SóProvas


ID
1950685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos de arquivo da Secretaria de Defesa Social devem ser avaliados de acordo com seu valor

Alternativas
Comentários
  • 7. Valor primário e valor secundário dos documentos
    • valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
    • valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.
    Comentário:
    Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.
    Obs.: No capítulo referente à avaliação e destinação de documentos, voltaremos a falar sobre a valoração dos documentos.

     

    GABARITO C

    VALENTINI (2014)

  • Valor Primário de documentos : É o valor pela qual o documento foi criado com fins Adm,Legais e Financeiros.( Documentos Correntes e Intermediários).

    Valor Secundário de documentos: Quando os documentos não são mais utilizados mas continuam a ter valor como testemunho ou fonte de informação( Documentos Permanentes).

     

    GAB. LETRA C
       

  • Alternativa C.
    Todos os documentos devem ser avaliados de acordo com dois valores: primários ou administrativos; e secundários ou históricos.

  • Gabarito - Letra C

     

    Basicamente, o documento é guardado pela instituição enquanto possui valor. O valor, quando existir, se apresentará em uma das seguintes formas.

    Primário/ administrativo: refere-se aos documentos que a instituição mantém em sua guarda para dar suporte às atividades que realiza no dia a dia.

    Secundário/ histórico: refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente criados, uma vez que passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração.

    Élvis Corrêa Miranda - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS

  • Avaliar documentos consiste em identificar seu valores (primário ou secundário) e definir seus prazos de guarda.
     

    ARQUIVOLOGIA FACILITADA

  • GABARITO: C

    O documento só é guardado, preservado pela instituição, porque possui algum valor. Esse valor pode ser Administrativo ou Histórico.

    A arquivologia denomina o valor administrativo como VALOR PRIMÁRIO.

    A arquivologia denomina o valor histórico como VALOR SECUNDÁRIO.

  • VALOR PRIMÁRIO (ARQUIVOS CORRENTES E INTERMEDIÁRIOS)

    ADMINISTRATIVO

    LEGAL

    FISCAL

     

    VALOR SECUNDÁRIO ( ARQUIVO PERMANENTE)

    HISTÓRICO

    CULTURAL

    PROBATÓRIO

    INFORMATIVO

     

  • A questão trata da nomenclatura correta para se referir aos valores dos documentos. 

    Os documentos de arquivo podem possuir dois valores: valor primário e valor secundário.

    Já o valor secundário está presente em documentos que possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas. Esses documentos só podem ser encontrados nos arquivos permanentes, pois os documentos já cumpriram suas funções e foram recolhidos para o arquivo permanente, ao invés de serem eliminados, porque passaram a servir à administração de uma outra forma, que é constituindo seu patrimônio documental.

    a) Não existe valor cultural, existe a característica cultural, que contempla os documentos de valor secundário, assim como as características históricas, probatórias ou informativas. Prescritivo não é um valor. Errada. O correto seria valor primário e secundário. 

    b) São dois princípios arquivísticos, e não valores dos documentos. O correto seria valor primário e secundário.

    c) O valor primário está contido em documentos que possuem características administrativas, fiscais e legais. Esses documentos podem ser encontrados nos arquivos correntes e intermediários. Nos arquivos correntes, o valor primário é alto, pois as demandas às quais fundamentaram a produção dos documentos estão sendo desenvolvidas; nos arquivos intermediários, os documentos possuem valor primário reduzido, pois como a demanda já foi finalizada, as possibilidades de uso diminuem.

    Já o valor secundário está presente em documentos que possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas. Esses documentos só podem ser encontrados nos arquivos permanentes, pois os documentos já cumpriram suas funções e foram recolhidos para o arquivo permanente, ao invés de serem eliminados, porque passaram a servir à administração de uma outra forma, que é constituindo seu patrimônio documental. Certa.

    d) Secundário está correto, juntamente com o primário. Terciário não é um valor documental possível. Errada. 

    e)Terciário e quaternário não são valores documentais. O correto seria primário e secundário. Errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • LETRA C

    Primário e secundário