SóProvas


ID
1952269
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O modelo relacional estabeleceu-se como o primeiro modelo de dados para aplicações comerciais. Existe uma base teórica indispensável para os bancos de dados relacionais, que possibilita um processamento eficiente das necessidades de informações dos respectivos usuários. A respeito dessa base teórica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta procedural (o usuário descreve os passos a serem executados) e formal a qual a técnica utilizada é fundamental para a extração de dados de um banco de dados, além de ser um conjunto de operações, os quais utilizam como recurso de entrada uma ou mais relações, produzindo então, uma nova relação. Neste contexto uma seqüência de operações forma uma expressão em álgebra relacional cujo resultado também produzirá uma relação (uma consulta).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A álgebra não é procedural, é funcional. 

  • A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

  • A) CORRETA: "A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado".

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

     

    B)ERRADO: As operações binárias(ou seja: entre duas entidades/tabelas diferentes) são a JUNÇÃO e a DIVISÃO.

    FONTE: Pág. 12 do https://www.ic.unicamp.br/~santanch/teaching/db/2016-2/slides/bd06-algebra-v04.pdf

     

    C)ERRADO: A operação PROJECT(ou projeção) é unária(como a seleção) e não binária(como somente são JUNÇÃO e a DIVISÃO). E a operação que permite seleção de tuplas(linhas) é a seleção. A projeção permite a seleção de colunas.

    FONTE: https://www.ic.unicamp.br/~santanch/teaching/db/2016-2/slides/bd06-algebra-v04.pdf

     

    D)ERRADO: "predicado é o conjunto de expressões lógicas que devem ser satisfeitas para uma linha que faça parte do subconjunto resultante". Logo não faz sentido falar em associação de informações de dois predicados.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_(%C3%A1lgebra_relacional)

    "Os predicados da álgebra relacional são condições utilizadas nas operações (expressões booleanas sobre os atributos das relações)".
    Fonte: http://www.ic.unicamp.br/~thelma/gradu/MC526/turma-2009/Slides-526/Aula08a-Algebra-Relacional.pdf

    "Um predicado é uma expressão que, quando atribuída a algum objeto, faz uma proposição verdadeira ou falsa. Por exemplo, “salário superior a US $ 50.000” é um predicado".
    Fonte: https://learningdatabase.com.br/category/provas/sql-server/70-761/

     

    E)ERRADO: As expressões básicas ou operadores primitivos, são a seleção, a projeção, produto cartesiano, a união, o renomear e a diferença:

    Operadores primitivos:

    Como em qualquer álgebra, alguns operadores são primitivos e os outros são derivados em termos dos primitivos. É útil que a escolha dos operadores primitivos se compare a casos comuns onde se faça uso dos operadores lógicos primitivos.

    Os cinco operadores primitivos de Codd na álgebra são o de seleção, a projeção, produto cartesiano (também chamado de produto cruz ou junção cruz), a união, e a diferença . Outro operador, renomear não foi aponte por Codd, (Na verdade, Codd omite o renomear, para proceder) mas a sua necessidade foi mostrada pelos inventores da ISBL. Estes seis operadores são fundamentais no sentido de que nenhum deles pode ser omitido sem perder poder expressivo. Muitos outros operadores foram definidos em termos destes seis. Entre os mais importantes são interseção, divisão e a junção natural. Na verdade a ISBL fez a substituição do produto cartesiano pela junção natural, dado que o produto cartesiano é um caso degenerado. Embora seja sabido que na lógica do E, OU e NÃO a escolha é um pouco arbitrária, Codd usou de escolha semelhantes para a sua álgebra.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_relacional