SóProvas


ID
1949626
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre o Sinal de Schusskanol, no estudo da Balística forense, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) GABARITO - SINAL DE SCHUSSKANOL -  é o esfumaçamento encontrado no túnel do tiro diante de tiros de cano encostado ou a curta distância.

    b) "BURACO DE FECHADURA" -  ocorre nos ossos da calvária, quando o projétil tem incidência tangencial.

     c)SINAL DE HOFFMAN - BOCA DE MINA - se trata de ferida de entrada de projétil de arma de fogo quando diante de tiro com cano encostado quando há superfície óssea no local do disparo.

     d) SINAL DE BENASSI - diz respeito à tatuagem escura que fica impregnada no osso (mancha escura), em decorrência de disparo com cano encostado.

  • E a e é ferida em sedenho
  • SINAL DE "SFUMAÇOL" SCHUSSKANOL

    letra A

  • SINAL DE SCHUSSKANOL - representado pelo esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelos projétil entres as lâminas interna e externa de um osso chato, a exemplo dos ossos do crânio (esfumaçamento do tunel do tiro).

    https://robertomacedosilva.jusbrasil.com.br/artigos/334031402/medicina-legal

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense, especificamente sobre os sinais encontrados em ferimentos por projetil de arma de fogo (PAF).

    A) CERTO. O sinal de Schusskanol representado pelo esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entre as lâminas interna e externa de um osso chato, a exemplo dos ossos do crânio.

    B) ERRADO. A alternativa se refere ao chamado "buraco de fechadura", nos ossos da calvária, quando o projétil tem incidência tangencial, porém com um mínimo de inclinação suficiente para penetrar na cavidade craniana. Assim, de início o projétil atinge tangencialmente o crânio, depois sua ponta começa a levantar um fragmento do osso e em seguida se verifica a sua penetração na cavidade craniana.

    C) ERRADO. A alternativa diz respeito aos tiros encostados, cujos ferimentos com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann.

    D) ERRADO. A alternativa se refere ao chamado sinal de Benassi. Nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele, pode-se encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada. Como este sinal é constituído por um halo de fuligem de contorno suave sobre a superfície externa do crânio, precisamente sobre o periósteo (membrana fibrosa que reveste os ossos) e não uma zona de tatuagem por impregnação da pólvora não combusta, pode apresentar-se borrado ou desaparecer com a lavagem. Sua tendência é desparecer, isto quando as partes moles que cobrem aqueles ossos forem afetados pela putrefação cadavérica e o crânio ficar esqueletizado. 

    E) ERRADO. Trata-se da ferida em sedenho. Nos casos em que o projetil incide modo muito oblíquo, a orla de escoriação tem forma de faixa extensa com a mesma direção do projetil.  O trajeto subcutâneo pode ser de extensão variada, dependendo da região anatômica, e é chamado de ferida em sedenho. 

    Gabarito do professor: Alternativa A.