SóProvas


ID
1950595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção que apresenta lesão corporal resultante da ação de agentes químicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

     

    VITRIOLAGEM: em Medicina Legal, o ato de atirar ácido na pele chama-se vitriolagem. Desde antes da passagem da alquimia para a química moderna, já se fazia uso do ácido sulfúrico, anteriormente chamado de óleo de vitríolo, daí o nome vitriolagem

     

    Fonte: http://questoesmedicinalegal.blogspot.com.br/2010/09/prova-do-concurso-de-delegado-da_10.html

  • Sabe-se que as energias de ordem bioquímica podem agir de forma externa (cáusticos) e de forma interna (venenos).

    “Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes.

    As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco.

    As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia. (....)

    Os ácidos produzem escaras secas e de cor variável: as do ácido sulfúrico são esbranquiçadas; as do ácido nítrico: amareladas; as do ácido clorídrico, cinza-escuras; as do ácido fênico, esbranquiçadas. As escaras resultantes da ação dos álcalis são úmidas, moles e untosas. As escaras produzidas pelos sais geralmente são brancas e secas.

    A identidade das escaras também pode ser feita quimicamente: o ácido sulfúrico se identifica com o cloreto de bário a 10%, dando um precipitado branco; o ácido nítrico com a para difenilamina, mostrando uma cor azul; o ácido clorídrico com o nitrato de prata, resultando em uma tonalidade esbranquiçada que se enegrece com a luz; a potassa com o cobaltinitrito sódico, dando um precipitado amarelado. Quando criminosa, a sede mais constante das lesões é a face e as regiões do pescoço e do tórax, pela evidente intenção do agressor em enfeiar a vítima, motivando-lhe uma deformidade permanente e aparente.

    Essas formas de lesão tornaram-se conhecidas como vitriolagem, visto que antigamente se usou criminosamente o óleo de vitríolo (ácido sulfúrico) em tais intentos Seu emprego não foi muito esporádico no passado, sobretudo a partir de 1639, na França, com o célebre atentado contra a Duquesa de Chaulnes.". Livro do Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 317

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
  • Gab: Letra B

    Vitriolagem: Queimadura superficial ou profunda provocada por ácido sulfúrico ou óleo de vitriolo, daí o nome, há deformidade permanente, a finalidade da lesão é DEFORMAR a vítima. Lesão Gravíssima.

  • De forma genérica, a lesão corporal causada por ação de agentes químicos denomina-se VITRIOLAGEM, em referência ao óleo de Vitríolo (ácido sulfúrico), caracterizando uma lesão de natureza gravíssima na maioria dos casos.

              Nas demais alternativas, entorse é um tipo de lesão contusa (energia mecânica); geladura é um tipo de lesão provocada pelo frio (energia física); escoriação é um tipo de lesão contusa (energia mecânica); amputação corresponde à perda de um membro do corpo.

    Gabarito: B

  • caústicos são substâncias de natureza química que provocam lesões tegumentares. Essas substâncias podem resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes.

    → efeitos coagulantes: desidratam os tecidos e causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa (ex: nitrato de prata);

    → efeitos liquefacientes: produzem escaras úmidas, translúcidas, moles.(ex: soda)

    vitriolagem → crime por arremesso de substâncias caústicas na vítima. Causam lesões de natureza gravíssima, pois trazem deformidade permanente à vítima..

    Lesões internas causadas por caústicos: devem-se à ingestão ou aspiração, sendo na boca, extensão esôfago e do estômago, nas via aéreas.

    fonte: material estratégia e comentários dos amigos do QC.

    Espero ajudar alguém!

  • Crime de vitriolagem: jogar ácido sulfúrico na vítima – art. 129, § 2º, IV, CP (lesão corporal gravíssima em razão de deformidade permanente).

  • A) ERRADA - A Entorse é uma ruptura, laceramento ou estiramento doloroso de um dos ligamentos. É ocasionada geralmente por um movimento rotacional, ou seja, por agentes mecânicos.

    B) CERTA - A vitriolagem é a ação de jogar/arremessar ácido sulfúrico em alguém, sendo ocasionada nesse caso por agentes químicos.

    C) ERRADA - A geladura, como o próprio nome diz, é uma lesão decorrente do congelamento dos tecidos. É ocasionada por agentes físicos.

    D) ERRADA - A escoriação seriam lesões simples, que atingem a camada superficial da pele. Também são ocasionadas por agentes mecânicos.

    E) ERRADA - A amputação seria à retirada total ou parcial de um ou mais membros do corpo, não tratando-se também de ação de agente químico, ao menos não diretamente.

  • Vitriolagem = ácido, agentes químicos!

    Fonte: Criminologia para concursos\jusPODVM

  • Crime de vitriolagem é aquele perpetrado mediante arremesso de ácido sulfúrico contra a vítima, com o objetivo de lhe causar lesões corporais deformantes da pelé e dos tecidos subjacentes.