-
As quatro formas fundamentais, para fins de classificação datiloscópica de Vucetich se designam pelas letras (V, E, I, A) dado pelo meneumônico VEIA quando se encontram no polegar, e por números (de 1 a 4), quando se encontram em qualquer um dos outros dedos:
Verticilo (V ou 4) - 2 deltas
Presilha E xterna (E ou 3) - delta à esquerda
Presilha I nterna (I ou 2) - 1 delta à direita)
Arco (A ou 1) - adéltico (sem deltas)
-
Arco : é o datilograma, geralmente adéltico, formado por linhas que atravessam o campo digital, apresentando em sua trajetória formas mais ou menos paralelas e abauladas ou alterações características. É representado pela letra A para os polegares e número 1 para os demais dedos.
Presilha interna : é o datilograma com um delta à direita do observador, apresentando linhas que, partindo da esquerda, curvam-se e voltam ou tendem a voltar ao lado de origem, formando laçadas. É representado pela letra I para os polegares e o número 2 para os demais dedos.
Presilha externa : é o datilograma com um delta à esquerda do observador, apresentando linhas que, partido da direita, curvam-se e voltam ou tendem a voltar ao lado de origem, formando laçadas. É representado pela letra E para os polegares e o número 3 para os demais dedos.
Verticilo: é o datilograma com um delta à direita e outro à esquerda do observador, tendo pelo menos uma linha livre e curva à frente de cada delta. É representado pela letra V para os polegares e o número 4 para os demais dedos.
Arquivamento
No sistema de Vucetich, o arquivamento é do tipo decadactilar, ou seja, são utilizadas as impressões dos dez dedos das mãos do indivíduo para a classificação e arquivamento.
Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/classifica.html
-
“A presença de um, dois ou nenhum delta em uma impressão digital estabelece os quatro tipos fundamentais do Sistema Dactiloscópico de Vucetich:
a) Verticilo. Presença de dois deltas e um núcleo central
b) Presilha externa. Presença de um delta à esquerda do observador e de um núcleo voltado em sentido contrário ao delta
c) Presilha interna. Presença de um delta à direita do observador e de um núcleo voltado à esquerda d) Arco. Ausência de deltas e apenas os sistemas de linhas basilares e marginais. Não tem núcleo FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.210
Bizu:
-presilha I nterna- delta à d I r e I t a
- presilha E xterna- delta à E squerda
-verticilo- presença de 2 deltas e um núcleo central
- arco- A de “ausência”.
No sistema de Vucetich, o arquivamento é do tipo decadactilar, isto é, utiliza-se as impressões dos 10 (dez) dedos das mãos de uma pessoa no processo de classificação.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
-
V (polegar) verticílio - possui dois deltas. Número 4 para os demais dedos
E (polegar) Presilha Externa (E de esquerda. Delta à esquerda) Número 3 para os demais dedos
I (polegar) Presilha Interna (Delta à dIreIta) Número 2 para os demais dedos
A (polegar) Arco (Adético. Não possui delta) Número 1 para os demais dedos
-
Sobre a E:
A parte central do datilograma chama-se núcleo.
Os triângulos mencionados na assertiva são os deltas.
-
a) Na presilha interna é formado um delta à direita.
b) CORRETA.
c) Na presilha externa é formado delta à esquerda.
d) Está incorreta, pois o sistema é decadactilar, utilizando-se os 10 dedos das mãos, estando a mão direita representada pelo (numerador/série) e a esquerda no (denominador/secção) da fórmula datiloscópica.
e) Tudo nesta alternativa está equivocado.