SóProvas


ID
1950586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O principal sinal observado em vítimas de soterramento é a presença de

Alternativas
Comentários
  • gab D. 

    Soterramento

    Obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida.

    O diagnóstico se fez pelo estudo dos comemorativos e do local, pela presença de substâncias estranhas, sólidas ou semi-sólidas, principalmente pulverulentas, no estômago e esôfago e, ainda, pelos sinais gerais de asfixia.

  • A) Cogumelo de espuma: é formado por uma bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias aéreas inferiores. Asfixia


    B) A maceração é o processo de transformação destrutiva em que ocorre o amolecimento dos tecidos e órgãos quando os mesmos ficam submersos em um meio liquido e nele se embebem. Ou mais frequente é que aconteça com a agua e o liquido amniótico. Na maceração, a pelé se torna esbranquiçada, friável, corruga-se e faz com que a epiderme se solte da derme e possa até se rasgar em grandes fragmentos. Isto é bastante evidente nas mãos onde a pelé se desprende a modo de “luvas” em ambientes úmidos e quentes, destruição em meio liquido, comum nos fetos e nos afogados com formação de bolhas de conteúdo liquido e pardacento, o corpo perde a consistência inicial, o ventre se achata e os ossos se livram dos tecidos, ficando como se estivessem soltos.


    C) Embebição pela hemoglobina

    A embebição pela hemoglobina decorre da hemólise de eritrócitos nos vasos sangüíneos.

    A hemoglobina liberada entra em solução com o plasma sangüíneo e, ao mesmo tempo, as paredes dos vasos tornam-se mais permeáveis aos líquidos. Com isso os tecidos ao redor dos vasos e do endocárdio ficam embebidos por um líquido avermelhado.


    Embebição pela bile

    A embebição pela bile é o vazamento de bile através da parede autolisada da vesícula biliar (que sofre uma autólise muito rápida), corando de verde (ou verde-amarelado) os tecidos adjacentes (fígado, estômago, alças intestinais).


    E) Terra e fragmentos pulverulentos na via aerea e estômago.

  •  
    “Soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. O diagnóstico se faz pelo estudo dos comemorativos e do local, pela presença de substâncias estranhas, sólidas ou semissólidas, principalmente pulverulentas, no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago e estômago e, ainda, pelos sinais gerais de asfixia.". Livro do Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 340

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
  • SOTERRAMENTO ; é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto, entendem-se os casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios, e soterramento é uma forma de asfixia mecânica motivada por obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida, sendo a situação mais frequente o desmoronamento ou o desabamento. No soterramento, podemos encontrar substâncias estranhas no interior das vias respiratórias.

    A TROCA DO MEIO GASOSO POR MEIO SÓLIDO (POEIRA) DURANTE A RESPIRAÇÃO.

    NO SOTERRAMENTO TAMBÉM PODE OCORRER COMPRESSÃO DO TÓRAX PELO MEIO EM QUE O CORPO SE ENCONTRA (EX.: DESTROÇOS), IMPEDINDO OS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS E CAUSANDO ASSIM A SUFOCAÇÃO INDIRETA, QUE OCORRE PELO IMPEDIMENTO DA PASSAGEM DO AR RESPIRÁVEL POR MEIO INDIRETO DE OBSTRUÇÃO.

  • complementando: a presença de materiais pulverulentos encontrados na Via respiratória e digestiva é o fator mais indicativo de soterramento, pois a presença desses materiais aí só se dá em vida por ato de respiração e/ou deglutição