SóProvas


ID
1950583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A modalidade de asfixia mecânica que impede a passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas, devido à constrição anterolateral do pescoço, promovida diretamente pela mão de um agente, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Segundo as lições de Eduardo Roberto Campo e Alcântara Del Campo (Medicina Legal I. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 117 - coleção curso e concurso\coordenação Edilson Mougenot Bonfim):

    Enforcamento: constrição produzida por baraço mecânico, acionado pela força peso do próprio corpo - sulco oblíquo; sulco descontínuo; sulco desigualmente profundo; o nó é geralmente colocado na região posterior (nuca) do pescoço - típico;

    Estrangulamento: construção produzida por baraço mecânico acionado por força estranha ao peso do corpo - sulco transversal e horizontal; sulco de bordas e profundidade uniformes; não há nó;

    Esgandadura: constrição produzida diretamente pelas mãos do agente; não há sulco, mas marcas ungueais que se distribuem pela região ântero-lateral do pescoço; não há  nó. 

     

  • a) estrangulamento.

    Mata-leão (jiu-jitsu), cenas de filme em que uma pessoa utiliza um fio ou corrente para estrangular a vítima até a morte.

     

    b) sufocação direta.

    Obstrução da boca e nariz (comum em casos de infanticídio); obstrução das vias respiratórias  mais inferiores: obstrução de corpos estranhos, como pedaços de pao/objetos.

     

    c) sufocação indireta.

    Compressão do tórax (homicida, acidental); máscara equimótica de Morestin. Bizzaro: um jogador comemora o gol quando seus colegas resolvem fazer um "montinho" (vários deitam sobre o jogador, que fica sem ar em razão do excesso de peso sobre seu peito - ainda que seu rosto esteja "livre" para respirar).

     

    d) esganadura. 

    Homer Simpson vs. Bart Simpson. Há casos em que a morte ocorre acidentalmente durante o ato sexual - o parceiro aperta (esgana) com as próprias mãos o pescoço da vítima.

     

    e) enforcamento. 

    Jogo da Forca. Geralmente se trata de suicídio. Laço fixo. Força atuante é o próprio peso da vítima.

     

  • Enforcamento: ação de um laço, corpo da vitima atua de forma ativa.

    Estrangulamento: ação de um laço, corpo da vitima atua de forma passiva.

    Esganadura: Uso das mãos para impedir a passagem de ar.

  • Gabarito letra D.  d) esganadura. 

     

    Esganadura: para doutrina majoritária, esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos do agressor, ao obstruir a passagem do ar atmoférico pelas vias respiratórias até os pulmões. Todavia, para parte dos autores, por todos, Neusa Bittar: "é a constrição do pescoço diretamente por qualquer parte do corpo do agressor como mãos, pernas, braços etc. (Medicina Legal Descomplicada. 2 ed. São Paulo: Rideel, 2011, p143).

  • Asfixias por obstaculização à penetração do ar nas vias respiratórias

    B.1) sufocação direta- obstrução da boca e narinas ou obstrução da laringe e traqueia.

    B.2) sufocação indireta- compressão do tórax

    ENFORCAMENTO: geralmente apresenta sulco único, acima da laringe (no alto), de profundidade variável, apergaminhado, tendo uma interrupção na proximidade do nó, sendo mais profundo na parte da alça, apresentando DIREÇÃO OBLÍQUA ASCENDENTE.

    ESTRANGULAMENTO sulco quase sempre múltiplo, profundidade uniforme, contínuo, direção horizontal, sobre a laringe, não apergaminha.

    ESGANADURA- asfixia mecânica que provoca a constrição do pescoço com as mãos. É sempre homicida. Apresenta equimoses puntiformes na face e pescoço, além disso, podemos verificar escoriações produzidas pelas unhas no pescoço em formato semilunar (estigmas ou marcas ungueais).

    Dica: - ENFORCAMENTO- EnFORCAmento- lembre-se daquela famosa brincadeira de criança "FORCA", em que um bonequinho fica pendurado por uma corda.

    -ESGANADURA- EsGANAdura- Gana, vontade, poder, lembre-se das "mãos"

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • esGAnaduRA só lembrar das GARRAS de um animal. Decoro assim.
  • ESGANADURA ; é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela CONSTRIÇÃO DO PESCOÇO PELAS MÃOS, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental. É comum no infanticídio, no atentado ao pudor e no estupro. A lei não reconhece validade jurídica às formas suicida ou acidental.

  • GABARITO: Letra D

    SEGUE RESUMO ESQUEMATIZADO ACERCA DOS TIPOS DE ASFIXIAS:

    TIPOS DE ASFIXIAS

    a.     ESGANADURA – apertar o pescoço com as mãosNão se aplica quando ocorre o “mata-leão”, pois o antebraço funciona como laço. Portanto é estrangulamento.

    b.    ESTRANGULAMENTO – apertar o pescoço através de um laço. OBS: pode ser com um braço (mata leão)

     

    c.     ENFORCAMENTO – o laço aperta o pescoço em virtude do peso do corpo da vítima. Pode ser:

                         Típico – nó situação a trás do pescoço

                         Atípico – nó ao lado ou à frente do pescoço.

    d.    AFOGAMENTO – A troca do meio gasoso por meio líquido durante a respiração.

     

    e.     SOTERRAMENTOObstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida.

    f.      CONFINAMENTOO confinamento é caracterizado pela permanência do indivíduo em um ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável, sendo consumido o oxigênio pouco a pouco e o gás carbônico acumulado gradativamente.

    Na maioria das vezes é acidental, podendo, no entanto, ser homicida ou suicida.

    g. SUFOCAMENTO - É produzida pelo impedimento da passagem de ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução

    Direto à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios. Existem as seguintes modalidades: Sufocação da boca e das foças nasais e sufocação direta por oclusão das vias respiratórias.

    Indireta à compressão, em grau suficiente do tórax e abdome que impede os movimentos respiratórios. É sempre acidental ou criminosa, um dos sinais mais importantes é a mascara equimótica, produzida pelo reflexo sangüíneo da veia cava superior em face da compressão torácica.