SóProvas


ID
1950754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um sinal observado na necropsia de vítimas de afogamento.

Alternativas
Comentários
  • sinais internos dos afogados verdadeiros são:

    (i) diluição de sangue;

    (ii) cogumelo de espuma que é expelido pela boca;

    (iii) manchas de Paltauf que são placas de sangue nos pulmões;

    (iv) plâncton e água nas vias respiratórias e digestivas; (v) presença de água nos ouvidos médios

  • SINAL DE PAUTALF

  • São sinais externos dos afogados:


    Baixa temperatura da pele - perda da temperatura corpórea para o

    líquido;


    Pele anserina - saliência dos folículos pilosos pela contratura dos músculos

    eretores dos pelos;


    Maceração da pele - principalmente nas mãos e pés;


    Manchas de hipóstases mais claras;


    Cogumelo de espuma - na boca e nas narinas, normalmente nas pessoas

    que reagiram dentro do líquido; não aparece em todos os casos de

    afogamento;


    Lesões pós morte produzidas por animais marinhos - pálpebras, lábios,

    nariz e pavilhões auriculares;


    Enrrugamento da pele dos mamilos e do saco escrotal;

    v' escoriações, equimoses ou ferimentos que denunciam a luta pela

    sobrevivência ou o impacto contra obstáculos


    Infiltração aquosa da pele.

  • Importante dizer que o cogumelo de espuma não é um sinal patognomônico de mortes por afogamento, nem em outros tipos de morte. Todavia, como dito por um colega, o sinal de Paltauf, este sim é um sinal patognomônico em mortes por afogamentos, prestar atenção para não confudir com as manchas de Tardieu. 

  •  Segundo Genival, “Sinais cadavéricos do afogado: Os sinais cadavéricos do afogado estão caracterizados pelos sinais externos e internos: Cogumelo de espuma. Em alguns casos, nota-se um cogumelo de espumas de tonalidade branca ou rósea sobre a boca e narinas, estendendo-se o líquido espumoso até a traqueia e os brônquios. Sua formação depende da entrada de água no interior das vias respiratórias, do muco e do ar, surgindo apenas nas pessoas que reagiram dentro da massa líquida. Só aparece nos cadáveres retirados cedo da água e quando os gases da putrefação põem para fora a espuma dos brônquios e da traqueia.". Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 345


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • Sobre a letra E:

    A expressão vitriolagem origina-se de vitríolo, denominação que é utilizada genericamente para substituir sulfatos, mais especificamente ácido sulfúrico. Portanto, crime de vitrolagem é aquele praticado mediante arremesso de ácido sulfúrico contra a vítima, com a intenção de lhe causar lesões viscerais e cutâneas gravíssimas e/ou mesmo colocá-la em perigo de vida. Caracteriza-se, assim, como crime de lesão corporal gravíssima, em decorrência da deformidade permanente causada pelo ácido, conforme dispõe o artigo 129, § 2º, IV, do Código Penal.

  • (A) incorreta! Faz alusão à fase gasosa da putrefação.

    (B) incorreta! Veremos ainda essa lesão na aula de Traumatologia Forense

    (C) CORRETA! Cogumelo de espuma pode ser observado frequentemente em vítimas de afogamento

     (D) incorreta, pois ocorre em casos de sufocação indireta.

    (E) incorreta, pois tem relação com agentes químicos que ainda não estudamos.

    Gabarito: C

  • a)ERRADO, a posição do Lutador é comumente associada ao estágio da putrefação denominado "Período Gasoso", no qual, pela expansão dos gases, o corpo tende a assumir tal posição, se desfazendo no período posterior.

    b)ERRADO, a lesão de Acordeão de Lassagne está associada a arma pequena que, introduzida com bastante força com uma trajetória longa, acaba por comprimir a parede abdominal.

    c)CORRETO, Ressalta-se que, já foi abordada em outras questões da cebraspe, o cogumelo de espuma não é um fator patognômico, ele deve ser avaliado com os demais fatores. Contudo, verdade seja dita: é um sinal geral da asfixia por submersão em meio líquido.

    d)ERRADO, a Máscara esquimótica é, geralmente, associada à lesões que comprimem a parede abdominal e o tórax (Genival Veloso). Normalmente os acidentes de soterramento.

    e)ERRADO, a vitriolagem está associada aos cáusticos.

  • A) cadáver em posição de lutador = morte causada por *queimaduras*, a quantidade de líquidos do corpo se esvai originando a diminuição do cadáver e este assume a posição de boxeador B) lesão de acordeão de Lacassagne = superfície do corpo é depressível, exemplo parede do abdome, a lâmina produz *lesão* mais profunda que o seu próprio comprimento C) GABARITO cogumelo de espuma = espuma expelida pela boca olhos e pulmões nos casos de *afogamento* é a penetração de líquido na árvore respiratória D) máscara equimótica de Morestin = sinal deixado na pele devido ao impedimento da passagem do ar por meio de *sufocação* cobrindo as vias aéreas E) vitriolagem = arremesso de ácido sulfúrico contra a vítima, gera *queimadura* e deformação da pele
  • Sufocação:

    a) sufocação direta- obstrução da boca e narinas ou obstrução da laringe e traqueia. (comum em casos de infanticídio);

    b) sufocação indireta- Compressão do tórax (homicida, acidental); máscara equimótica de Morestin. Bizzaro: um jogador comemora o gol quando seus colegas resolvem fazer um "montinho" (vários deitam sobre o jogador, que fica sem ar em razão do excesso de peso sobre seu peito - ainda que seu rosto esteja "livre" para respirar).