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ID
1952233
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microprocessadores atuais implementam uma arquitetura que tira proveito do paralelismo na execução de instruções. O compilador traduz os programas para instruções de máquina, de forma que elas não tenham dependências entre si, permitindo que sejam executadas ao mesmo tempo, sem perda de lógica de processamento, e definindo como elas devem ser efetuadas simultaneamente. A esse respeito, é correto afirmar que a referida arquitetura denomina-se

Alternativas
Comentários
  • arquitetura VLIW (Very Long Instruction Word) – tira proveito do paralelismo em nível de instrução, pois executa um grupo de instruções ao mesmo tempo. Um compilador garante que as instruções e-Tec Brasil 36 Arquitetura de Computadores A tecnologia hiperthreading da Intel simula o dobro de CPUs, e aumenta o desempenho de um processador em torno de 10 a 20%. Apesar de parecer que há o dobro de CPUs, o desempenho é bem próximo ao número de CPUs reais, mas isto pode variar de acordo com a aplicação.  A abordagem VLIW depende dos próprios programas que fornecem todas as decisões em relação às instruções e como elas devem ser executadas simultaneamente. 

    http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/cafw/tecnico_informatica/arquitetura_computadores.pdf

  • Pessoal creio que a dúvida na questão seria a diferença entre a arquitetura Superescalar e a VLIW.

    a principal diferença entre processadores superescalares(despacho multiplo dinamico) e VLIW/EPIC(despacho multiplo estatico), é que no estatico muitas das decisões são formadas pelo compilador antes de executar o programa, e o dinamico são tomadas pelo processador no momento da execução.

    Conceito acima tirado do wikipedia, se alguém tiver o link de alguma outra fonte, por gentileza adicionar

  • A diferença entre VLIW e superescalar é que VLIW usa software para determinar quais instruções podem ser

    executadas em parelelo, ao contrário da superescalar que usa hardware.

    Fonte: http://www.ime.usp.br/~song/mac412/oc-cpu-av.pdf

  • Os microprocessadores atuais implementam uma arquitetura que tira proveito do paralelismo na execução de instruções. O compilador traduz os programas para instruções de máquina, de forma que elas não tenham dependências entre si, permitindo que sejam executadas ao mesmo tempo, sem perda de lógica de processamento, e definindo como elas devem ser efetuadas simultaneamente. A esse respeito, é correto afirmar que a referida arquitetura denomina-se 

    O que nos permite resolver a questão é a parte em negrito. O compilador define como as instruções devem ser efetuadas simultaneamente, característica exclusiva do VLIW.

  • Palavra de instrução muito longa (VLIW, do inglês very long instruction word): uso de instruções que contêm múltiplas operações. Múltiplas instruções contidas em uma única palavra,. Construída pelo compilador, que coloca operações que possam ser executadas em paralelo na mesma palavra;

     

    Superescalar: vários pipelines são construídos pela replicação de recursos da execução. Isto possibilita execução paralela de instruções em pipelines paralelos, assim que os hazards são evitados.

     

    Multithreading simultâneo (SMT): bancos de registradores são replicados para que várias threads possam compartilhar o uso dos recursos do pipeline. Instruções são enviadas simultaneamente através de múltiplas threads para unidade de execução de um processador superescalar.

     

    Fonte: Stallings;

    At.te

    Foco na missão

     

  • Superescalar Apoia-se em Hardware (para arbitrar dependência) e em Software (para gerar escalonamentos aproximados)

    VLIW (Apoia-se inteiramente em Software → Carga no COMPILADOR) → empacotam instruções independentes em uma única instrução.

    Fonte: Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores - Segunda Edição - página 500.

  • A técnica VLIW (instruções em palavras muito longas) consiste em criar “instruções de grande tamanho”, as quais podem “juntar” mais de uma das instruções de máquina de verdade. Quem faz esse “meio de campo”?

    O compilador! Ele, ao criar o código-objeto (a ser executado), utiliza um formato de instrução que inclui mais de uma delas na mesma “instrução” a ser buscada e decodificada pela CPU (processador). Para isso é necessário que o hardware possua mais unidades funcionais para as instruções do “pacote”.