SóProvas


ID
1950673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos de arquivo distinguem-se de outros conjuntos documentais em razão de a sua finalidade original ser

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C)

     

     

    Enquanto o arquivo tem finalidade funcional e administrativa (caráter orgânico, isto é, produzido por um organismo ou órgão no decorrer de suas atividades), a finalidade das bibliotecas e dos museus é essencialmente cultural, apesar de o arquivo também ter potencial para obter caráter cultural após transcorrido algum tempo, pois muitos dos seus documentos podem ser considerados históricos para a memória organizacional.

     

    REIS, L. TIAGO, J. Arquivologia Facilitada.

  • Acho q aqui caberia o valor do documento e não sua finalidade, pois refere-se à arquivo ( ou seja, sem uso ).

    Ajudem-me se eu estiver errado!

  • A principal finalidade dos arquivos é servir à administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história.

    PAES, Marilena Leire. Arquivo: Teoria e Prática.

  • Complementando...
     

    Os arquivos possuem duas finalidades: a primeira é servir à administração da entidade que o produziu; a segunda é servir de base para o conhecimento da história desta entidade. Eles são utilizados, num primeiro instante, para o cumprimento das atividades administrativas da instituição que o produziu, e constituem, com o decorrer do tempo, em meios de se conhecer o seu passado e a sua evolução.
     

    DARLAN ETERNO

  • 1) Servir a administração: Fornecem informações e documentos necessários ao desenvolvimento das atividades, facilitam o acesso aos documentos, preservam a documentação da empresa, possibilitam o controle da produção de documentos e colocam à disposição dos usuários documentos que fornecem informações de caráter probatório ou simplesmente informativo.

    2) Servir à História: Fornecem informações e/ou documentos para reconstituir ou escrever a história política, social ou econômica de uma nação. Também servem de memória de uma empresa e constituem uma importante fonte de pesquisa.

  • Arquivo possuem duas finalidade, sendo uma principal que é servir a administração no decurso do prazo e a segunda finalidade histórica.

  • GABARITO: C

    A finalidade do arquivo é servir a administração e servir a história.

  • Mesmo que o ARQUIVO possa ter valor cultural, sua finalidade é essencialmente funcional e administrativa.

  • Os documentos de arquivo possuem uma característica peculiar, que os diferencia dos demais, que têm sua função administrativa, ou seja, por sua natureza, ele tem a função de servir à administração. Ele é a ferramenta do gestor para executar suas atividades rotineiras.

    Enquanto documentos de bibliotecas e museus têm as funções de informar, educar e entreter, os de arquivo têm a função de possibilitar a realização de atividade administrativa, sendo esta a sua razão de existir.

    Mesmo que eventualmente um documento tenha valor histórico, não foi esta a intenção original de sua criação.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Excelentes comentários dos colegas.

     

    Só olhando por outro ângulo a fim de agregar valor:

    Outros conjuntos documentais como, por exemplo, os livros, nascem com finalidades culturais. Os documentos de arquivo são produzidos com fins administrativos, fiscais e legais. São produzidos para atender as necessidades da administração e, quem sabe, possuir valor suficiente para serem considerados documentos históricos. 

  • A principal finalidade do arquivo é servir como fonte de consulta à administração, pois, constitui-se, em sua essência, de documentos produzidos e/ou recebidos pela entidade mantedora do acervo, podendo, com o passar do tempo, servir de base para o conhecimento da história.

    ;)

  • Os documentos de arquivo distinguem-se de outros conjuntos documentais em razão de a sua finalidade original ser

    (C) ADMINISTRATIVO

     

    - VALORES DOS DOCUMENTOS:

     

    . PRIMÁRIO (ADMINISTRATIVO) - TODO DOCUMENTO NASCE COM ESTE VALOR (FINALIDADE ORIGINAL) E DEPOIS O PERDE.

     

    . SECUNDÁRIO (HISTÓRICO)

  • VALOR PRIMÁRIO - CORRENTE E INTERMEDÍARIO

    ADMINISTRATIVO - nasce com ele.

    FISCAL

    LEGAL

     

    VALOR SECUNDÁRIO - PERMANENTE

    HISTÓRICO

    CULTURAL

    PROBATÓRIO

    INFORMATIVO

     

     

  • Os documentos de arquivo possuem uma característica peculiar, que os diferencia dos demais, que têm sua função administrativa, ou seja, por sua natureza, ele tem a função de servir à administração. Ele é a ferramenta do gestor para executar suas atividades rotineiras.

    Enquanto documentos de bibliotecas e museus têm as funções de informar, educar e entreter, os de arquivo têm a função de possibilitar a realização de atividade administrativa, sendo esta a sua razão de existir.

    Mesmo que eventualmente um documento tenha valor histórico, não foi esta a intenção original de sua criação.

    Gabarito : Letra "C"

     

    Por: Mayko Gomes

  • Gabarito Letra C

     

    *Valores documentais.

     

    *Valor administrativo: O valor administrativo, também chamado de primário, refere-se ao valor que o documento apresenta para o funcionamento da instituição. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação. É um valor temporário, ou seja, todo documento, em determinado momento de sua existência, perderá seu valor administrativo, quando atingir todas as finalidades que se possam esperar do mesmo para o funcionamento da instituição. Este valor também é chamado, por alguns autores, de valor funcional, em virtude de suas características.

    *valor primário

     

    VALOR PRIMÁRIO (Imediato): manifesta-se sob três diferentes tipos, ou seja:

    1. Valor Administrativo - documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão.

    Exemplos: Planos, Programas de Trabalho, Relatórios etc;

    2. Valor Jurídico ou Legal - documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais.

    Exemplos: Acordos, Contratos, Convênios etc;

    3. Valor Fiscal - documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesa geradas para atender às exigências governamentais.

    Exemplos: Notas Fiscais, Receitas, Faturas etc.

     

  • Gabarito letra C

     

    Arquivos corrente e o arquivo intermediário possuem valor primário, ou seja, valor administrativo.

     

    Já os arquivos permanentes têm valor secundário, ou seja, estão guardados por seu valor: Histórico, cultural, probatório ou informativo.  

     

  • OUTRA AJUDA A RESPONDER : 

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN - Em geral, documentos arquivísticos são reflexos de atividades administrativas, legais ou fiscais. ( CERTO)

  • é normal que a banca tente te confundir comparando a finalidade de bibliotecas e museus (primordialmente cultural, técnica, didática ou científica), com a finalidade dos arquivos, que é essencialmente funcional e administrativa. 

    Pense que os documentos são produzidos para registrar as informações das atividades que estão sendo produzidas, ou seja, são criados, primeiramente, para fins administrativos e funcionais.

  • Note que a questão pede a finalidade ORIGINAL.
  • A finalidade ORIGINAL sempre vai ser administrativa.

  • GABARITO c.

    c) CERTO. O documento é fonte de prova, de testemunho; ele serve para tomada de decisões do ponto de vista administrativo. 

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.