SóProvas


ID
1949632
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No estudo da balística forense, trata-se de ferida de entrada de projétil de arma de fogo quando, diante de tiro com cano encostado, há superfície óssea no local do disparo. Tal sinal diz respeito à:

Alternativas
Comentários
  • SINAL DE HOFFMANN - "Também compreendido como 'Boca de mina ou Câmara de mina'. Está localizado entre a pele e o osso. É causado pela forte expansão dos gases oriundos da queima da pólvora, que atingem o osso e retornam bruscamente, causando a ruptura do tecido epitelial. A lesão costuma possuir a forma estrelada."

     

    Wilson Luiz Palermo Ferreira - MEDICINA LEGAL - Sinopses para Concursos 

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia, mais especificamente sobre os efeitos do tiro em disparos de arma de fogo.

    A) ERRADO. O tipo de ferimento de entrada em formato de “buraco de fechadura", nos ossos da calvária, ocorre quando o projétil tem incidência tangencial, porém com um mínimo de inclinação suficiente para penetrar na cavidade craniana. Assim, de início o projétil atinge tangencialmente o crânio, depois sua ponta começa a levantar um fragmento do osso e em seguida se verifica a sua penetração na cavidade craniana

    B) CERTO. Os ferimentos provenientes de tiro encostado, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina. Na redondeza do ferimento, nota-se crepitação gasosa da tela subcutânea proveniente da infiltração dos gases.

    C) ERRADO. Em lesões produzidas por múltiplos projéteis, o grupamento dos orifícios produzidos pelos balins é chamado de rosa de tiro. 

    D) ERRADO. O halo de enxugo ou orla de Chavigny é explicado pela passagem do projétil através dos tecidos, atritando e contundindo, limpando neles suas impurezas. É concêntrico, nos tiros perpendiculares, ou em meia-lua, nos oblíquos. A tonalidade depende das substâncias que o projétil levava consigo ao penetrar no alvo. Em geral, é escura. Não aparece nos tiros encostados.

    E) ERRADO. A aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento. Esta aréola é vista bem próximo à periferia do ferimento de entrada, de tonalidade violácea, podendo, todavia, estar encoberta por outros elementos. Aparece em tiros a curta distância e à distância.

    Gabarito do professor: Alternativa B.