireta) quanto aos fatores de produção. A questão estaria correta caso a palavra "direta" fosse trocada por "indireta". Fonte: qualquer livro de macroeconomia do Blanchard, Krugman, Dornbusch, Mankiw, Romer, etc.

  • A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, a taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países.


    A taxa de câmbio é definida de forma direta quando exprime o preço de uma unidade de moeda estrangeira em moeda nacional - ou seja, exprime a quantidade de moeda nacional necessária para comprar uma unidade de moeda estrangeira. Por exemplo, a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma directa para os habitantes da zona euro.


    A taxa de câmbio é definida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade de moeda nacional em unidades (ou frações) de moeda estrangeira - ou seja, quando expressa a quantidade de moeda estrangeira equivalente a uma unidade de moeda nacional. Por exemplo: a taxa de câmbio EUR/USD está definida indiretamente, para os habitantes da zona euro

  • Certissima não existe erro nenhum na questão.

  • O que me confundiu foi a palavra direta, mas está certo, pois a relação existe. A alternativa não diz que é só esse fator que afeta a taxa de câmbio como pensei inicialmente.

  • CORRETO.

    A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, a taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países.