SóProvas


ID
1951258
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao Trítio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É geralmente designado pelo símbolo T, embora você deve simbolizar sistematicamente como 3H

    b) Isótopo de hidrogênio

  • Existem 3 isótopos conhecidos de hidrogênio, o prótio (H, que é o próprio hidrogênio), deutério (2H, geralmente chamado de D) e o Trítio (3H geralmente chamado de T), que apesar de terem características muito parecidas, possuem algumas características diferentes, como peso molecular, ponto de fusão e ebulição. Naturalmente, o hidrogênio encontrado na crosta terrestre é composto em quase sua totalidade por prótio (H), 0,0156% de deutério (2H) e uma quantidade extremamente baixa de trítio (3H).
     

    Deutério

    Descoberto por Harold Clayton Urey em 1931, o deutério é um isótopo de hidrogênio composto por um nêutron e um próton, que pode ser obtido através da destilação fracionada da água ou por eletrolise.

     

    O deutério é geralmente usado como um traçador isotópico em investigações de reações químicas e bioquímicas envolvendo hidrogênio, estudos espectroscópicos, e em forma de oxido (D2O), o deutério é usado como moderador em reatores nucleares, devido a sua eficiência em reduzir a energia dos nêutrons de fissão rapidamente, para energia térmica e, porque o deutério tem seção transversal muito menor de captura de nêutrons que a do hidrogênio (prótio) e, portanto, não reduz significativamente o fluxo de nêutrons.

     

    Trítio

    Descoberto em 1934 pelos físicos Ernest Rutherford , ML Oliphant, e Paul Harteck, o trítio é um isótopo radioativo de hidrogênio composto por um próton e 2 nêutrons, que tem possui uma meia-vida de 12,32 anos. 

     

    O trítio é produzido naturalmente na atmosfera superior, quando raios cósmicos se colidem com moléculas de nitrogênio no ar, e pode também ser produzido artificialmente através da reação entre o lítio-6 (6Li) e nêutrons em reatores de fissão nuclear.


    6Li+1n→4He+T

     

    O trítio é capaz de reagir com outras substâncias de uma maneira semelhante à de hidrogênio comum, porém a sua massa superior provoca diferenças nas propriedades químicas dos compostos formados.

     

    O trítio geralmente é usado em reatores de fusão nuclear, fabricação de dispositivos de auto-luminescentes (como sinais de saída em edifícios, aeronaves mostradores, medidores, tintas luminosas, e relógios de pulso) e em pesquisas de desenvolvimento de medicamentos.