SóProvas


ID
195052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Com relação às concepções teóricas de Estado, julgue os itens subsequentes.

Para Thomas Hobbes, com a criação do Estado, o súdito deixa de abdicar de seu direito à liberdade natural para proteger a própria vida.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na palavra "deixa". Para Hobbes, o súdido cede ao Estado o seu direito à liberdade (além dos demais direitos), não podendo mais recuperá-lo.
  • Hobbes em "o Leviatã" trata de um contrato social, estabelecido para a formação da sociedade.
    Afirma que o homem, em seu estado de natureza, levavam vidas solitárias - opondo-se às teorias da sociedade natural - e eram ruins, capazes de tudo. E eram iguais, o que gerava uma "guerra de todos contra todos". Então, havia sempre um temor de que fosse atacado de alguma maneira.

    Para Hobbes, (...) esse temor, por sua vez, gerava um estado de desconfiança, que leva os homens a tomar a iniciativa de agredir antes de serem agredidos.
     
    É neste ponto que interfere a razão humana, levando à celebração do contrato social. Apesar de suas paixões más, o homem é um ser racional e descobre os princípios que deve seguir para superar o estado de natureza e estabelecer o "estado social". HOBBES formula, então, duas leis fundamentais da natureza, que estão na base da vida social e que são as seguintes: a) cada homem deve esforçar-se pela paz, enquanto tiver a esperança de alcançá-la; e quando não puder obtê-la, deve buscar e utilizar todas as ajudas e vantagens da guerra; b) cada um deve consentir, se os demais também concordam, e enquanto se considere necessário para a paz e a defesa de si mesmo, em renunciar ao seu direito a todas as coisas, e a satisfazer-se, em relação aos demais homens, com a mesma liberdade que lhe for concedida com respeito a si próprio.
    Tomados conscientes dessas leis os homens celebram o contrato, que é a mútua transferência de direitos.
  • Deixa de abdicar = se apropria. (A banca tentou confundir o candidato com o português)

     

    Hobbes defendia o Estado Absolutista, o que é contrário à defesa de liberdades individuais.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Deixa em branco e segue a vida

  • Abdicar: renunciar, privar(-se).

    deixar de abdicar: não renunciar ou não privar(-se).

     

    Hobbes defendia justamente o oposto, era favorável ao absolutismo, a cessão de direitos do homem para o Estado.

  • “Deixar de abdicar”: isso não é uma questão de concurso público, é uma pegadinha infantil que demonstra com clareza o despreparo e/ou má-fé de quem a elaborou.

    Francamente!