-
Saponificação é um processo transformativo que aparece sempre após um estágio regularmente avançado de putrefação. O cadáver adquire uma consistencia untosa, mole, como sabão ou cera, tonalidade amarelo-escura, exalando odor de queijo rançoso. A tinge parte do cadaver, raramento atingindo o cadáver inteiro.
Favorece a saponificação:
obesidade
ambiente pouco arejado
ambiente quente
ambiente umido
terrenos argilosos
baixa oxigenação
BONS ESTUDOS!
-
Mas a SAPONIFICAÇÃO é um fenômeno conservativo, então ela não aparece após um estágio avançado de putrefação como afirma o colega. A questão afirma na alternativa E) ......."fazendo cessar o processo de putrefação". Por favor corijam-me se eu estiver errada.
-
Proliferação ;)
-
GABARITO E
Na saponificação ou adipocera o cadáver conserva as suas feições, a pele é pouco alterada e os tecidos moles transformam-se em glicerinas e ácidos gordos, que ao combinarem-se com uma substância alcalina originam sabões.
Os órgãos internos tornam-se indistinguíveis, transformam-se numa massa pastosa. Este processo leva à diminuição do Ph que inibe o crescimento da flora bacteriana levando assim à preservação do cadáver.
O processo ocorre devido a:
Condições intrínsecas ao cadáver: Obesidade
Condições extrínsecas ao cadáver: Local húmido ou semilíquido (em que a água fluí) ; Solos argilosos, que retêm a água e transformam o terreno em redor da cova num tanque de conservação.
-
GABARITO E
Saponificação ou Adipocera
Trata-se de um processo tardio que parece de algumas condições importantes de solo.Saponificação acontece em áreas gordurosas do corpo e ocorre em decorrência de processo tardio de putrefação, diferentemente da mumificação.
Nos casos de saponificação a putrefação irá começar, as bactérias irão se proliferar e com isso destruir as gorduras do corpo e chegarão a um estágio em que ocorrerá a formação de ácidos graxos (tipo de gordura).
Por sua vez o ácido graxo irá reagir com substâncias minerais da argila encontradas no solo e formar uma substância que parece sabão ou cera - por isso o nome de saponificação ou adipocera.
Condição ambiental: solos argilosos (com pouco ar), úmidos – os ácidos graxos reagem com os minerais da argila do solo formando cera.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.
A) ERRADO. Trata-se da técnica de plastinação, um método de preservação de espécimes biológicos, deixando-os o mais próximo de sua aparência em vida. O Método é um processo pelo qual os espécimes são impregnados com um polímero.
B) ERRADO. Trata-se do fenômeno da corificação, que é um fenômeno transformativo conservador muito raro, sendo encontrado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas fechadas hermeticamente, principalmente de zinco. Por isso, o corpo é preservado da decomposição, em face da inibição dos fatores transformativos.
C) ERRADO. Trata-se do fenômeno da mumificação, em que são necessárias condições ambientais que garantam a desidratação rápida, de modo a impedir a ação microbiana responsável pela putrefação. O cadáver, ficando exposto ao ar, em regiões de clima quente e seco, perde água rapidamente, sofrendo acentuado dessecamento. Precisa de rápida e acentuada desidratação para que ocorra.
D) ERRADO. Trata-se do fenômeno da calcificação, que é um fenômeno transformativo conservador que se caracteriza pela petrificação ou calcificação do corpo. Ocorre mais frequentemente nos fetos mortos e retidos na cavidade uterina, constituindo-se nos chamados litopédios.
E) CERTO. A saponificação é um fenômeno transformativo conservador, que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabor. Surge depois de um estado mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.
Gabarito do professor: Alternativa E.
-
??: fenômeno conservador de substituição do tecido corporal por resina sintética (acrílico), sem risco de putrefação e contaminação e facilitando o estudo anatômico.
Corificação: fenômeno encontrado em cadáveres inumados em urnas metálicas (principalmente zinco) fechadas hermeticamente.
Mumificação: fenômenos conservador que ocorre em ambiente muito arejado, seco e quente com acentuada perda de líquidos (severa desidratação).
Calcificação: fenômeno conservador que mumifica o feto morto diante da ausência de líquido amniótico, ocasionando a calcificação do feto.
Saponificação: transformação em virtude da gordura do cadáver em contato com metais do ambiente, formando uma cera, espécie de sabão, impedindo a ploriferação de bactérias e fazendo cessar o processo de putrefação.