Gabarito: C
A determinação da abertura do diafragma é feita por meio de uma nomenclatura própria, denominada ESCALA DE NÚMEROS f/. Quanto MAIOR for o número, MENOR será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva, e MENOS luminosa a imagem se formará.
Esta escala se apresenta da seguinte forma: f/1,f/ 1.4,f/ 2, f/2.8,f/ 4,f/ 5.6,f/ 8,f/ 11,f/ 16,f/ 22,f/ 32, e outras.
Nessa escala, reduz-se sempre a METADE a luz do numero anterior, ou seja, a abertura f/2 é a metade em relação à f/1.4, mas representa o DOBRO em relação à f/2.8. À medida que se fecha o diafragma a sua área é reduzida pela METADE, e à medida que se abre, esta área é DOBRADA.
Os números f/ correspondem a uma série de círculos decrescentes. A maior abertura, maior entrada de luz, corresponde ao 1. Em cada posição sucessiva, a área do circulo correspondente vai sendo reduzida, para o que temos que dividir o diâmetro do circulo maior pela raiz de 2, raiz de 4, raiz de 8 é raiz de 16, e assim por diante. Os produtos dessas raízes são: f/1.4, f/ 2, f/ 2.8 e f/ 4. Estes produtos são os números que aparecem na borda do diafragma e correspondem à grandeza a que é reduzida a superfície da abertura.
Fonte: https://focusfoto.com.br/abertura-do-diafragma-o-misterio-desvendado/