SóProvas



Questões de Álgebra relacional


ID
17974
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção em que são apresentadas duas operações fundamentais e unárias da álgebra relacional.

Alternativas
Comentários
  • Operações Fundamentais da Álgebra Relacional
    - SELECIONAR, RENOMEAR e PROJEÇÃO são operações UNÁRIAS.
    - As outras três operações (PRODUTO CARTESIANO, UNIÃO e DIFERENÇA) operam, cada uma, sobre um par de relações e são, portanto,
    portanto são chamadas de operações binárias.
    - As operações da Algebra relacional sempre operam sobre relações e devolvem como resultado uma relação.
  • Até por eliminação dá pra chegar à resposta. Levando-se em consideração que operações como Produto Cartesiano e União só podem ser usados em mais de uma tabela.

ID
27301
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando uma restrição de existência obrigatória é especificada em um diagrama E-R geralmente se aplica a opção de trigger referencial

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê a resposta correta é letra b. Por que não poderia ser letra d?
  • Acho que a questão quis dizer o seguinte:Sejam duas tabelas T1 e T2 com T2 se referenciando a T1. Se for obrigatória a existência de uma tupla em T1 para uma ou mais tuplas em T2 existirem, então têm-se que a chave estrangeira em T2 deve ter a declaração ON DELETE CASCADE, para que assim que a tupla da tabela referenciada (T1) for deletada, as que fazem referência a ela em T2 sejam deletadas em cascata.
  • Uma restrição de existência obrigatória indica que dados dois "tipos de entidades" A e B, uma entidade do tipo A só pode existir se estiver associada a uma entidade do tipo B. Isso é também chamado de "participação total". Nesses casos, quando há uma exclusão (DELETE) de uma entidade do tipo B, geralmente exclui-se também a(s) entidade(s) correspondente(s) do tipo A. Denomina-se essa ação "DELETAR EM CASCATA ou CASCADE ON DELETE".

    O mesmo raciocínio é seguido para o caso de alterações/atualizações da chave primária do tipo B. A chave extrangeira da entidade do tipo A correspondente geralemente deverá ser atualizada. Denomina-se "ATUALIZAR EM CASCATA ou CASCADE ON UPDATE".

    Tanto CASCADE ON DELETE quanto CASCADE ON UPDATE são definidas em triggers (gatilhos) no esquema do banco de dados e são disparados automaticamente quando há uma exclusão ou atualização.


ID
29110
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o seguinte enunciado para responder às questões de nos 31 a 34.
Uma empresa de geração de energia deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os tipos de energia com que
trabalha e os seus campos de geração. Cada tipo de energia possui um código (identificador único), um nome e uma descrição.
Além disso, cada campo de geração possui um código (identificador único), um nome, uma região e um valor médio por
kW. Assume-se que:
. cada campo de geração de energia é de um, e somente um, tipo de energia;
. pode existir mais de um campo de geração para cada tipo de energia;
. podem ser previstos alguns tipos de energia para os quais ainda não existem campos de geração.

Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente, para responder às questões de nos 33 e 34.

TipoEnergia (codigo, nome, descricao)
CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW)
observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração.

Qual diagrama de entidade relacionamento é adequado para modelar o problema?

Alternativas
Comentários
  • O texto desta questão está ilegível...
  • a afirmação "pode existir mais de um campo de geração para cada tipo de energia;" já responde a questão, visto que não há nenhuma outra alternativa, que não seja a (d), que especifique N campos de geração.
  • Lendo primeiramente da esquerda para direita:CADA TipoEnergia PODE ser gerado por NENHUM até VÁRIOS CampoGeracao.EX: Energia Elétrica gerada por vários métodos: eólica, barragem, nuclear...Lendo da direita para esquerda:CADA CampoGeracao PODE gerar NENHUM até UM TipoEnergia.Ex: Angra gera energia somente nuclear.

ID
72058
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Algumas regras de heurísticas vinculadas à álgebra relacional, como "execute as operações de seleção o mais cedo possível", "execute antes as projeções" e "evite os produtos cartesianos", são usualmente empregadas em sistemas gerenciadores de bancos de dados para a implementação de

Alternativas
Comentários
  • Um otimizador é um programa com a finalidade de escolher uma estratégia eficiente para avaliar uma data expressão relacional. Para realizar isso esse otimizador realiza os seguintes estágios no processamento de consultas.
    • Moldar a consulta em alguma forma interna: conversão da consulta original em alguma representação interna mais adequada. A representação interna mais utilizada e a árvore de consulta (álgebra relacional);
    • Converter para a forma canônica: execução de uma série de otimizações. Permitindo que ela seja expressa de vários modos distintos.
    • Escolher procedimentos candidados de baixo nível: Apos a conversão da representação interna da consulta. Este estágio ira considerar os índices, distribuição de valores de dados, etc. Sendo que para cada operação de baixo nível possível, o otimizador terá a sua disposição um conjunto de procedimentos de implementação predefinidos.
    • Gerar planos de consulta e escolher o mais econômico: elaboração dos planos de consulta e escolha do melhor (mais econômico). Cada plano de consulta é construído combinando - se um conjunto de procedimentos de implementação candidatos, um procedimento para cada uma das operações de baixo nível da consulta.
    Segundo Kort em sua 3 edição a otimização de consultas visa selecionar o plano de avaliação de consulta mais eficiente para uma consulta.

ID
143740
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados relacional, duas tabelas foram concatenadas de forma a atender uma determinada condição. O resultado dessa operação representa a operação relacional de:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Errei porque pensei que poderia ser UNION.
    A União elimina linhas duplicada.
    Alem disso, uma concatenacao para depois atendar a uma condicao (WHERE) só faz sentido mesmo no caso de um JOIN.
  • A resposta é Junção, para mim essa determinada condição seja a condição de junção, igualando a chave primaria com a estrangeira.
  • Para mim a justificativa da resposta também está no trecho "atender uma determinada condição". No caso do union não temos condição nenhuma sendo atendida, apenas as tabelas são concatenadas, já no caso da junção, as tabelas são concatenadas através de alguma determinada condição especificada na cláusula where. 

ID
153178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto a bancos de dados, sistemas gerenciadores de bancos de
dados e técnicas correlacionadas de modelagem de dados, julgue
os próximos itens.

Na álgebra relacional, a operação PROJECT serve para deduzir valores dos dados caso determinadas condições sejam satisfeitas.

Alternativas
Comentários
  • A Álgebra Relacional define operadores para atuar nas tabelas (semelhante aos operadores +, -, etc. da álgebra que estamos acostumados) para chegar ao resultado desejado.A forma de trabalho desta linguagem de consulta é a de pegar uma ou mais tabelas (conforme necessidade) como entrada de dados e produzirá uma nova tabela como resultado das operações.Funções da Álgebra RelacionalSão definidas nove operações para se trabalhar com álgebra relacional: * Union –União; Intersection– Intersecção; Difference– Diferença, Subtração; Product – Produto, Produto Cartesiano.Estas quatro operações são provenientes da teoria de conjuntos, da matemática. * Select– Seleção; Project– Projeção; Join– Junção; Divide – Divisão. Aplicam-se especificamente ao modelo de dados relacional. * Assignment– Designação, Atribuição. Operação de Projeção (Project)A operação de projeção é utilizada para selecionar determinadas colunas de uma relação. A operação é executada em apenas uma relação e o resultado é uma nova relação contendo apenas os atributos selecionados, eliminando-se as duplicidades.
  • Questão: Errado

    O Project não passa parâmentros, a questão queria confundir com o operador Select 
  • Complementando o comentário do Igor...

    Na Álgebra relacional o nome da operação de projeção é PROJECTION e não PROJECT.

    A de Seleção é SELECTION e não SELECT.

    Já vi questão ser anulada devido a esse pequeno erro.

    Abs

ID
161605
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando dois conjuntos de dados são concatenados de acordo com uma determinada condição, representa o resultado da operação relacional

Alternativas
Comentários
  • a) resposta correta!
    b) concatena vários resultados e não conjuntos.
    c) regras para determinar o que será mostrado na projeção.
    d) exibição dos valores de uma consulta
    e) relacionar tabelas
  • As operações binárias UNION e JOIN combinam conjuntos, mas este é baseada numa condição.
  • Ambas(junção e união combinam conjuntos), mas quando ele fala: ˜de acordo com uma determinada condição˜ significa está estabelecendo um condicional para junção das duas relações.
    Seria o "on" do select. Por exemplo:
    Select *
    from Tabela1 inner join Tabela2
    on Tabela1.id = Tabela2.id
    Gabarito: A
  • JUNÇÃO (|X|)

    É usada para combinar tuplas relacionadas de duas relações em uma única tupla “maior”.

    Apenas as combinações de tuplas que satisfaçam a condição de junção aparecem no resultado.

    Junção são operações relacionais Binárias

    Alternativa: A


ID
172630
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No estágio 2 de otimização dos sistemas relacionais, para transformação de expressões, pode-se aplicar a propriedade idempotência apenas nas operações da álgebra relacional

Alternativas
Comentários
  • Propriedades básicas de seleção

    Seleção é Idempotência (múltiplas aplicações de seleção não tem o mesmo efeito adicional além do primeiro), e comutativa (a ordem que as seleções são aplicadas em não tem qualquer efeito sobre o eventual resultado).

  • Na álgebra relacional, as operações de união, interseção e junção são idempotentes, isto é:
    A união A = A
    A interseção A = A
    A junção A = A

    União e Interseção é fácil entender porque são idempotentes. Pra explicar a mais complicada, junção, fica um exemplo. Os dois códigos abaixo retornarm absolutamente o mesmo resultado:

    SELECT * FROM `tb_assunto` a NATURAL JOIN `tb_assunto` b;
      SELECT * FROM `tb_assunto`;
  • No estágio 2 de otimização dos sistemas relacionais, para transformação de expressões, pode-se aplicar a propriedade idempotência apenas nas operações da álgebra relacional
     
     
     a) união, interseção e divisão.
     b) união, interseção e junção.
     c) união, junção e diferença.
     d) interseção, diferença e divisão.
     e) junção, diferença e divisão.

    Divisão eu não sei.
  • Para garantir que uma operação é idempotente, basta confirmar que nenhum valor de nenhum dos conjuntos será alterado individualmente após a operação. Caso altere, não será idempotente.
    União, intersecção e junção apenas fazem projeções dos valores dos conjuntos enquanto que diferença e divisão manipulam alterando e retirando tais valores dos conjuntos respectivamente.

ID
201388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando uma variável de relação R, diz-se que K é uma chave candidata de R se ela apresentar as propriedades de unicidade e irredutibilidade. A primeira propriedade garante que não há duas tuplas de R com o mesmo valor de K. Já a segunda, que nenhum subconjunto de K apresenta a propriedade de unicidade.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Irredutibilidade é uma propriedade da chave primária ou das chaves candidatas. Significa que nenhum subconjunto da chave possui a proprieade de unicidade.
  • É preciso ter uma maneira de especificar como as tuplas dentro de uma determinada relação são distinguidas. Isso é expresso em termos de chaves. Silberschatz define uma superchave como um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permite identificar unicamente uma tupla na relação (Propriedade de unicidade). Note que se K é uma superchave, então também será uma superchave qualquer superconjunto de K. (Ex. se cpf é uma superchave, cpf + nome também é uma superchave). Normalmente, o que nos interessa são superchaves mínimas pois superchaves (comuns) podem conter atributos desnecessários. Navarthe define superchaves mínimas como sendo uma superchave com a propriedade de irredutibilidade, ou seja, uma superchave da qual não podemos remover nenhum atributo e ainda mantemos a propriedade de unicidade. Essas superchaves mínimas são também chamadas de chaves candidatas. Existe ainda as chaves primárias, que é a chave candidata escolhida pelo projetista de banco de dados como o principal meio de identificar tuplas dentro de uma relação. Logo, a questão complica um pouquinho mas está correta.
  • O texto leva a entender que a condição para ser Chave Candidata é ser Única e Irredutível, mas uma Chave Candidata não deve ser também não-nula? Para mim, esta condição está furada!
  • Diego, a Chave candidata pode ser nula sim. Contanto que seja unica, ou seja, somente uma chave nula.
  • Considerando uma variável de relação R,
    Diz-se que K é uma chave candidata de R se ela apresentar as propriedades de unicidade e irredutibilidade.
    A primeira propriedade garante que não há duas tuplas de R com o mesmo valor de K. (certo)
    Já a segunda, que nenhum subconjunto de K apresenta a propriedade de unicidade. (certo)
  •  GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Na definição de DATE (2004, p. 233), um conjunto de atributos é dito chave se satisfazer as condições de:

    1) Unicidade: esta é a propriedade atendida pelas superchaves, isto é, para um dado conjunto de atributos não há na relação tuplas com valores iguais.

    2) Irredutibilidade: estabelece que não deve existir no conjunto de atributos chamado chave um subconjunto que tenha a propriedade de unicidade. Em outras palavras, além de seguir a primeira regra, a chave deve ser um conjunto mínimo de atributos.

    ABRA A IMAGEM PARA ENTENDER O EXEMPLO: https://prnt.sc/10l9db8

    Por exemplo, o conjunto {Codigo, Denominacao} não é uma chave, porque embora satisfaça a primeira regra (unicidade) acaba quebrando a segunda (irredutibilidade) – {Codigo} e {Denominação}, tomados separadamente, já identificam exclusivamente cada tupla na relação Cargos. O conjunto {Codigo} é um exemplo de chave, pois atende simultaneamente as duas condições acima.


ID
209392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que concerne a conceitos básicos de banco de dados, julgue os
itens a seguir.

Na terminologia do modelo relacional, os dados são considerados conjuntos de valores chamados domínios. O modelo relacional representa uma tentativa de descrever banco de dados por meio de conceitos matemáticos (álgebra relacional).

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver dados são conjuntos de valores chamados tuplas. Domínio são conjuntos de valores atômicos que determinam os possíveis valores de um determinado atributo.
  • Concordo com o Eduardo, essa questão poderia ser consederada errada só pelo inicio, indicando que conjunto de valores são chamados dominio e não tuplas.

  • dados são conjuntos de valores chamados tuplas. Domínio são conjuntos de valores atômicos que determinam os possíveis valores de um determinado atributo.

  • CORRETO

    Para o cespe quando fala genericamente domínio = coluna = atributo = campo!!

    Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MEC Prova: CESPE - 2011 - MEC - Analista de Processos

    No modelo relacional, os dados são representados, independentemente de seus tipos, em forma de tabelas (relações), ou seja, por meio de linhas (tuplas) e colunas (domínios).Certo!

    Quando ela é específica:

    Q590090

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-MT Prova: CESPE - 2015 - TRE-MT - Analista Judiciário - Análise de Sistemas

    domínio é um conjunto de valores em que cada valor é indivisível.Certo!

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Segundo o Navathe :

    O modelo relacional foi introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em 1970, em um artigo clássico (Codd, 1970) que imediatamente atraiu a atenção em virtude de sua simplicidade e base matemática. O modelo usa o conceito de uma relação matemática — algo como uma tabela de valores — como seu bloco de construção básica e tem sua base teórica na teoria dos conjuntos e na lógica de predicados de primeira ordem.

    As operações de álgebra relacional e introduz a notação de cálculo relacional para dois tipos de cálculo — o de tupla e o de domínio.

    Conclui-se então que o MR = teoria de conjuntos e também = uma relação matemática ,que será representada pela algebra relacional nas suas operações.


ID
211006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de técnicas de normalização.

Se os valores de atributos forem atômicos, ou seja, estiverem vinculados a um modelo relacional unitário, então nem todas as relações estarão normalizadas ou na primeira forma normal (1FN), segundo definido pela álgebra relacional.

Alternativas
Comentários
  •  Se todos os valores de atributos forem atômicos, ou seja, caso não exista mais de um valor para um dado registro do banco de dados. Então a primeira forma normal (1FN) estará satisfeita.

    Por exemplo, se uma tabela usuario tiver o campo telefone, o usuário pode ter mais de um telefone (fixo e celular), por exemplo, então existe uma denormalização. Seria necessário desmembrar o campo telefone na forma de uma outra tabela permitindo que o atributo telefone se torne atômico.

  • Valores de atributos atômicos não significa que eles estão "vinculados a um modelo relacional unitário". Significa, tão somente, que os valores de atributos não contem dados referentes a mais de um atributo, tudo em um só campo.
  • O que significa "Modelo Relacional Unitario" ?
  • ERRADO

    1 - Nem todas as relações estarão normalizadas = CERTO (o banco de dados na 1FN ainda não está normalizado, nas demais etapas ainda continua o processo)

    2 - “ou na primeira forma normal (1FN)” = ERRADO (Se os atributos forem atômicos, estará satisfeita a primeira forma normal)


ID
211009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando aspectos de relacionamentos por meio da aplicação
de conceitos de álgebra relacional, julgue os itens a seguir.

Uma transação efetivada com sucesso é denominada commit, enquanto roll back consiste em uma transação desfeita.

Alternativas
Comentários
  • gabarito preliminar: C
    gabarito definitivo: - Deferido com anulação
    justificativa: O item permite mais de uma interpretação possível, razão pela qual se opta por sua anulação.

  • Na minha opinião a questão está ERRADA.
    Uma transação efetivada com sucesso é denominada COMMITED, não commit, que é o nome do comando que viabiliza a efetivação da transação.

ID
211012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando aspectos de relacionamentos por meio da aplicação
de conceitos de álgebra relacional, julgue os itens a seguir.

A interseção X INTERSECT Y, em que X e Y são duas relações, é o conjunto de todas as tuplas pertencentes a ambas as relações X e Y.

Alternativas
Comentários
  •  Seria o equivalente ao Inner Join em duas tabelas! Pega a interseção das duas!

  • Há algum tempo escrevi um artigo sobre isso:

    http://blog.tiagopassos.com/2011/12/06/exemplos-praticos-de-conjuntos-utilizando-uniao-union-intersecao-intersect-e-diferenca-except-com-o-postgresql/

  • Segundo Navathe, álgebra relacional é o conjunto básico de operações para o modelo relacional.
     
    Vamos ver agora algumas operações:

    Seleção (SELECT) - é usada para selecionar um subconjunto de tuplas (linhas da tabela) de uma relação que satisfaça uma condição de seleção. É uma operação unária, pois atua em apenas uma relação.

    Projeção (PROJECT) - é usada para selecionar certas colunas da tabela e descartar outras. Também é uma operação unária.

    Sendo Y duas relações, então podemos ter as operações:

    União (UNION) - o resultado da operação X UNION Y é uma relação que engloba todas as tuplas que estão em X, ou em Y, ou em ambas. Lembre-se de que as tuplas repetidas são eliminadas.

    Subtração (MINUS) - o resultado da operação MINUS é uma uma relação que engloba todas as tuplas que estão em X, mas não estão em Y.

    Interseção (INTERSECTION) - o resultado de INTERSECTION é uma relação que engloba todas as tuplas que estão em ambas, X e Y.

    Questão CORRETA.

  • MATEMÁTICA FAZENDO A BOA.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Podemos definir as três operações UNIÃO, INTERSECÇÃO e SUBTRAÇÃO sobre duas relações compatíveis na união, R e S, como se segue:

    UNIÃO: O resultado dessa operação, indicada por R ∪ S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R ou em S ou tanto em R quanto em S. As tuplas duplicadas são eliminadas.

    INTERSECÇÃO: O resultado dessa operação, indicada por R ∩ S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão tanto em R quanto em S.

    DIFERENÇA DE CONJUNTO (ou SUBTRAÇÃO): O resultado dessa operação, indicada por R – S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R, mas não em S.

    .

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS. NAVATHE - 6ª EDIÇÃO, PÁGINA 102.


ID
240622
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando que:

(I) Um professor pode ministrar mais de uma disciplina.
(II) Uma mesma disciplina pode ser ministrada por diversos professores.
(III) Cada aluno assiste uma disciplina com um único professor.

Para responder à questão: que disciplina o aluno assiste com qual professor?, é necessário estabelecer

Alternativas
Comentários
  • (I) Um professor pode ministrar mais de uma disciplina.
    (II) Uma mesma disciplina pode ser ministrada por diversos professores.

    Logo, vários professores podem lecionar várias disciplinas assim como várias disciplinas podem ser lecionadas por vários professores(relacionamento muitos-para-muitos, N-M). 
    (III) Cada aluno assiste uma disciplina com um único professor.  

    Creio que o gráfico abaixo elucide melhor esta questão:

    http://img33.imageshack.us/img33/2750/63293274.jpg

     

    Bons estudos!

  • É sempre possível substituir um relacionamento ternário, por vários relacionamentos binários distintos.

    Entretanto, nem sempre é possível representar as restrições impostas a um relacionamento ternário, em relacionamentos binários.

    Vejam a questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/bac706f2-9a

    "Pretende-se derivar um relacionamento ternário totalmente n:m em tabelas lógicas relacionais normalizadas na 3FN. Esta operação deverá gerar corretamente"

    A resposta:

    3 relações, uma para cada entidade, além da entidade associativa, com as chaves de cada uma das três entidades.
  • [professor]--------------[<>]-----------[disciplina]

                                       |

                                     <>

                                       |

                                  [aluno]    


ID
263713
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No modelo E-R, os tipos de entidade são

Alternativas
Comentários
  • A - Faz referência à cardinalidade
    B - Faz referência à valoração de um atributo e não à entidade
    C - Correto
    D - Mistura letra A com C
    E - Mistura A, B e C
  • Achei a questão um pouco fraca. FCC sempre cobra muito "decoreba" mesmo.
    a) Acredito que esteja referindo-se ao grau do relacionamento. Ex.: 2 entidades envolvidos em um determinado relacionamento, o torna binário. 3 entidades = relacionamento ternário. Mesmo assim teria que ser unáriO, bináriO, n-áriO.
    b) monovalorado e multivalorado são conceitos de atributos.
    c) não conheço o conceito normal. Em Navathe e Elmasri o conceito utilizado é fraco, forte, e também o associativo. Mas parece a alternativa "mais correta".
    d) mistura de coisas.
    e) mistura de coisas também.
  • corrigindo o benjamim pinto, a letra a) faz referencia à relacionamento e nao cardinalidade.
  • Só pra dar uma clareada quanto à diferença entre Grau e Cardinalidade (ambos referem-se a relacionamento).

    Segundo ELMASRI e NAVATHE (Sistemas de Banco de Dados - 5ª  edição):

    Grau de um Tipo Relacionamento é o número de tipos de entidades que participam desse relacionamento. Um tipo relacionamento de grau dois é chamado BINÁRIO, e um de grau três, TERNARIO. (página 45).

    Razão de Cardinalidade - especifica o número máximo de instâncias de relacionamentos em que uma entidade pode participar. Ex: Cardinalidade 1:N. (página 46).
  • Modelagem Entidade Relacionamento:

    BINÁRIO
    : Relacionamento entre duas entidades. É o grau de relacionamento mais comum. (Ex.: ALUNO - CURSO: Matriculado)

    TERNÁRIO: Relacionamento entre três entidades (Ex.: CIDADE – DISTRIBUIDOR – PRODUTO: Distribuição)

    UNÁRIO: Relacionamento entre uma entidade e ela mesma (Ex.: FUNCIONÁRIO: Supervisão)


ID
287620
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de operação de projeção em álgebra relacional, analise as seguintes afirmativas:

I. A projeção em álgebra relacional é aplicada a uma relação simples.

II. A projeção em álgebra relacional remove implicitamente as tuplas duplicadas presentes na relação resultante.

III. A projeção em álgebra relacional é comutativa.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Álgebra relacional: Operadores

    PROJECTION (π)(operador unário)
    Retorna um subconjunto do conjunto de atributos, contendo aqueles que correspondem ao critério fornecido
    É uma operação idempotente e não-comutativa
    Elimina duplicatas
    Corresponde a instrução SQL SELECT

    SELECTION(σ)(operador unário)
    Retorna um subconjunto do conjunto de tuplas, contendo aquelas que correspondem ao critério fornecido
    É uma operação idempotente e comutativa
    Corresponde a instrução SQL WHERE


     
  • Fiquei com dúvida nessa afirmação????

    II A projeção em álgebra relacional remove implicitamente as tuplas duplicadas presentes na relação resultante. 

    Pelo meu entendimento, não seria seria "explicitamente" ao invés de "implicitamente". O comando SELECT DISTINCT é opcional o que tornaria a eliminação de duplicadas de forma não implícita. Ou seja, a princípio o SELECT retornaria todas as tuplas e a remoção dos duplicados seria implicita com a utilização do DISTINCT.

  • Rodusa, você está confundindo SELECT do SQL com o SELECÃO da Álgebra Relacional. O SELECT do SQL equivale à PROJEÇÃO da Álgebra Relacional e ambos são para selecionar atributos de uma relação.

    []s
  • Fiquei em dúvida com relação ao significado de Idempotente citado pelo Marcelino.

    Segue o significado:
    É a propriedade que algumas operações têm de poderem ser aplicadas várias vezes sem que o valor do resultado se altere após a aplicação inicial.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Idempot%C3%AAncia
  • Alguém poderia comentar cada um dos itens, por favor.
  • I. A projeção em álgebra relacional é aplicada a uma relação simples. 
    Sim. Isso significa que ela recebe apenas uma relação como variável de entrada, fato que torna a projeção uma operação unária.
    II. A projeção em álgebra relacional remove implicitamente as tuplas duplicadas presentes na relação resultante. 
    Sim. Em álgebra relacional, diferentemente do padrão SQL/ANSI, uma operação de projeção elimina as tuplas duplicadas de forma implicita.
     
    III. A projeção em álgebra relacional é comutativa. 
    Não. Por comutativa entende-se o fato de a ordem dos operandos não alterar o resultado final, ou seja, a ordem dos fatores não altera o produto. Em uma projeção, caso altere a ordem das colunas o resultado será diferente, sempre retornando as colunas na ordem em que foram inseridas na operação. Para exemplificar:
     
    π a,b  ≠ π b,a

ID
287623
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de operação de União e Diferença, analise as seguintes afirmativas:

I. A operação de União não é comutativa.

II. A operação de União executa a união de duas relações compatíveis.

III. A operação de Diferença não é comutativa.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Date, as operações UNION, INTERSECT, TIMES E JOIN (mas não MINUS, aqui chamada de Diferença) são comutativas, ou seja, as expressões
    a UNION b
    e
    b UNION a
    são logicamente equivalentes.
  • Em matemática, comutatividade é uma propriedade de operações binárias, ou de ordem mais alta, em que a ordem dos operandos não altera o resultado final. Ou popularmente, onde a ordem dos fatores não altera o produto.
    E mesmo na aritmética existem exemplos de operações que não são comutativas, como a subtração e Divisão. "http://pt.wikipedia.org/wiki/Comutatividade"

    União (Union)

    O operador de união cria uma relação partindo de duas outras, levando as tuplas comuns e não comuns a ambas, desta forma aparecerão no resultado somente linhas únicas de uma ou outra relação e as informações duplicadas aparecerão somente uma vez.

    Uma característica é que somente é possível utilizar este operador caso as tabelas de origem possuam compatibilidade de união, ou seja, as tabelas devem ser equivalentes e gerem o mesmo tipo de resultado.

    "http://www.sqlmagazine.com.br/Colunistas/RicardoRezende/04_AlgebraRelacional_P1.asp"

    Sabendo isso é possível resolver a questão.

  • Acerca de operação de União e Diferença, analise as seguintes afirmativas: 
     
    I. A operação de União não é comutativa. (É comutativa, tanto faz A U B ou B U A)
     
    II. A operação de União executa a união de duas relações compatíveis. (Devem possuir as mesma colunas)
     
    III. A operação de Diferença não é comutativa. (Correto, A - B é diferente de B - A)
     
    Podemos afirmar corretamente que: 
     a) Todas as afirmativas estão corretas.
     b) Todas as afirmativas estão incorretas.
     c) Apenas a afirmativas I e II estão corretas.
     d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • A explicacao do colega acima foi perfeita. So adicionando alguns comentarios:
    Definiçao: comutatividade é uma propriedade de operações binárias, em que a ordem dos operandos não altera o resultado final.
    Somente é possível utilizar este operador caso as tabelas de origem possuam compatibilidade de união, ou seja, as tabelas devem ser equivalentes e gerarem o mesmo tipo de resultado. A união permite realizar a operação entre duas tabelas contendo atributos diferentes, quando esta possuir o número e o tipo de atributos semelhantes, possibilitando a compatibilidade da união.
    E segundo Silberchatz, 2006:
    Para q 1 operacao de uniao "r U s" seja valida, sao exigidas 2 condicoes:
    1) as relacoes precisam ser da mesma aridade(msm nro de atributos).
    2) os dominios do io atributo de r e do io atributo de s precisam ser o msm, para todo i.
    Ou seja, precisamos garantir q as unioes sejam tomadas entre relacoes compativeis(ex.: nao faz sentido a uniao de cliente e cidades).
    E a operacao de diferencao nao eh comutativa.

  • Pessoal, ainda não entendi por que a alternativa I está incorreta.
    Imaginemos as tabelas e os registros abaixo:
    Pessoa_fisica(id, cpf, nome)
    Pessoa_juridica(id, cnpj, razao_social)

    pessoa_fisica:
    (1, 111.222.333.44, Maria)
    Pessoa_juridica
    (1, 57.038.832/0001-14, empresa xpto)

    select id, cpf, nome from pessoa_fisica
    UNION
    select id, cnpj, razao_social from pessoa_juridica, resulta em:
    nome das colunas: id, cpf, nome
    valores retornados:
    (1, 111.222.333.44, Maria)
    (1, 57.038.832/0001-14, empresa xpto)

    select id, cnpj, razao_social from
    pessoa_juridica
    UNION
    select id, cpf, nome from pessoa_fisica resulta em:
    nome das colunas: id, cnpj, razao_social
    valores retornados:
    (1, 57.038.832/0001-14, empresa xpto)
    (1, 111.222.333.44, Maria)

    O complicado é que fui procurar no Navathe e, de fato, na página 102 do livro da 6a. edição ele afirma que as operações de união e interseção são comutativas. No entanto, na mesma página ele dá brecha à dúvidas quando diz: "Adotaremos a convenção de que a relação resultante tem os mesmos nomes de atributo da primeira relação R". Ora, se os nomes dos atributos da relação resultante não são sempre os mesmos, como a operação de união pode ser comutativa, independentemente de executarmos A Union B, ou B Union A, tendo A e B, nomes de atributos diferentes?
    Esse é o tipo de questão que eu aceito o gabarito, por estar em algum livro renomado, mas não concordo.


ID
345373
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito da álgebra relacional, assinale a opção que preenche, respectivamente, as lacunas abaixo.

A álgebra relacional é uma linguagem de consulta ___________ que consiste em um conjunto de _________ tendo como entrada uma ou duas ___________ e produzindo, como resultado, uma nova ___________.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
345376
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à classi?cação das operações fundamentais da álgebra relacional, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

1 – primária
2 – binária

( ) select
( ) union
( ) set difference
( ) project
( ) rename

Alternativas

ID
345379
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta os símbolos utilizados para representar as operações de álgebra relacional Select e Project, respectivamente.

Alternativas

ID
363034
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

As entidades e o respectivo relacionamento do tipo empregado (E) e seus dependentes (D) serão implementados em um SGBD relacional normalizado como tabelas D e E, sendo que

Alternativas
Comentários
  • O relacionamento entre Empregado e Dependente é identificador, ou seja, a entidade Dependente  terá como identificador, alem do atributo de sua própria tabela o atributo chave estrangeira da tabela Empregado. A regra para implementação de relacionamentos identificadores é:

    Para cada relacionamento identificador, é criada uma chave estrangeira na tabela que implementa a entidade identificada pelo relacionamento identificador. Esta chave estrangeira é formada pelas colunas da chave primaria da tabela referenciada como chave estrangeira.


    Resumindo, A chave primaria da tabela dependente é composta pelas colunas Ex. CodEmpr (chave estrangeira que implementa o relacionamento identificador) e NoSeq (Coluna que implementa o atributo identificador numro de sequencia da entidade Dependente.
  • A explicação do colega foi muito boa.
    Uma observação a ser feita acerca da quesão é que o enunciado  não dá detalhes acerca das restrições entre E e D, portanto, pode-se considerar a possibilidade que um dependente esteja vinculado a mais de um empregado ("muitos para muitos"), o que tornaria a alternativa A mais plausível.

  • No Diagrama, o atributo identificador é representado por uma linha mais densa(entre o relacionamento e a entidade dependente).
    Na composição da chave primária da tabela dependente teremos as colunas número sequencia e código.
    Código é chave primária na tabela Empregado.
    O atributo identificador é utilizado,geralmente, nos casos de Entidade Forte x Entidade Fraca.
  • Conceito de Entidade Fraca, onde a chave da entidade Dependente é composta pela chave de Empregado.
  • A alternativa 'A'  esta MAIS CORRETA que a ''B"  Não é obrigatório que a chave primaria de Empregados faça parte da chave primária de Dependentes. Conforma citação do colega feita acima:
    Para cada relacionamento identificador, é criada uma chave estrangeira na tabela que implementa a entidade identificada pelo relacionamento identificador. Esta chave estrangeira é formada pelas colunas da chave primaria da tabela referenciada como chave estrangeira. 

    Como se pode notar, a chave ESTRANGEIRA da tabela Dependentes deve conter a chave PRIMARIA da tabela Empreagados, mas não existe nada que fale que a chave PRIMARIA da tabela dependentes também deve conter a chave PRINARIA de empregados.
  • Concordo com Lucas! Não tem nenhum detalhe específico que deixe claro que não seja um simples relacionamento, onde, um empregado tenha um ou mais dependentes.
    Então, pela lógica, cod_empregado é adicionado como atributo na entidade "dependentes" apenas como uma chave estrangeira...
  • A FK não precisa fazer parte da PK do Dependente a não ser que a relação seja NN, o que não está claro na questão. Considerando que estamos avaliando sob a perspectiva da Empresa, normalmente um Dependente está associado a apenas um Empregado. Neste caso a opção A estaria correta.

    Por outro lado, já que esta relação não está clara na questão, a opção mais segura seria considerar NN, situação totalmente possível. Neste caso, B seria correta.
  • Não consegui entender, muito bem esta questão. 
    Então quer dizer que: A entidade Dependente tem um relacionamento fraco e não necessita de PK..? as suas chaves são as chaves PK da tabela Empregado??

ID
392176
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base na álgebra e cálculo relacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comutativa: a ordem das parcelas não altera.
    Associativa: de três ou mais parcelas de números naturais quaisquer, é possível associar as parcelas de quaisquer modos.

    Seleção σ é um operador comutativo.

    União e Interseção U e I são operadores comutativos e associativos.

    Diferença: O operador – não é comutativo nem associativo.



ID
456220
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As operações da álgebra relacional Seleção, Projeção e Produto Cartesiano são implementadas na linguagem SQL, respectivamente, pelas cláusulas

Alternativas
Comentários
  • Select = Projeção de colunas
    Where = Seleção de linhas
    From = Produto Cartesiano

    http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.deamo.prof.ufu.br%2Farquivos%2FOtimizacao1.ppt&ei=7OrWTv_-B8i_gQeTu5m8Bw&usg=AFQjCNHF_ilovyw4CTc-zJlc_FygD3WGhw
  • Questão correta letra C. Silberschatz diz que o fato do termo select na SQL possuir um significado diferente do que a seleção na álgebra relacional é um fato histórico infeliz. E é lógico que a FCC iria usar isso pra lascar a gente =P.  Enfim, ele ainda diz que a estrutura básica de uma expressão SQL consiste em três cláusulas: select, from e where.
    - A cláusula select corresponde á operação projeção (π) da álgebra relacional.
    - A cláusula from corresponde á operação de produto cartesiano (x) da ágebra relacional.
    - A cláusula where corresponde ao predicado de seleção (σ) da álgebra relacional.

    (Fonte: Sistema de Banco de Dados, 5 ed, Silberschatz, pg 54)
  • ok entendi o significado frente à algebra, mas não entendi o porque dessa ordem?, penso eu que seria, select, where, from...e não Where , select, from.
    alguém pode me explicar?
    obrigado 
  • Carlos,

    Aqui, Select não é seleção. Where é.

  • Ja errei muito isso

     

    2016
    O produto cartesiano é o resultado da combinação de mais de uma tabela, havendo pelo menos uma coluna em comum entre elas, de maneira que se apresentem os registros que constam simultaneamente em todas as tabelas.
    errada


ID
515749
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No âmbito da álgebra relacional, os símbolos π  (Pi) e σ (Sigma) são utilizados, respectivamente, em operações de

Alternativas
Comentários
  • Operação seleção É usada para selecionar um subconjunto de tuplas de uma relação que satisfaça uma condição de seleção. Também pode ser visualizada como uma participação horizontal da relação em dois conjunto de tuplas - aquelas tuplas que satisfazem a condição e são selecionadas, e as tuplas que não satisfazem a condição e são descartadas.

    Operação Projeção: Seleciona certas colunas da tabela e descarta outras. Pode ser visualizado como um particionamento vertical da relação em duas relações: um com as colunas necessárias (atributos) e outra com as colunas descartadas.

  • No âmbito da álgebra relacional, os símbolos p (Pi) e s (Sigma) são utilizados, respectivamente, em operações de 

    OBS: Lembrando que esses simbolos estão totalmente errados.
     
     a) reunião ou seleção; e intersecção ou projeção.
     
     b) projeção ou particionamento horizontal; e seleção ou particionamento vertical.
     
     c) projeção ou particionamento vertical; e seleção ou particionamento horizontal.
     
     d) seleção ou particionamento horizontal; e projeção ou particionamento vertical.
     
     e) seleção ou particionamento vertical; e projeção ou particionamento horizontal.

    PI:
    Projeção, considerada como particionamento vertical;
    Sigma:   Seleção, considerada como particionamento horiozontal;

     
  • Mnemônico:
    Pi~Projeção
    Sigma~Seleção
    Ro~Renomear
  • Lembre!

    Particionamento Horizontal: O que é horizontal em uma relação? As tuplas! Seleção.
    Particionamento Vertical: O que é vertical em uma relação? As colunas!  Projeção.
  • a) Reunião .... kkkkk


ID
533977
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em Álgebra Relacional,

Alternativas
Comentários
  • a) não conheço essa operação;
    b) correto
    c) a operação projeção é unária retorna um conjunto de colunas
    d) conheço por produto cartesiano mas, tudo bem, permite combinar informações de quaisquer duas ou mais relações
    e) não conheço essa operação

  • Esta questão está abordando o tópico de álgebra relacional em banco de dados, vamos lá:

    As operações que são unárias são:

    SELEÇÃO, PROJEÇÃO e RENOMEAÇÃO que neste caso é a PROJEÇÃO na alternativa A.

    PROJEÇÃO:
    É usada para retornar a própria relação argumento, mas com certos atributos(colunas) deixados de fora.

    As operações são definidas em dois(2) blocos, como segue abaixo:

    Operações fundamentais:
    SELEÇÃO (Unária), PROJEÇÃO (Unária), PRODUTO CARTESIANO (Binária), RENOMEAÇÃO (Unária), UNIÃO (Binária),
    DIFERENÇAS DE CONJUNTOS (Binárias).


    Operações derivadas das fundamentais: INTERSECÇÃO DE CONJUNTOS, JUNÇÃO, DIVISÃO, ASSIGNMENT.


  • Segundo Date - Livro de Sistemas de Banco de Dados:

    Produto Cartesiano: Retorna uma relação contendo as tuplas possíveis qeu são uma combinação de duas tuplas, uma tupla pertencente a cada uma de duas relações  especificadas.


ID
579550
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

É uma operação que produz uma combinação entre as linhas de uma tabela com as linhas correspondentes de outra tabela, sendo, em princípio, correspondente a uma seleção pelos atributos de relacionamento sobre um produto cartesiano dessas tabelas. Na álgebra relacional, trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Junção natural ( |x| )

    Junção natural é uma operação binária que é escrita como (R |x| S) onde R e S são relações. O resultado da junção natural é uma tabela com todas as combinações das tuplas em R e S que seu atributos em comum são iguais.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_relacional#Jun.C3.A7.C3.A3o_natural_.28.29
  • Complementando o comentario do colega,

    Opção a errada pois o sibolo de junção é |X|
                b certo
                c errado pois esta representado como junção, o simbolo é  A \cap B
                d projeção é representado por π e nao por sigma σ
                e projeção é representado por π e nao por ? que eu acredito nao ter significado algum na algebra relacional
  • No livro de Elmasri/Navathe "Sistemas de Banco de dados" ele afima que o natural join ou junção natural é representada pelo símbolo * e não pelo símbolo |x|. Cabe recurso. (pág 115)
  • Junção (Join)
    • Retorna a combinação de tuplas de duas relações R1 e R2 que satisfazem um predicado
    • Notação
    relação1  Χ relação2

ID
661834
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O resultado de uma consulta ao banco de dados, na qual foram relacionados todas as linhas com apenas os atributos desejados na consulta, é obtido por uma operação da algebra relacional denominada:

Alternativas
Comentários
  • "foram relacionados todas as linhas com apenas os atributos desejados na consulta"

    com apenas os atributos desejados na consulta - leia-se colunas desejados na consulta

    Projeção possibilita a escolha de colunas específicas.

     

    Gabarito: d)


ID
696514
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere a seguinte tabela de um banco de dados.

TAB_FUNC = {COD_FUNC, NOME, COD_DEP, SAL}


Uma expressão da álgebra relacional representando a tabela formada pelos códigos (COD_FUNC) e nomes (NOME) dos funcionários que ganham salário (SAL) entre 1000 e 3000 reais e trabalham no departamento de código (COD_DEP) 3 é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: Letra A.
    é a operação de Projeção, que equivale SELECT no SQL.
    é a operação de Seleção, que equivale a cláusula WHERE no SQL.
    A tabela resultante deve ter duas colunas (COD_FUNC e NOME): COD_FUNC, NOME.
    Os filtros da tabela resultante são: SAL entre 1000 e 3000 e o COD_DEP igual a 3: SAL >= 1000 & SAL <= 3000 & COD_DEP = 3.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_relacional
  • Gabarito A;

    Operação de projeção(coluna - π)  e seleção (linha - σ) juntas:

    π<nome_atributos>(σ<predicado>(nome da relação))

    Bons estudos! ;)

  • Basta ver o enunciado: "tabela formada pelos códigos (COD_FUNC) e nomes (NOME)". Essas eram as duas colunas que deveriam ser exibidas. As outras são apenas critérios de Seleção. 

    Portanto, é suficiente perceber que só a letra A possui a Projeção dos dois campos pedidos, sendo o gabarito da questão.

  • π - seleciona as colunas

    σ - seleciona as linhas

    Pelo formato de cada símbolo é possível saber sua função.

    Bons estudos!


ID
702937
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre Funções agregadas e Agrupamento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O agrupamento de tuplas em uma relação, a partir do valor de alguns de seus atributos não costuma ser uma necessidade frequente para aplicação de uma função de agregação.

II. O primeiro tipo de requisito que não pode ser expresso na álgebra relacional básica é para especificar as funções matemáticas agregadas em coleções de valores do banco de dados.

III. As funções mais comuns aplicadas em coleção de valores numéricos incluem SOMA, MÉDIA, MÁXIMO e MÍNIMO.

IV. Essas funções podem ser utilizadas em consultas de estatística simples, que resumem as informações das tuplas do banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • I - Exatamente o oposto. Se não lembrarem de Álgebra relacional, basta lembrar de SQL. Normalmente para utilizar uma função de agregação na cláusula  SELECT  (e.g. SUM, AVG, MAX, MIN, COUNT, etc...) é necessário uma cláusula GROUP BY (a única exceção é quando deseja-se agregar a tabela inteira)

    II - Não entendi muito bem a afirmativa, até onde sei durante a agregação da álgebra relacional, devemos definir as funções agregações aplicadas e suas restrições (em SQL seria as cláusulas HAVING). Alguem saberia explicar melhor? obrigado

    De qualquer forma a única alternativa que não possui a opção I é a letra d
  • IV. Essas funções podem ser utilizadas em consultas de estatística simples, que resumem as informações das tuplas do banco de dados. 

    Vão me desculpar, mas as funções agregadas, resumem as informações das colunas, não das tuplas. Esse "tuplas" ficaria muito mais feliz se fosse substituído por "tabelas".

  • Não entendi o II. O primeiro requisito não expresso na álgebra relacional básica é para as funções matemáticas. Num select, por exemplo? É isso?


ID
770338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de álgebra relacional.


Considere um banco de dados com as seguintes tabelas e campos, representados na forma de um pseudo código.

cliente (nomecliente, codigocliente, cidade, codigoproduto)
chave estrangeira (codigoproduto) referenciado produto
produto (nomeproduto, codigoproduto, descricaoproduto)

Nessa situação, para se encontrarem todos os nomes de clientes que possuem o produto de nome ACME, é correto, ao se utilizar a linguagem SQL, o emprego do código abaixo.

SELECT nomecliente
FROM cliente as c, produto as p
WHERE c.codigoproduto = p.codigoproduto
AND p.nomeproduto = 'ACME';


Alternativas
Comentários
  • Apesar do modelo conceitual estar equivocado, a consulta em questão reflete exatamente o resultado que se espera.

    Bons estudos.
  • Geraldo, onde o modelo conceitual ta equivocado??

    cliente (nomecliente, codigocliente, cidade, codigoproduto)
    produto (nomeproduto, codigoproduto, descricaoproduto)
    chave estrangeira (codigoproduto) referenciado produto

    A consulta abaixo retorna os nomes de todos os clientes(SELECT nomecliente)  relacionados a produtos(WHERE c.codigoproduto = p.codigoproduto), cujo nome do produto seja acme(AND p.nomeproduto = 'ACME')
    Ou seja, dada a tabela cliente e produto, todas as ocorrencias de produtos para um cliente seriam retornadas na consulta pela chave estrangeira em cliente. Com a restriçao da ultima linha, todos os produtos, mas apenas os q possuam o nome acme sao retornados.

    SELECT nomecliente
    FROM cliente as c, produto as p
    WHERE c.codigoproduto = p.codigoproduto
    AND p.nomeproduto = 'ACME';
  • A falta do 'c' em ...nomecliente... não a torna a questão ERRADA?

    O correto não sereia:
    SELECT c.nomecliente
    FROM cliente as c, produto as p
    WHERE c.codigoproduto = p.codigoproduto
    AND p.nomeproduto = 'ACME';
  • Questão correta!

    Só se explicita a tabela ou sigla da tabela quando o nome do campo for igual em pelos menos duas tabelas num Join.Por exemplo, s
    ó precisaria utilizar o c.nomecliente se na tabela produto também tivesse o campo nomecliente. 

ID
770341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A operação de junção interna entre duas tabelas X e Y e com critério de junção J tem a função, na álgebra relacional, de concatenar cada linha da tabela X com cada linha da tabela Y sempre que o critério de junção J for verdadeiro. Caso, para uma linha de X, não exista nenhuma linha em Y que torne o critério verdadeiro, a linha de X aparece no resultado concatenada com campos vazios (NULL).

Alternativas
Comentários
  • O descrito acima ocorreria em caso de LEFT JOIN em que a entidade do lado esquerdo no caso a tabela X apareceria na consulta independente de ocorrência na tabela Y, o que não acontece no INNER JOIN.
  • ERRADO

    A junção interna ou INNER JOIN obriga que haja atributos não nulos nas duas tabelas para que seja retornada na consulta
  • Linguagem grega. Entendi foi nada! #APF2018

  • Ok, Join não entra na minha cabeça.

  • INNER JOIN é a interseção entre dois conjuntos (tabelas) A e B.

    ex: A ( Ana, Beto e Caio), B (Fabio, Beto, João)

    INNER JOIN de A e B seria: Beto;

  • ACRESCENTANDO:

    Quem faz o método de junção é o comando INNER JOIN, ele retorna os registros que são comuns às duas tabelas.

  • A operação JUNÇÃO EXTERNA À ESQUERDA (LEFT OUTER JOIN) mantém toda tupla na primeira relação, se nenhuma tupla correspondente é encontrada, então os atributos no resultado de junção serão preenchidos ou "enchidos" com valores null.


ID
770347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A operação da álgebra relacional SELECT extrai as tuplas específicas de uma relação, e a operação PROJECT extrai atributos específicos de uma relação.

Alternativas
Comentários
  • Correto! 

    Seleção escolhe um subconjunto de tuplas que satisfaça uma condição. E a seleção é representada pela letra grega Sigma. Já a projeção, escolhe as colunas da tabela e descarta as outras. E a projeção é representada pela letra grega Pi.
  • no meu ponto de vista a questão deveria ser anulada ou alterado o gabarito. a operação selection (selecao) e projection (projecao) da algebra relacional. select e project são operadores do SQL.
  • A operação da álgebra relacional SELECT extrai as tuplas (LINHAS) específicas de uma relação, e a operação PROJECT extrai atributos (COLUNAS) específicos de uma relação.

  • Gabarito: CORRETO!

    Select = Supla = Tupla

  • ta moscando?

    SeLect = Linha (tupla)

    projeCt = Coluna

  • PROJEÇÃO (Project) (π) - Operação que SELECIONA AS COLUNAS ESPECIFICADAS na lista de atributos de todas as linhas da relação e as projeta em uma nova tabela.

    SELEÇÃO (Select) (σ) - É uma operação que FILTRA AS LINHAS de uma tabela que satisfaçam um conjunto de condições ou predicados.


ID
775630
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:


1) Uma chave estrangeira é um campo que aponta para a chave primária de outra tabela.


2) Em chaves primárias, não pode haver valores nulos nem repetição.


3) Uma tupla é a mesma coisa que uma tabela.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 3. ERRADO. Uma tupla é a linha da tabela.

  • Nem sempre aponta pra primaria, pode apontar pra uma chave candidata.


ID
779122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação ao conceito de banco de dados relacional, julgue os
seguintes itens.

Na álgebra relacional, que é um conjunto de operações sobre as relações, cada operação usa uma ou mais relações como operandos e sempre produz outra relação como resultado.

Alternativas
Comentários
  • Considerando uma relação vazia como resultado válido passível de ser chamada de relação...
  • Correto, essa é a propriedade de FECHAMENTO da álgebra relacional.
  • Esta questão deveria ter o gabarito trocado por 2 motivos:

    Conceito:

    "Conjunto de operações tendo como entrada uma ou duas relações e produzindo como resultado uma nova relação." (e não uma ou mais como a banca afirma. Isso daria uma idéia de que poderia ser mais de 2.

    Segundo erro:

    "...como operandos e sempre produz outra relação como resultado." (uma projeção com todas as colunas, por exemplo, geraria exatamente a mesma relação).

  • Falou pouco e disse tudo Marlo!

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    ALGUM FÓRUM DE TI:

    A propriedade de FECHAMENTO dos sistemas relacionais significa que a saída de todas operações é do mesmo tipo de objeto que a entrada (SÃO TODAS RELAÇÕES), o que significa que podemos escrever expressões relacionais aninhadas.

    As RelVars podem ser atualizadas por meio da operação de atribuição relacional; as conhecidas operações de atualização INSERT, UPDATE e DELETE podem ser consideradas atalhos para certas atribuições relacionais comuns.


ID
804652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Professor(Nome, Matricula, CPF, Codigo)
Aluno(NomeAluno, Registro, Idade)
Curso(NomeCurso, Codigo, Coordenador, CargaHoraria)


Considerando os esquemas de relação acima, julgue o  item  subsequente , relativo a álgebra relacional.

A projeção, representada por   π,    é uma operação que utiliza a restrição de integridade referencial entre duas tabelas para estabelecer  nova relação.

Alternativas
Comentários
  • A operação de seleção (SELECTION), representada pelo símbolo sigma, utiliza a restrição de integridade referencial entre duas tabelas para estabelecer uma nova relação.

    Lembrete: A operação SELECTION corresponde ao comando WHERE na linguagem SQL.

  • Join (INNER JOIN)

  • O erro não seria porque a projeção é unária?

  • Aridade unária.... #foco
  • Projeção e Seleção são operações UNÁRIAS


ID
804658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Professor(Nome, Matricula, CPF, Codigo) 
Aluno(NomeAluno, Registro, Idade) 
Curso(NomeCurso, Codigo, Coordenador, CargaHoraria)


Considerando os esquemas de relação acima, julgue o  item  subsequente , relativo a álgebra relacional.


A sequência de operações Temp←σCodigo=12(Professor)   e   R(Nome, Matricula) ←πNome,Matricula (Temp) é equivalente à expressão   πNome, MatriculaCodigo=12  (Professor))

Alternativas

ID
804706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de álgebra relacional, julgue o  seguinte  item.

Uma junção natural pode ser especificada como um produto cartesiano precedido pela operação selecionar e seguido pelas operações renomear e projetar.

Alternativas
Comentários
  • Junção Natural  : Retorna a combinação de tuplas de duas relações R1 e R2 que satisfazem um predicado;

    O resultado da operação junção natural é uma relação com todas as combinações das tuplas na relação1 (R1) e relação2 (R2) nas quais os seus atributos em comum são iguais.

    É uma operação que produz uma combinação entre as linhas de uma relação com as linhas correspondentes de outra relação, sendo em princípio correspondente a uma seleção pelos atributos de relacionamento sobre um produto cartesiano dessas relações:

    A operação de junção foi criada porque esse tipo de combinação de tabelas é muito comum, facilitando com isso a escrita de expressões. A tabela resultante de uma junção tem todas as colunas da primeira tabela e todas da segunda tabela.

     

    FONTE: http://www.macoratti.net/13/06/sql_arcb.htm

  • Uma junção natural pode ser especificada como um produto cartesiano SEGUIDO pela operação selecionar e pelas operações renomear e projetar.

  • A junção natural pressupõe que as tabelas operando têm atributos em comum (de mesmo nome). O produto cartesiano não permite que as tabelas operando tenham atributos de mesmo nome.

    Portanto se eu for fazer um natural join que funcione, as tabelas operando têm atributos em comum. Se eu quiser usar a operação produto cartesiano, primeiro eu tenho que usar o rename (trocando os nomes dos atributos comuns em uma das tabelas), então fazer o produto, depois fazer a seleção, para eliminar as linhas em que os atributos que inicialmente eram comuns não sejam iguais (critério da junção natural, que é a igualdade dos atributos comuns) e, por fim, fazer a projeção para eliminar uma das colunas que inicialmente era comuns.

    Ou seja, para estar correto, o enunciado deveria ser:

    Uma junção natural pode ser especificada como um produto cartesiano precedido pela operação renomear e seguido pelas operações selecionar e projetar.

  • A operação JUNÇÃO pode ser definida por um PRODUTO CARTESIANO seguido por uma operação SELEÇÃO. Além disso, A definição-padrão de JUNÇÃO NATURAL exige que os dois atributos de junção (ou cada par dos atributos de junção) tenham o mesmo nome em ambas as relações. Se esse não for o caso, uma operação de rename deve ser aplicada primeiro.


ID
804709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de álgebra relacional, julgue o  seguinte  item.


O operador da divisão pode ser expresso como uma sequência de operações π, x , e, - .

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar?

  • Que questão é essa?

  • A questão só quer saber se é possível substituir uma operação de divisão em álgebra relacional por um conjuntos de outras operações como projeção, multiplicação subtração, renomeação etc.... e sim... isso é possível.

     

    FONTE: http://www.macoratti.net/13/06/sql_arcb.htm

  • Gabarito Certo

    Primeira vez que eu vejo uma questão com exatos 50% de acertos e erros.

    Mas vamos lá. Em álgebra relacional, existem as operações chamadas fundamentais e as que não são fundamentais. Por definição, as operações não fundamentais são aquelas que podem ser obtidas por uma sequência de operações fundamentais, ou seja, pode-se chegar à mesma tabela resultado apenas com operações fundamentais (mas costuma dar mais trabalho, porque é sempre mais de uma operação). É a mesma lógica de cor primária e secundária.

    A minha fonte são meus estudos com o material do estratégia, então não garanto completude. Mas o que eu sei:

    Operações fundamentais unárias: project, select, rename

    Operações fundamentais binárias: união, diferença, produto cartesiano

    Operações não fundamentais: join, interseção, divisão, atribuição


ID
804712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de álgebra relacional, julgue o  seguinte  item.

Funções matemáticas de agregação em coleções de valores do banco de dados devem ser expressas na álgebra relacional básica.

Alternativas
Comentários
  • Gregos e Troianos!

     

    Bizu Master:

    Tomar muito cuidado com a palavra DEVEM em questões da banca Cespe. É uma palavra muito forte, que impõe algo. Na maioria das vezes a questão estará errada.

  • Pelo que entendi, o erro está em dizer que deve ser usada a álgebra relacional básica, seus símbolos inclusive, para manipular os dados num banco de dados, quando na verdade isso é feito usando a linguagem do banco, em geral SQL.

    Por exemplo, quando quero fazer uma consulta em uma tabela, retornando apenas algumas colunas e algumas linhas, eu uso o Select ... Where... (em linguagem SQL), e não o π ... sigma...

    O exemplo que dei foi mais de consulta do que de agragação, mas a ideia é a mesma.


ID
868690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A Linguagem de Manipulação de Dados (DML) é uma linguagem de consulta que se baseia tanto na álgebra relacional quanto no cálculo relacional de tuplas. Os comandos que fazem parte da DML incluem

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA: "B"  de Bola.
    Data Definition Language (DDL).
    Quando falamos em comandos do tipo DDL estamos falando de comandos do tipo: CREATE, ALTER ou DROP; comandos que criam, alteram ou excluem objetos como tabelas, procedures, índices, relacionamentos e etc.
    Data Manipulation Language (DML).
    Depois que você criou suas tabelas, definiu relacionamentos, índices e etc., é hora de  manipular seus dados; os comandos SQL que MANIPULAM dados são os populares SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Em inglês esses comandos são chamados de Data Manipulation Language o que explica a abreviação DML.
    Bons estudos!
    Fonte: http://silasmendes.com/dba/dml-ddl-o-que-e-isso/
  • Data Definition Language (DDL): create, drop, alter.

    Data Manipulation Language (DML): Select, Insert, Delete, Update.

    Data Control Language (DCL): controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados. Ex: grant, revoke, alter password, create synonym)

    OBS: GRANT E REVOKE é o primeiro passo para segurança em BD.

    DTL - Linguagem de Transação de Dados (Ex: commit, roolback, begin work ou start transaction)
    DQL - Linguagem de Consulta de Dados (cláusulas que modificam uma consulta [select]. Ex: from, where, group by, having)

  • Data Definition Language (DDL): create, drop, alter.

    Data Manipulation Language (DML): Select, Insert, Delete, Update.

    Data Control Language (DCL): controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados. Ex: grantrevoke, alter password, create synonym)


ID
869473
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A operação da álgebra relacional que possibilita escolher quais colunas ou atributos de uma tabela devem ser exibidos em uma consulta é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Operação de Projeção (Project)

    A operação de projeção é utilizada para selecionar determinadas colunas de uma relação. A operação é executada em apenas uma relação e o resultado é uma nova relação contendo apenas os atributos selecionados, eliminando-se as duplicidades.
    Fonte: https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663 


ID
902440
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o seguinte esquema:

Assiste (criança, canal de TV)
Programa (canal de TV, desenho)
Gosta (criança, desenho)

A tabela Assiste indica os canais de TV a que a criança assiste. A tabela Programação indica os desenhos que são apresentados por cada canal de TV. A tabela Gosta indica os desenhos dos quais a criança gosta.

Qual é a consulta expressa em álgebra relacional que identifica quais as crianças que gostam dos desenhos P ou Q?

Alternativas

ID
902443
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A Álgebra Relacional define várias operações. Algumas delas operam apenas uma relação (unárias), outras operam com duas relações (binárias). As operações project (projeção), union (união) e select (seleção) são, respectivamente, operações

Alternativas
Comentários
  • Projeção, é geralmente indicada na literatura pela letra grega PI e produz um conjunto onde há um elemento para cada elemento do conjunto de entrada, sendo que a estrutura dos membros do conjunto resultante é definida nos argumentos da operação. Pode ser entendida como uma operação que filtra as colunas de uma tabela. Por operar sobre apenas um conjunto de entrada, a projeção é classificada como uma Operação unária.
    Em teoria de conjuntos, a união de dois conjuntos A e B é formada por todos os elementos pertencentes a A ou B ou a ambos. A união é uma operação binária, na álgebra booleana seria o Operador OR. A união de dois conjuntos sempre resultará em todos os elementos de ambos os conjuntos, sendo apresentados apenas uma única vez.
    O operador de Seleção, indicado por σ (a letra grega sigma minúscula), é um dos operadores fundamentais da Álgebra relacional. É um operador que tem como resultado um subconjunto estruturalmente idêntico a de um conjunto inicial fornecido como argumento, mas apenas com os elementos do conjunto original que atendem a uma determinada condição (também chamada de predicado). A seleção pode ser entendida como uma operação que filtra as linhas de uma tabela. É uma operação unária, já que opera sobre um único conjunto de dados de entrada.

    Fonte: Wikipedia mesmo...

    Alternativa D.
  • Sistemas de Banco de Dados - Navathe 4ª Edição - pag: 106/107

    Descreveremos, primeiro, na Seção 6.1, as operações SELEÇÃO e PROJEÇÃO, porque elas são operações unárias que atuam em relações únicas
  • As operações Seleção, Projeção e Renomeação são chamadas de operações Unarias porque operam em uma relação, as outras (União, Diferença e Produto cartesiano são operações Binarias.
  • SELEÇÃO e PROJEÇÃO são operações UNÁRIAS.
    PRODUTO CARTESIANO,UNIÃO e DIFERENÇA são operações BINÁRIAS.

     OPERAÇÃO DE SELEÇÃO:
    • Seleciona linhas (tuplas) de uma tabela (relação) que satisfazem uma determinada condição (predicado).

        OPERAÇÃO DE PROJEÇÃO:
    • Copia uma relação de entrada, deixando de fora uma ou mais colunas.

     OPERAÇÃO DE UNIÃO:
    • Produz como RESULTADO uma tabela que contém todas as linhas da primeira tabela seguidas de todas as linhas da
    segunda tabela.

     PRODUTO CARTESIANO:
    • Permite relacionar informações de duas relações.
    • A união de atributos forma a nova relação.

     OPERAÇÃO DE DIFERENÇA:

    • Traz o conjunto de informações armazenadas em uma tabela, excluindo os registros da tabela comparada.

  • Unários – Seleção e Projeção

    Binários – União, Intersecção e Diferença.

    Operações relacionais binárias – JUNÇÃO e DIVISÃO

     

    Fonte: Navathe

  • SÃO PAULO é UNÁRIO:

    S = SELEÇÃO

    P = PROJEÇÃO


ID
947326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de tunning em banco de dados, julgue os itens seguintes.

Em um sistema de banco de dados, as regras da heurística para reduzir o custo de tempo e transformar as consultas da álgebra relacional incluem realizar operações de seleção e projeções o mais cedo possível e evitar produtos cartesianos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o que a questão quer dizer, exatamente, com "o mais cedo possível" ?

  • Alguém pode explicar o que a questão quer dizer, exatamente, com "o mais cedo possível" ?

  • Fonte: Navathe 4 Ed. pág 368

    "

    Uma das principais regras heurísticas é aplicar as operações SELECT e PROJECT antes de aplicar o JOIN ou outras operações binárias. Isso se deve ao tamanho do arquivo resultante de uma operação binária — tal como o JOIN —, que geralmente é uma função multiplicativa dos tamanhos dos arquivos de entrada. As operações SELECT e PROJECT reduzem o tamanho de um arquivo e, por isso, devem ser aplicadas antes de uma junção ou outra operação binária

    "


    Espero ter ajudado...

  • Regras heurísticas são para ordenar as operações em uma estratégia de execução de consulta.


ID
961537
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A QUERY (consulta) da álgebra relacional que produz uma nova relação com apenas alguns dos atributos de R e remove as tuplas repetidas é:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    A operação de projeção é utilizada para selecionar determinadas colunas de uma relação. A operação é executada em apenas uma relação e o resultado é uma nova relação contendo apenas os atributos selecionados, eliminando-se as duplicidades.


ID
985165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que concerne a mapeamento de dados lógico e físico e a elaboração e implantação de projeto de banco de dados, julgue os seguintes itens.


No processo de implantação de um projeto de banco de dados, devem ser utilizadas as operações de álgebra relacional de dados para estabelecer as restrições de cardinalidade e relacionamento entre o conjunto de entidades.

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão refere-se a Dependência funcional

  • "restrições de cardinalidade e relacionamento entre o conjunto de entidades." são estabelecidas no modelo Conceitual, não na implementação do Banco de Dados...

  • Na implantação de um projeto de BD, caso eu não utilizasse um banco de dados relacional, esses conceitos sequer seriam aplicados.

  • Errado, as restrições de integridade são estabelecidas no modelo lógico (esquema conceitual) do banco de dados.

    Segundo o Wikipédia "a principal aplicação da álgebra relacional é sustentar a fundamentação teórica de banco de dados relacional, particularmente linguagem de consulta para tais bancos de dados, entre os maiores o SQL."

  • ALGEBRA RELACIONAL( seleção; projeção; junção; produto cartesiano; união; interseção; diferença) fornecem subsidio para operações no modelo relacional, sao utilizados para estruturar operações no cotidiano de quem utiliza o SGBD.

    outra coisa bem diferente é a IMPLEMENTAÇÃO a qual é feita por meio de restrições de integridade e da organização ou estruturação dos dados nas diversas tabelas do modelo.

    Créditos: Costa, A; Carvalho D.; Reis J; Costa R; Cavalcanti TR. A22, Banco de dados relacional, estratégia concursos.

  • A arquitetura ANSI SPARC é bem diferente da criação dos Bancos de Dados, galera.

    O banco de dados pronto tem como camadas:

    Modelo externo

    Modelo conceitual (lógico)

    Modelo interno

    Portanto, a questão fala sobre criação e a implementação do Banco de dados. Esse possuí as camadas:

    Modelo conceitual

    Modelo lógico

    Modelo interno.

    As operações referentes à questão (operações de álgebra relacional de dados para estabelecer as restrições de cardinalidade e relacionamento entre o conjunto de entidades) acontecem no modelo lógico em negrito. Não no modelo lógico ou conceitual da arquitetura ANSI SPARC.

    Por fim, outra questão do CESPE:

    CESPE: No modelo lógico de dados, que considera os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual, definem-se as chaves primárias e estrangeiras, a normalização e a integridade referencial. CERTO.


ID
1062628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere a relação chamada Cidade a seguir:


     Nome                  Estado
Água Branca             Alagoas   
Água Branca             Minas Gerais
Água Branca             Piauí
Bom Jesus                 Piauí
Bom Jesus                 Rio Grande do Sul
Bom Jesus                 Rio Grande do Norte
Cruzeiro do Sul          Acre
Cruzeiro do Sul          Rio Grande do Sul
Feira Nova                Sergipe



Seja a seguinte operação da álgebra relacional. πnome ( σestado > 'R' ( Cidade))


Quantas tuplas e atributos terá a relação resultante após a execução dessa operação?

Alternativas
Comentários
  • Cesgranrio e suas pegadinhas!

  • Marquei certo, mas fui pelo número de atributos (π nome = 1 atributo 'nome')

    Não entendi o que significa isso aqui: σestado > 'R' ( Cidade)). Alguma dica?

  • Felicia, ta de brincadeira neh? rs

    Não sabia que operação de projeção eliminava duplicidades.

    Pra mim são 4 tuplas. 

    Ou ele não contou Sergipe?

  • Quando é feito o a projeção as tuplas duplicadas são eliminadas, ficando:

    1. Bom Jesus
    2. Cruzeiro do Sul
    3. Feira Nova

    As cidades Bom Jesus e Cruzeiro do Sul tem duplicadas, porém devido a projeção deixa de ser duplicado.

    =)

  • Não entendi o que significa isso aqui: σestado > 'R' ( Cidade)). Pq maior que 'R'?

  • Projecção não elimina duplicidades. O que ele elimina é uniao, interseção e subtração. Pra mim a resposta é a letra C. Fiz o teste no mysql e realmente deu C

  • πnome ( σestado > 'R' ( Cidade))

    Interpretação: Projeção da coluna NOME para isto aqui: (Seleção das tuplas que tenham Estado > R da tabela CIDADE (informação pressuposta).

    Resolvendo (de dentro pra fora): Seleção das Tuplas com R ou acima: 4 tuplas (Seleção não exclui redundâncias (duplicadas)).
    Projeção da coluna NOME para as tuplas selecionadas (agora, na Projeção, excluem-se as redundâncias. No caso, Bom Jesus e Cruzeiro do Sul).

    Obs.: Só excluiria duplicações nos Estados se eles estivessem incluídos na Projeção.

    Gabarito: A

  • Sobre duplicidades

    A Eliminação de duplicatas consiste em eliminar duas ou mais linhas com os mesmos valores em suas colunas, mantendo uma única ocorrência desta linha. A eliminação de duplicatas é implícita nas operações de Projeção.

    Bom Jesus                 Rio Grande do Sul
    Cruzeiro do Sul          Rio Grande do Sul
    Feira Nova                Sergipe

  • alguém poderia explicar o que significa:  σestado > 'R' ( Cidade))

  • π[nome] ( σ[estado>'R'] (Cidade) )

    1º passo: resolver "σ[estado>'R'] (Cidade)":

    Resultado passo 1: seleciona todas as tuplas da relação 'Cidade' que tenham valor do atributo 'estado' maior que o caractere 'R'.

    Tabela resultante R1:

    Nome                        Estado
    Bom Jesus                Rio Grande do Sul
    Bom Jesus                Rio Grande do Norte
    Cruzeiro do Sul         Rio Grande do Sul
    Feira Nova                Sergipe

    2º passo: resolver 'π[nome](R1)'

    Resposta passo 2: projetar subconjunto de R1 usando apenas o atributo 'nome', sendo que a operação 'projeção' tem a propriedade de remover duplicatas automaticamente!

    Etapa 2.1. Projeção:

    Nome
    Bom Jesus
    Bom Jesus
    Cruzeiro do Sul
    Feira Nova

    Etapa 2.2. Realização da propriedade automática 'remoção de duplicatas':

    Nome
    Bom Jesus
    Cruzeiro do Sul
    Feira Nova

    RESPOSTA FINAL: 3 tuplas e 1 atributo.​

  • Antonio Ezequiel, a operação de projeção deve sim eliminar duplicidades, é o que diz a teoria. Uma operação de projeção em SQL obriga o uso da cláusula DISTINCT para eliminar duplicidades.


ID
1064983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O conjunto de operações cujo resultado seja uma nova relação e que envolve seleção, projeção, união e produto cartesiano é denominado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Date no livro sistemas de banco de dados: Álgebra relacional é uma coleção de operações sobre relações. As operações em questão são união, intersecção, diferença, produto, restrição, projeção, junção e divisão, além de um operador para renomear atributos RENAME. o objetivo da álgebra é permitir a escrita de expressões relacionais.

  • SQL -------- Álgebra Relacional

    WHERE --------- Seleção

    FROM --------- Produto Cartesiano

    SELECT --------- Projeção

    fonte: colegas do qc


ID
1099153
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os operadores de Seleção, Projeção e Produto Cartesiano da álgebra relacional são implementados, respectivamente, através das seguintes cláusulas SQL:

Alternativas
Comentários
  • Essa é a questão número 33 da prova Tipo 1. O gabarito final aponta letra B. Porém acredito que nem seja a D nem a B, mas sim a E.

  • B é a correta.

    Join trata-se de junção (R1 |x| R2), enquanto que From é produto cartesiano (R1 x R2)

  • where = predicado da seleção

    select = atributos da projeção

    from = tabelas, relações do produto cartesiano
  • A única forma de implementar o Produto cartesiano é listando 2 tabelas dentro da claúsula From.

    De fato, não poderia ser a letra E, pois o Join compara 2 colunas, excluindo os registros que não coincidem, e as funde, enquanto que o produto cartesiano apenas combina todas as possibilidades dos registros, sem compará-las, excluí-las ou fundir colunas.


ID
1172176
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O mundo assistiu em março de 2013 à eleição de um novo Papa. Para facilitar seu trabalho na cobertura do evento, um jornal decidiu construir uma base de dados com todos os cardeais. Para isso, foram criadas as seguintes tabelas:

CARDEAL(Nome,Cidade)
CIDADEPAIS(Cidade,Pais)

Que consulta da álgebra relacional lista exclusivamente o nome e o país de todos os cardeais?

Alternativas
Comentários
  • Questão discutível... da maneira como as tabelas estão montadas, existe uma chave entre elas, porém, a alternativa correta aponta um produto cartesiano e não junção (join) que é representado por |x|.

  • σ  = linhas

    π = atributos 


  • Poderia ser com uma junção natural Guilherme. De qualquer maneira a letra b está correta por conta da projeção.

  • Concordo com o Guilherme, quando fizer o cruzamento ai vai sair papa em cidade que não é a sua.

  • Discutível. Mas pela projeção já se chega à resposta. Temos que estar sempre atentos a esses detalhes para não precisar brigar em recursos de provas

  • Gabarito letra B ,

    por ter a sintaxe correta e por tratar-se de um produto cartesiano

     

  • Na prova a notação de junção está correta.


ID
1289254
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um banco de dados relacional possui as seguintes tabelas:

FUNCIONARIO(ID, Nome, IDDep, IDCargo), onde ID é chave primária, IDDep é chave estrangeira referenciando DEPARTAMENTO e IDCargo é chave estrangeira referenciando CARGO.

DEPARTAMENTO(ID, Nome, IDChefe), onde ID é cha- ve primária e IDChefe é chave estrangeira referenciando FUNCIONÁRIO.

CARGO(ID, Nome, Salário), onde ID é chave primária.

Considere os predicados unários Funcionario(x), Departamento(x) e Cargo(x) que representam, respectivamente, que x é funcionário, x é um departamento, e x é um cargo, e as relações Lotado(x, y), Chefia(x, y) e Encarregado(x, y) representando, respectivamente, que x está lotado no departamento y, que x é o chefe do departamento y, e que o cargo de x é y.

É compatível com a tabelas descritas a seguinte fórmula da lógica de predicados:

Alternativas
Comentários
  • Alguma alma caridosa poderia explanar essa questão?


ID
1348852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A teoria relacional define um conjunto de operações sobre as relações que, junto com as operações relacionais, formam a parte da teoria conhecida com álgebra relacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A b) está errada porque a seleção da álgebra relacional gera um subconjunto de tuplas, e não de atributos. Quem gera subconjunto de atributos é a projeção.
    Lembre-se que a questão se refere a operação de seleção da álgebra relacional, a qual define apenas o que seria o predicado WHERE do comando SELECT do SQL.

  • Gabarito E

    A operação produto cartesiano na álgebra relacional é também chamada de produto cartesiano estendido, para diferenciar da operação matemática de produto cartesiano, que tem como resultado um conjunto de pares ordenados.

    Dentro do universo relacional, não há diferença entre produto cartesiano e produto cartesiano estendido.

  • Letra B : PROJEÇÃO

    Letra C: UNIÃO

    Letra E: PRODUTO CARTESIANO (CORRETO)

  • Creio que o Erro da Letra D) se deve ao fato de que a Junção elimina duplicatas.

    Segue o que consta no PDF: "a junção realiza uma seleção de linhas cujo valor de uma determinada coluna de uma tabela é igual ao valor de uma determinada coluna de outra tabela. A

    Operação Junção remove as Colunas Duplicadas"


ID
1360369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o esquema relacional abaixo, no qual placa é a chave primária.
VEICULO(Placa, Cor, Modelo, Marca, Ano, Valor)

Qual é a expressão em álgebra relacional a ser aplicada sobre esse esquema, de forma a obter as Placas dos VEICULOS com Ano igual a 2011 e Valor menor que 9000?

Alternativas
Comentários
  • Operação de projeção(coluna - π)  e seleção (linha - σ) juntas:

    π<nome_atributos>(σ<predicado>(nome da relação))

  • Gabarito Letra D

    Para projetarmos um campo, usamos a letra PI e usarmos condições usamos a letra sigma

  • Primeiro precisamos SELECIONAR as linhas ( tuplas ) que desejamos da tabela, usamos o σ (sigma ).

    Depois precisamos PROJETAR a coluna que desejamos, usamos o π (pi ).

    Ficando a expressão
    * σAno = 2011 AND Valor < 9000 (VEICULO)
    * πPlaca ( expressão )

    Lembrando que pode-se utilizar o "AND" quando desejamos 2 ou mais predicados.
    Os Operadores lógicos são : ^ (and) V (or) ¬ (not)

     

    Gabarito : Letra D

     

  • PASSO 1: Primeiramente utiliza-se o operador de Seleção (sigma). Ele mantém o grau do elemento original, ou seja, a mesma quantidade de atributos. Nesse caso, ele retornará os 6 atributos. Seleção faz somente "recorte" horizontal na tabela.

    PASSO 2: De posse dessa saída, aplica-se o operador de Projeção (pi). Este operador, sim, fará um "recorte" vertical no resultado obtido no PASSO 1. Dessa forma, teremos somente a informação das Placas.


ID
1360372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A álgebra relacional fornece um alicerce formal para as operações do modelo relacional.

Um técnico de informática reconhece que essas operações permitem que um usuário especifique solicitações como expressões da álgebra relacional, nas quais a(o)

Alternativas
Comentários
  • a. PROJEÇÂO seleciona colunas (atributos) de uma tabela.

    b. Na PROJEÇÃO as tuplas podem estar repetidas, visto que a projeção trata apenas de colunas.

    c. correta

    d. SELEÇÃO seleciona tuplas (linhas) de uma tabela.

    e. PROJEÇÃO.
  • "A operação projeção tem como resultado os atributos (colunas) de uma tabela ( definidos para a projeção ) sem redundância."

    a. errado pois não seleciona linhas (tuplas) e sim colunas (atributos).

    b. errada pois não apresenta tuplas repetidas (sem redundância)

    c. Correta.

    d. errada pois projeção é uma operação unária, ou seja, implementada sob uma única relação.

    e. errada pois seleção não faz partição vertical, estaria mais para uma operação horizontal (seleção de determinadas tuplas ou linhas que atendam certas condições). E ainda assim, corrigindo o colega Marcelo que tão bem explanou alguns conceitos, projeção, a assertiva "letra e" não contêm o conceito de projeção, visto que o mesmo é uma operação unária e não divide a tabela em 2. Na verdade o conceito exposto não existe, pura ladainha da banca. =)

  • (a) Errado. Essa operação seleciona colunas de uma tabela dada uma condição;

    (b) Errado. Essa operação elimina duplicatas (tuplas repetidas);

    (c) Correto. Essa operação seleciona colunas de uma tabela dada uma condição;

    (d) Errado. Essa operação seleciona tuplas de uma tabela dada uma condição;

    (e) Errado. Essa operação seleciona tuplas de uma tabela dada uma condição;

     

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • A álgebra relacional é a "matemática" do modelo relacional, que permite que sejam realizadas operações sobre os dados para enxergá-los sob inúmeras perspectivas e formatos diferentes. Dentre essas operações, temos a projeção e a seleção, que são alvo de cobrança no item:

    Projeção: consiste em selecionar somente um subconjunto das colunas da tabela, descartando as demais.

    Seleção: consiste em selecionar somente um subconjunto das linhas da tabela de acordo com a lgum critério, descartando as demais.

    Veja que a única alternativa consistente com esse entendimento é a letra C.


ID
1373857
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SQL, são exemplos de um operador lógico e de um operador relacional, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • b-

    logical: and, not, or

    relational: like, between, distinct, having


ID
1383574
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Seja a relação R constituída de n atributos denominados de A1 , A2, A3 , ..., An. O domínio de um atributo A qualquer uma dessa relação defini-se por dom(A). A indicação do número total de valores, ou cardinalidade, em um domínio de um atributo A qualquer é |dom(A)|, considerando que todos os domínios são finitos. O produto de cardinalidades de todos os domínios, definido da seguinte forma |dom(A1 )| x |dom(A2 )| x |dom(A3 )| ... |dom(An )|, representa:

Alternativas

ID
1383595
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Seja o conjunto de atributo A1 de uma relação R1 e que forma a chave primária dessa relação R1. Seja o conjunto de atributos A2 da relação R2 e que forma a chave estrangeira dessa relação R2. Sabendo-se que A2 referencia a chave primária da relação R1, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • Gabarito Letra B

    Como A2 é chave estrangeira e faz referência à Chave primária A1 da R1, então A2 terá o mesmo valor de A1. Portanto, letra D e E erradas já que A1 NÃO É diferente de A2.

    Letra C também errada, pois A1 e A2 NÃO SÃO conjuntos disjuntos,uma vez que um referencia o outro.

    Só sobre a A e a B.

    Como A1 é um atributo que nao referencia ninguem, e que é demonstrado no atributo A2, há uma subordinação de A2 perante A1, logo: A2 é um subconjunto de A1

    bons estudos


ID
1383598
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma relação R possui dois conjuntos de atributos A e B cuja interseção entre ambos é vazio. Os elementos a1 , a2 e a3 const i tuem o conjunto A (A = {a1 , a2 , a3 }). O conjunto B possui o elemento b, B = {b}. Para que a dependência funcional A → B seja parcial é necessário e suficiente que (não considerando o conjunto vazio):

Alternativas

ID
1428727
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em Bancos de Dados Relacionais, o que compõe o chamado esquema relacional são as

Alternativas

ID
1448251
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nas relações a seguir, os atributos pertencentes às chaves primárias aparecem sublinhados.

            PESSOA(CPF, Nome,Idade)
            SALA(Numero,Telefone)
            ALOCA(CPF,Numero)

Considerando que a primeira relação descreve pessoas, a segunda descreve salas de uma empresa e o telefone da sala, e a terceira descreve em que sala a pessoa fica durante o expediente, qual a expressão em Álgebra Relacional que gera uma relação com duas colunas, sendo a primeira o nome da pessoa e a segunda o telefone de sua sala?

Alternativas
Comentários
  • Para projecao de campos, utilizamos somente o PI, por isso, eliminamos 3 repostas (A,B,C). A projecao descrita no enunciado deve conter Nome e Telefone, elimina-se a letra E.

    Gabarito letra D


ID
1448260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Seja F um conjunto de dependências funcionais especificadas em um esquema relacional R.

F = {G → { H,J,K} , J→ {L,M}, M → {P,Q}, K → {M,P,R,S}, N → {S,T,V},V →{X,Z} }

Que dependência funcional NÃO pertence ao fechamento de F, denotada como F+?

Alternativas
Comentários
  • a) G → H

    G determina H diretamente

     

    b) G → L

    G determina L transitivamente por J

     

    c) G → P

    G determina P transitivamente por J e M

     

    d) G → N

    G não determina N

     

    e) G → S

    G determina S transitivamente por K


ID
1456465
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na Álgebra Relacional, o número de tuplas resultante de uma operação de projeção (projection) sobre uma relação R é sempre

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito está incorreto!

    A projeção não seria igual ao número de tuplas da relação R? ou seja, se na table tiver 20 registro iram aparecer todos eles, o que pode alterar é a quantidade de atributos e não a quantidade de registros(tuplas).

    Alguém, tem um ponto de vista diferente?

  • Segundo Navathe    ( Fonte : Sistemas de Banco de Dados - 6º ed - Elmasri / Navathe )

     

    na pág. 99, temos :

     

    " O número de tuplas em uma relação resultante de uma operação PROJEÇÃO é sempre menor ou igual ao número de tuplas em R. "

    ( OBS.: Considerar que R é uma relação, e tuplas é o mesmo que "linhas" da tabela)

     

    ainda na mesma página, a explicação para a ocorrência de um "número menor de tuplas" :

     

    " Se a lista de atributos inclui apenas atributos não chave de R, tuplas duplicadas provavemente ocorrerão. A operação PROJEÇÃO remove quaisquer tuplas duplicadas, de modo que o resultado dessa operação é um conjunto de tuplas distintas, e, portanto, uma relação válida."

     

    (OBS.: Considerar "atributo não chave" um atributo  (="coluna") que não faz parte da chave primária de uma relação (="tabela") R )

  • Também acredito que o gabarito está errado, projeção é um operador VERTICAL e não HORIZONTAL, ou seja, não altera em nada as linhas da relação.


ID
1797529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item a seguir, quanto à modelagem relacional de dados e à administração de dados.

A linguagem de manipulação de dados (DML) abrange uma linguagem de consulta embasada tanto na álgebra relacional quanto no cálculo relacional de tuplas. Alguns comandos que representam essa linguagem são SELECT, CREATE TABLE e CREATE INDEX.

Alternativas
Comentários
  • linguagem de manipulação de dados; select, insert, update e delete 

  • Data Definition Language (DDL): create, drop, alter.

    Data Manipulation Language (DML): Select, Insert, Delete, Update.

    Data Control Language (DCL): controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados. Ex: grant, revoke, alter password, create synonym)

    OBS: GRANT E REVOKE é o primeiro passo para segurança em BD.

    DTL - Linguagem de Transação de Dados (Ex: commit, roolback, begin work ou start transaction)
    DQL - Linguagem de Consulta de Dados (cláusulas que modificam uma consulta [select]. Ex: from, where, group by, having)

  • Vim para revolucionar!! Atente-se para o fato abaixo:

     

    DDL ~> Definir o CAD (Create/ Alter/ Drop);

    DML ~> Manipula o SIDU (Select/ Insert/ Delete/ Update);

    DCL ~> Controla o RG (Revoke/ Grant);

     

    Rumo à aprovação!

  • SELECT - DML

    CREATE TABLE - DDL

    CREATE INDEX - DDL

  • Qual o nível dessa questão ? kkkkkkkk f#$dA#

  • DML = SELECT, INSERT, DELETE, UPDATE;

    DDL = CREATE, ALTER, DROP.

  • Data DEFINITION Language (DDL): CREATE ,ALTER, DROP

    Data MANIPULATON Language (DML) = SELECT, INSERT, DELETE, UPDATE;

    Data CONTROL Language (DCL) =GRANTREVOKE

    Controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados. Ex: GRANTREVOKE, alter password, create synonym)

  • Os comandos DML são utilizados para manipular os dados. Eles são utilizados para realizar consultas, inclusões, alterações e exclusões de dados presentes em registros.

    O erro da questão está em afirmar que os comandos CREATE TABLE e CREATE INDEX são pertencentes à DML. Na verdade esses dois comandos são DDL.

     

    ERRADA


ID
1859620
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Existem muitas regras de transformação de expressões da álgebra relacional em operações equivalentes. Assinale a alternativa que apresenta transformações de natureza comutativa.

Alternativas
Comentários
  • A) Correta. Porque a seleção é COMUTATIVA. Quanto as demais: projeção, produto cartesiano e junção nenhuma delas são COMUTATIVAS.


ID
1885132
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na derivação de dependências funcionais num projeto relacional,está correto afirmar que se  A,B → X,Y

então é certo que:

Alternativas
Comentários
  • Em dependencia funcional eu sempre me enrrolei, então, segue uma explicaçãozinha:

    A,B → X,Y (A e B determina X e Y)

    Isto é, a partir de A e B, consigo determinar X, assim como a partir de A e B consigo determinar Y.

    Tentei ser objetivo, para uma melhor explicação, segue: http://www.estgv.ipv.pt/paginaspessoais/ajas/AS/Apontamentos%20Te%C3%B3ricos/as_2_4.pdf

     

  • https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-ibge-web-2016-tecnologia-da-informacao-bd/

  • GABARITO: D. Essa sai por decomposição: Se A,B -> X,Y, então A,B -> X e A,B -> Y.

     

    Lembre-se das regras:

    - Reflexividade: Se X contém Y então X → Y
    - Aumento: Se X → Y, então XZ → YZ para qualquer Z
    - Transitividade: Se X→Y e Y → Z então X → Z
    - União: Se X → Y e X → Z então X → YZ
    - Decomposição: Se X → YZ então X → Y e X → Z

     

    Bons estudos!

  • De acordo com a propriedade da decomposição, se é verificada uma dependência X -> YZ, podemos decompô-la em duas outras: X -> Y e X -> Z. Assim, veja que a letra D satisfaz a essa operação. Nenhuma das demais alternativas representa uma derivação válida da regra do enunciado.


ID
1952269
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O modelo relacional estabeleceu-se como o primeiro modelo de dados para aplicações comerciais. Existe uma base teórica indispensável para os bancos de dados relacionais, que possibilita um processamento eficiente das necessidades de informações dos respectivos usuários. A respeito dessa base teórica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta procedural (o usuário descreve os passos a serem executados) e formal a qual a técnica utilizada é fundamental para a extração de dados de um banco de dados, além de ser um conjunto de operações, os quais utilizam como recurso de entrada uma ou mais relações, produzindo então, uma nova relação. Neste contexto uma seqüência de operações forma uma expressão em álgebra relacional cujo resultado também produzirá uma relação (uma consulta).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A álgebra não é procedural, é funcional. 

  • A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

  • A) CORRETA: "A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado".

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

     

    B)ERRADO: As operações binárias(ou seja: entre duas entidades/tabelas diferentes) são a JUNÇÃO e a DIVISÃO.

    FONTE: Pág. 12 do https://www.ic.unicamp.br/~santanch/teaching/db/2016-2/slides/bd06-algebra-v04.pdf

     

    C)ERRADO: A operação PROJECT(ou projeção) é unária(como a seleção) e não binária(como somente são JUNÇÃO e a DIVISÃO). E a operação que permite seleção de tuplas(linhas) é a seleção. A projeção permite a seleção de colunas.

    FONTE: https://www.ic.unicamp.br/~santanch/teaching/db/2016-2/slides/bd06-algebra-v04.pdf

     

    D)ERRADO: "predicado é o conjunto de expressões lógicas que devem ser satisfeitas para uma linha que faça parte do subconjunto resultante". Logo não faz sentido falar em associação de informações de dois predicados.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_(%C3%A1lgebra_relacional)

    "Os predicados da álgebra relacional são condições utilizadas nas operações (expressões booleanas sobre os atributos das relações)".
    Fonte: http://www.ic.unicamp.br/~thelma/gradu/MC526/turma-2009/Slides-526/Aula08a-Algebra-Relacional.pdf

    "Um predicado é uma expressão que, quando atribuída a algum objeto, faz uma proposição verdadeira ou falsa. Por exemplo, “salário superior a US $ 50.000” é um predicado".
    Fonte: https://learningdatabase.com.br/category/provas/sql-server/70-761/

     

    E)ERRADO: As expressões básicas ou operadores primitivos, são a seleção, a projeção, produto cartesiano, a união, o renomear e a diferença:

    Operadores primitivos:

    Como em qualquer álgebra, alguns operadores são primitivos e os outros são derivados em termos dos primitivos. É útil que a escolha dos operadores primitivos se compare a casos comuns onde se faça uso dos operadores lógicos primitivos.

    Os cinco operadores primitivos de Codd na álgebra são o de seleção, a projeção, produto cartesiano (também chamado de produto cruz ou junção cruz), a união, e a diferença . Outro operador, renomear não foi aponte por Codd, (Na verdade, Codd omite o renomear, para proceder) mas a sua necessidade foi mostrada pelos inventores da ISBL. Estes seis operadores são fundamentais no sentido de que nenhum deles pode ser omitido sem perder poder expressivo. Muitos outros operadores foram definidos em termos destes seis. Entre os mais importantes são interseção, divisão e a junção natural. Na verdade a ISBL fez a substituição do produto cartesiano pela junção natural, dado que o produto cartesiano é um caso degenerado. Embora seja sabido que na lógica do E, OU e NÃO a escolha é um pouco arbitrária, Codd usou de escolha semelhantes para a sua álgebra.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_relacional


ID
1986013
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual o significado do operador relacional, cujo símbolo é < >?

Alternativas
Comentários
  • [ != ] também cumpre a mesma função.


ID
2083369
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta sobre álgebra e cálculo relacional.

Alternativas
Comentários
  • C) Seleção e Projeção são operações relacionais unárias. 


ID
2085682
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca das operações de álgebra relacional, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Produz uma relação que inclui todas as tuplas em R1 ou R2 ou tanto R1 quanto R2; R1 e R2 precisam ser compatíveis na união. (________________)

II. Produz uma relação que inclui todas as tuplas em R1 e R2; R1 e R2 precisam ser compatíveis na união. (________________)

III. Produz uma relação que inclui todas as tuplas em R1 que não estão em R2; R1 e R2 precisam ser compatíveis na união. (________________)

Alternativas
Comentários
  • A

     União / Interseção / Diferença 

  • União: é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R ou em S ou tanto em R quanto em S. as duplas duplicadas são eliminadas.

    Intersecção: é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R quanto em S.

    Diferença de Conjunto: é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R, mas não em S.

    Alternativa: A


ID
2094916
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A teoria de consultas para bancos de dados relacionais supõe cinco operações primitivas para a álgebra relacional, o que significa que o efeito de nenhuma dessas cinco operações pode ser obtido pela combinação das demais.
Assinale a opção que indica a lista dessas operações.

Alternativas
Comentários
  • Intersecção e junção (Divisão e agregação fazem parte) são operadores adicionais, o que faz apenas a alternativa ser correta.

  • Gabarito Letra E
     

    Operações básicas

    Seleção

    Projeção

    Produto cartesiano

    Renomear

    União

    Diferença de conjuntos
     

    Operações adicionais

    Intersecção De Conjuntos

    Junção natural

    Divisão

    Agregação


    bons estudos

  • https://www.devmedia.com.br/linguagem-de-consulta-formal-algebra-relacional-parte-ii/20123

  • operações primitivas: Diferença, Projeção, Produto, Seleção, União. 

    operações que podem ser expressas por combinações das demais operações: divisão, intersecção, junção natural


ID
2123848
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Observe a seguinte expressão em álgebra relacional:

(((P WHERE COR = COR (‘Vermelho’)) JOIN FP {F#} JOIN F) {FNOME}

Assinale a alternativa correta que apresenta a saída gerada por essa expressão.

Alternativas
Comentários
  • C) Obter objetos de fornecedores correspondentes a outros que fornecem pelo menos uma peça vermelha.  


ID
2264842
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O desempenho de uma consulta SQL pode ser sensivelmente melhorado se aplicados procedimentos que utilizam transformações baseadas em operações da álgebra relacional. Selecione a alternativa que apresenta transformações corretas

Alternativas
Comentários
  • Três letras são famosas para bancos relacionais:

    Sigma - Select - traz tudo - Tipo usando *

    Pi - Projeção - É um select, mas seleciona os campos que devem ser retornados.

    Rho - Rename - Tipo alias.

    Pois bem.. Acertei por eliminação(ou sorte).

    Basicamente, operacao matemática contendo parênteses. Quase produtos notáveis.


ID
2286799
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre álgebra relacional em um banco de dados relacional, analise as afirmações abaixo.
1) A união de duas relações, R∪S, é o conjunto de tuplas que está em R ou S ou em ambas. Duplicatas não são eliminadas.
2) A projeção de uma relação R produz uma nova relação com alguns dos atributos de R.
3) A junção produz todas as combinações de tuplas, de duas relacões, que satisfazem a condição de junção.
4) O produto cartesiano de duas relações R×S combina toda tupla de R com toda tupla de S.
Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Não achei erro na primeira alternativa, mas achei na segunda.

    2) A projeção de uma relação R produz uma nova relação (projeta colunas) com TODOS atributos de R.

    Portanto, a questão cabe recurso.

  • Erro da 1): Álgebra Relacional elimina duplicadas.

  • A operação de Projeção que elimina as duplicadas. 

    Respondi todas corretas. Bem observado Everton

  • PAG 102 LIVRO SISTEMAS DE BANCO DE DADOS DO NAVATHE:

    ``UNIÃO: O resultado dessa operação, indicada por R u S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R ou em S ou tanto em R quanto em S. As tuplas duplicadas são eliminadas. ´´

  • UNION da algebra relacional = UNION do SQL pois ambas eliminam duplicidade

     

    No SQL para não eliminar duplicidade é necessário utilizar UNION ALL


ID
2375872
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere a tabela representada abaixo, onde CPF é uma chave primária:
EMPREGADO (CPF, PrimeiroNome, UltimoNome, Departamento, Salario)
Qual é a expressão, em álgebra relacional, que retorna os nomes (PrimeiroNome) dos empregados com salário (Salario) menor que 1000 e que trabalhem no departamento (Departamento) de número 11?

Alternativas
Comentários
  • Seria a letra b se tivessem escrito 1000 no salário e não 9000.


ID
2494699
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com base na seguinte expressão algébrica relacional:


Π numf (Funcionarios) ∩ Π numf (Dependentes)


a expressão SQL correspondente é

Alternativas
Comentários
  • d-

    Π (pi) em algebra relacional é a projeção, a operação que restringe as colunas encontradas pelo query. Ja select restringe rows encontrados. O simbolo entre os 2 é intersecção, o qual retorna o registros em comum em 2 tabelas:

    union - conjunto de 2 tabelas, ignorando tuplas repetidas

    intersect - somente o que for em comum

    minus- somente os registros exclusivos de uma tabela.

    e.g.:

    select * from emp where sal > 3000 minus select * from emp where sal <1000;


ID
2548822
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere R uma relação que possui os atributos A, B, C e D. Na álgebra relacional, para gerar uma nova relação R’ a partir de R, cujos atributos são A e B, utiliza-se a operação

Alternativas
Comentários
  • A correta é letra C, projeção. Pegadinha foi colocar seleção como opção. A função de selecionar na Algebra chama-se projeção.

  • O operador de PROJEÇÃO seleciona ATRIBUTOS (colunas) de uma relação.

  • Projeção = Select

    Seleção = Where


ID
2550955
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Identifique a operação que NÃO faz parte das operações do conjunto básico da álgebra relacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    Operações básicas

    Seleção

    Projeção

    Produto cartesiano

    Renomear

    União

    Diferença de conjuntos
     

    Operações adicionais

    Intersecção De Conjuntos

    Junção natural

    Divisão

    Agregação

    bons estudos

  • Junção não tem porque pode ser substituído pelas operações básicas:

    - Produto Cartesiano

    - Seleção (Where)


ID
2555596
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Identifique a operação que NÃO faz parte das operações do conjunto básico da álgebra relacional.

Alternativas
Comentários
  • Operações básicas:

    - seleção 
    – projeção 
    – produto cartesiano 
    – renomear 
    – união 
    – diferença de conjuntos

    Adicionais:

    – intersecção de 
    conjuntos 
    – junção natural (letra B) 
    – divisão 
    – agregação

    Fonte:https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://wiki.icmc.usp.br/images/2/2c/SCC578920131-algebraSQL.pdf&ved=0ahUKEwjE69DzguHXAhXBf5AKHZUOB2sQFghNMAM&usg=AOvVaw0l9m4fUIK7gofRy9oxE5NJ


ID
2609137
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere duas tabelas S (A, B, C) e T (X, Y, Z, A) de um banco de dados relacional, sendo A e X chaves primárias das tabelas S e T, respectivamente, e A chave estrangeira na tabela T, com origem em S. Dessa forma, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSZJPZ_8.1.0/com.ibm.swg.im.iis.ds.design.help.doc/topics/tabledefinitionwindowrel.html 

  • No exemplo apresentado, temos que a tabela T possui uma chave estrangeira que referencia a chave primária da tabela S. Nesse caso chamamos a tabela T de tabela referenciadora e a tabela S de tabela referenciada.

  • Para começar a resolver a questão, precisamos observar e entender a representação de modelo lógico utilizada pela banca. Veja que S(A, B, C) é uma tabela do banco de dados. S é nome da tabela e A, B e C são os nomes de seus atributos. O atributo A, por estar sublinhado, é uma chave primária dessa tabela, enquanto B e C são atributos convencionais, podendo fazer parte de uma chave estrangeira ou não.

    Passemos a analisar as alternativas:

    a) Uma chave estrangeira consiste em uma referência de uma tabela a outra. A tabela que contém a chave estrangeira é quem "inicia" a referência, então ela é chamada de referenciadora. A tabela que "recebe" essa referência, por sua vez, é a referenciada. Quando o examinador fala que a chave estrangeira está em T com "origem" em S, ele está explicitando que o atributo original em S é referenciado pela chave estrangeira em T. CERTA

    b) Veja que a chave primária da tabela S é o atributo A. B e C poderiam até ser chaves candidatas, mas isso não tem nada ver com “superchave” e não há nenhuma indicação nesse sentido na questão. ERRADA

    c) T é a tabela referenciadora, pois é a tabela de origem do relacionamento. ERRADA

    d) S, por sua vez, é a tabela referenciada, pois é o destino do relacionamento. ERRADA

    e) Não há nenhum indicativo nesse sentido no enunciado da questão. Aliás, é, na verdade, chave estrangeira da tabela, como a própria assertiva diz. ERRADA

  • Para começar a resolver a questão, precisamos observar e entender a representação de modelo lógico utilizada pela banca. Veja que S(A, B, C) é uma tabela do banco de dados. S é nome da tabela e A, B e C são os nomes de seus atributos. O atributo A, por estar sublinhado, é uma chave primária dessa tabela, enquanto B e C são atributos convencionais, podendo fazer parte de uma chave estrangeira ou não.

    Passemos a analisar as alternativas:

    a) Uma chave estrangeira consiste em uma referência de uma tabela a outra. A tabela que contém a chave estrangeira é quem "inicia" a referência, então ela é chamada de referenciadora. A tabela que "recebe" essa referência, por sua vez, é a referenciada. Quando o examinador fala que a chave estrangeira está em T com "origem" em S, ele está explicitando que o atributo original em S é referenciado pela chave estrangeira em T. CERTA

    b) Veja que a chave primária da tabela S é o atributo A. B e C poderiam até ser chaves candidatas, mas isso não tem nada ver com “superchave” e não há nenhuma indicação nesse sentido na questão. ERRADA

    c) T é a tabela referenciadora, pois é a tabela de origem do relacionamento. ERRADA

    d) S, por sua vez, é a tabela referenciada, pois é o destino do relacionamento. ERRADA

    e) Não há nenhum indicativo nesse sentido no enunciado da questão. Aliás, A é, na verdade, chave estrangeira da tabela, como a própria assertiva diz. ERRADA

    Fonte: Arthur Mendonça, Professor do Direção.

  • Letra A

    TABELA "S" = Referenciada 

    TABELA "T" = Referenciadora (pois possui a chave estrangeira que referencia a chave primária da tabela S)


ID
2626834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue o próximo item.


O comando SQL select campo from tabela corresponde a uma operação de projeção da álgebra relacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Há seis operações fundamentais na álgebra relacional:
    1-Seleção
    2-Projeção
    3-Produto cartesiano
    4-União
    5-Diferença entre conjuntos
    6-Renomear

  • Discordo do gabarito, pois quando se trata de Select se refere a uma operação de projeção da álgebra relacional, porém quando se trata de From se refere a Produto cartesiano, logo entraria com recurso.O texto se refere ao comando select campo from tabela.Como a questão é da CESPE e uma vírgula pode te induzir ao erro, considero a questão com a resposta "ERRADO".

     

  • Penso o mesmo que o Leonardo. Se tratando de CESPE a gente leva as coisas ao pé da letra.

  • O comando SQL select campo from tabela corresponde a uma operação de projeção da álgebra relacional. 

    Correto. O CESPE estava querendo saber qual a operação da álgebra relacional utilizada para escollher qual Atributo, Coluna ou Campo irá aparecer na consulta. 

  • Concordo com o gabarito.
    Na projeção as restrições são feitas sobre as colunas das tabelas, nesse caso a coluna "campo"

  • Discordo do gabarito, em qualquer banco se eu der SELECT CAMPO FROM TABELA, os valores duplicados irão aparecer em um PROJECT na álgebra relacional os valores duplicados são eliminados, entraria com recurso

  • A questão causou confusão em alguns concurseiros. Em teoria, o comando “select campo from tabela” inclui duas operações da álgebra realacional, a projeção (select) e o produto cartesiano (from). Contudo, veja que só há uma tabela definida no FROM. Assim, não há que se falar em produto cartesiano, já que não há o cruzamento entre tabelas com a combinação de suas tuplas, característica dessa operação relacional.

    Gabarito: C

  • Minha contribuição:

    A operação de projeção tem com característica a SELEÇÃO de atributos (colunas) específicas de todas as linhas da relação de entrada, removendo as tuplas duplicadas da saída. Apenas projeta uma nova tabela com as colunas listadas, ou seja, as colunas selecionadas.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    A operação de projeção é utilizada na Álgebra Relacional para selecionar determinadas colunas de uma relação. A operação é executada em apenas uma relação e o resultado é uma nova relação contendo apenas os atributos selecionados, eliminando-se as duplicidades.

  • SELECT -> projeção

    WHERE -> seleção


ID
2673343
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A otimização de consultas realizada pelo SGBD através da ordenação das operações da álgebra relacional em uma árvore de consulta é chamada de otimização baseada em

Alternativas
Comentários
  • Regras Heurísticas: Consultas são representadas internamente na forma de uma árvore ou grafo � Árvores de consulta são preferidas para a otimização pois determinam a ordem de execução das operações � Grafos de consulta indicam apenas as operações e os respectivos operandos envolvidos portanto, existe apenas um grafo correspondente a cada consulta � Regras heurísticas são usadas para alterar a representação interna (árvore ou grafo) de uma consulta de modo a otimizar a sua execução � Por exemplo: operações de projeção e seleção são aplicadas antes de uma junção � O plano de execução gerado determina a ordem em que as operações serão executadas e os recursos a serem utilizados (por ex., índices)

     

    http://homepages.dcc.ufmg.br/~laender/material/ibd-parte7.pdf

  • Gabarito A

    Otimização Baseada em Heurísticas

    � Consultas são representadas internamente na forma de

    uma árvore ou grafo

    � Árvores de consulta são preferidas para a otimização pois

    determinam a ordem de execução das operações

    � Grafos de consulta indicam apenas as operações e os respectivos

    operandos envolvidos portanto, existe apenas um grafo

    correspondente a cada consulta

    � Regras heurísticas são usadas para alterar a representação

    interna (árvore ou grafo) de uma consulta de modo a

    otimizar a sua execução

    � Por exemplo: operações de projeção e seleção são aplicadas antes

    de uma junção

    � O plano de execução gerado determina a ordem em que

    as operações serão executadas e os recursos a serem

    utilizados (por ex., índices)

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2684890
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Existem operações da álgebra relacional que são fundamentais para SQL (Structured Query Language) e operações de design de banco de dados.

Qual é a operação que copia as linhas da relação de origem em uma tabela de resultados?

Alternativas
Comentários
  • C.J. Date 8ed

    Operadores Tradicionais -> União,Interseção, diferença e produto cartesiano.

    Operadores Relacionais especiais de Restrição( Conhecido como seleção)->Projeção,Junção e divisão

     

    ELMAZRI, R.NAVATHE 6.E.D

    Seleção(σ) ->Filtro que mantém apenas as tuplas(LINHAS) que satisfazem uma condição qualificadora, e descarta as restantes gerando um resultado com o mesmo número de atributos da relação original ou menor.

    Projeção(π​)->Seleciona certas COLUNAs da tabela e descarta o restante.Se estiver interessado somente alguns atributos da relação então a Projeção é a mais indicada.


ID
2709325
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Levando em conta a álgebra relacional, analise as proposições abaixo.


1) As operações de união e interseção são comutativas.

2) As operações de união e interseção não são associativas.

3) A operação de subtração é comutativa.


Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • PURA TEORIA DOS CONJUNTOS!

  • Propriedades da União: Idempotência; Comutativa; Elemento Neutro; Associativa;

    Propriedades da Intersecção: Idempotência; Comutativa; Elemento Neutro; Associativa;

    Explicado em http://www.blogviche.com.br/2006/11/04/conjuntos-operacoes-parte-ii/

  • https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

  • Seja três relações R, S, T:


    Será comutativa se: R op S = S op R.

    Será associativa se: (R op S) op T = R op (S op T).


    Logo:

    R ∪ S = S ∪ R, assim como, R ∩ S = S ∩ R. Logo, intersecção e união são comutativas.

    (R ∪ S) ∪ T = R ∪ (S ∪ T), assim como, (R ∩ S) ∩ T = R ∩ (S ∩ T). Logo, intersecção e união são associativas.

    R - S ≠ S - R, pois, R - S representa os elementos de R subtraindo-se os elementos de S, o que é diferente de S - R, que são os elementos de S retirando-se os elementos de R. Não é comutativa.


    Portanto, alternativa A.


ID
2743381
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No contexto da otimização de consultas para bancos de dados, a Álgebra Relacional tem um papel importante, especialmente na construção das query trees para a representação de planos de execução. As operações primitivas da AR são definidas como as operações que não podem ser expressas por meio das demais operações.
Assinale a opção que apresenta a lista que contém as cinco operações primitivas da AR.

Alternativas
Comentários
  • Funções da Álgebra Relacional

    São definidas nove operações para se trabalhar com álgebra relacional:

    Union –União;
    Intersection– Intersecção;
    Difference– Diferença, Subtração;
    Product – Produto, Produto Cartesiano.

    Resposta : B

    Fonte:https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

     

  • as operações BÁSICAS são divididas em 2 grupos:


    UNÁRIAS: -> SELECT, PROJECT e RENAME


    BINÁRIAS -> UNIÃO, DIFERENÇA e PRODT CARTESIANO



  • operações primitivas: Diferença, Projeção, Produto, Seleção, União. 

    operações que podem ser expressas por combinações das demais operações: divisão, intersecção, junção natural


ID
2786692
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No processo de otimização e processamento de consultas em bancos de dados relacionais, a construção da query tree (ou árvore de consulta) é feita com base nas operações da Álgebra Relacional.


Assinale a opção que indica as operações primitivas dessa álgebra, ou seja, as operações que não podem ser expressas por combinações das demais operações.

Alternativas
Comentários
  • operações primitivas: Diferença, Projeção, Produto, Seleção, União. 

    operações que podem ser expressas por combinações das demais operações: divisão, intersecção, junção natural

  • LETRA B




    Dicas: DIFERENÇA É OP PRIMARIA. É possível achar a Intersecção e a Divisão, a partir da Diferença.


    Gravando essa informação você já resolve quase todas as questões desse tipo.

  • O conjunto {σ, π, ∪, -, χ} é um conjunto completo, isto é, quaisquer outras operações podem ser expressas a partir desse conjunto.


    σ = SELECT; π = PROJECT; ∪ = UNION; - = DIFFERENCE; χ = CARTESIAN PRODUCT.

  • As alternativas D e E possuem os mesmos itens só que em ordem diferente.

  • As operações primitivas da álgebra relacional são Diferença, União, Produto Cartesiano, Projeção e Seleção. A partir de combinações entre essas operações, é possível determinar as demais. Letra B!

  • Com certeza. Muito mal elaborada.


ID
2788840
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque a alternativa com a expressão da Álgebra Relacional da representação da relação formada pelos códigos (COD_PROD) e nomes (PROD) dos produtos com preço (PRECO) entre 5 e 30 reais da categoria de código (COD_CAT) 1 :

Alternativas
Comentários
  • Operador SELECT (σ) que retorna produtos da tabela PRODUTO com preço entre 5 E 30 reais E categoria de código 1:

    σCOD_CAT=1 ∧ PRECO≥5 ∧ PRECO≤30 (PRODUTO)


    Operador PROJECT (π) que seleciona as colunas COD_PROD e PROD para apresentar o resultado do SELECT:

    πCOD_PROD,PROD(σCOD_CAT=1 ∧ PRECO≥5 ∧ PRECO≤30 (PRODUTO))


ID
2788843
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre a Álgebra e o Cálculo relacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as expressões de consulta descritas em Cálculo Relacional possuem equivalentes em Álgebra Relacional.


    Portanto, alternativa A.


ID
2839468
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o banco de dados relacional abaixo, no qual as chaves primárias estão sublinhadas

empregado (nome_pessoa, endereco, cidade)
trabalha (nome_pessoa,nome_empresa,salario)
empresa (nome_empresa,cidade)
gerencia (nome_pessoa, nome_gerente)

Uma expressão da álgebra relacional que retorna o nome de todos os funcionários que moram na mesma cidade e na mesma rua, bem como seu(s) gerente(s) é

Alternativas

ID
2858791
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

De acordo com a álgebra relacional, marque a opção que contenha apenas operações fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • As operações fundamentais são:

    Uniária

    Selecionar

    Projetar

    Renomear


    Binária

    União

    Diferença de conjuntos

    Produto cartesiano

  • São sete as operações fundamentais: três unárias (seleção, projeção e "rename") e quatro binárias (união, interseção, diferença e produto cartesiano).

  • Bem simples:

    Operações fundamentais - seleção, projeção, rename, união, interseção, diferença, produto cartesiano

    SP RUI D PC

  • São 6 fundamentais:

    Uniária

    Seleção

    Projeção

    Renomear

    Binária

    União

    Diferença de conjuntos

    Produto cartesiano

  • Operações fundamentais:

    DPU-SP

    Diferença

    Projeção

    União

    -

    Seleção

    Produto


ID
2863681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos conceitos de otimização de consultas SQL e técnicas de análise de desempenho, julgue o próximo item.


Álgebra relacional é um conjunto de operações sobre relações, sendo gerada dessas operações uma relação de saída.

Alternativas
Comentários
  • A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.

    A forma de trabalho desta linguagem de consulta é a de pegar uma ou mais tabelas (conforme necessidade) como entrada de dados e produzirá uma nova tabela como resultado das operações (saída).


    Fonte: https://www.devmedia.com.br/algebra-relacional-parte-i/2663

  • Essa é a definição da Propriedade de Fechamento da Álgebra Relacional

  • As operações da álgebra relacional Seleção, Projeção e Produto Cartesiano são implementadas na linguagem SQL, respectivamente, pelas cláusulas

     a) Select, From e Where.

     b) Select, Where e From.

     c) Where, Select e From.

     d) Where, From e Select.

     e) Select, Select e Join.

  • ÁLGEBRA RELACIONAL - Consiste de um conjunto de operações – entrada: uma ou duas relações – saída: uma nova relação resultado 

  • Álgebra relacional é um conjunto de operações sobre relações? Sim. Além disso, lembrem-se que toda operação em uma relação resultará em outra relação como saída. Se você fizer uma seleção, projeção, produto cartesiano, qualquer uma gerará como saída outra relação.

    Fonte: Pdf estratégia concursos.

  • A álgebra relacional define um conjunto de operações nas relações, em paralelo com as operações algébricas usuais, como adição, subtração ou multiplicação, que operam em números. Assim como as operações algébricas nos números tomam um ou mais números como entrada e retornam um número como saída, as operações de álgebra relacional geralmente tomam uma ou duas relações como entrada e retornam uma relação como saída. 

    GABARITO: CORRETO.

    EXPONENCIAL CONCURSO.

  • A álgebra relacional define um conjunto de operações nas relações, em

    paralelo com as operações algébricas usuais, como adição, subtração ou

    multiplicação, que operam em números. Assim como as operações algébricas

    nos números tomam um ou mais números como entrada e retornam um número

    como saída, as operações de álgebra relacional geralmente tomam uma

    ou duas relações como entrada e retornam uma relação como saída.

    As operações são esquematizadas no quadro a seguir.

    Operações da álgebra relacional

    Seleção (σ) Retorna as tuplas da relação que satisfazem um predicado.

    Projeção (П)

    Retorna os atributos especificados de todas as linhas da

    relação de entrada, removendo as tuplas duplicadas da saída.

    Junção ( )

    Retorna pares de linhas das duas relações de entrada que têm

    o mesmo valor em todos os atributos que possuem o mesmo

    nome.

    Produto

    cartesiano (X)

    Retorna todos os pares de linhas das duas relações de entrada

    (independentemente de ter ou não os mesmos valores em atributos

    comuns).

    União (Ս)

    Retorna as tuplas que estão na primeira relação, na segunda

    relação, ou em ambas.

    Intersecção (Ո)

    Retorna as tuplas que aparecem tanto na primeira relação

    quanto na segunda.

    Diferença (-)

    Retorna tuplas que aparecem na primeira relação, mas não

    estão na segunda.

    Gabarito: Certo.

    Ramon souza

  • Uma vez colocados os dados no Banco de Dados relacional, pode‑se fazer perguntas e

    manipular dados utilizando as operações da álgebra relacional.

    Há seis operações fundamentais na álgebra relacional:

    1. Seleção
    2. Projeção
    3. Produto cartesiano
    4. União
    5. Diferença entre conjuntos
    6. Renomear


ID
2863702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, a respeito de linguagem de definição e manipulação de dados.


O comando WHERE do SQL corresponde à operação de projeção da álgebra relacional.

Alternativas
Comentários
  • O comando WHERE do SQL corresponde à operação SELECT (seleção) da álgebra relacional.


    Algumas outras relações:


    SQL -------- Álgebra Relacional

    WHERE --------- Seleção

    FROM --------- Produto Cartesiano

    SELECT --------- Projeção (nem tudo é o que parece)


  • As operações da álgebra relacional Seleção, Projeção e Produto Cartesiano são implementadas na linguagem SQL, respectivamente, pelas cláusulas

     a) Select, From e Where.

     b) Select, Where e From.

     c) Where, Select e From.

     d) Where, From e Select.

     e) Select, Select e Join.

    2015

    A operação PROJEÇÃO seleciona algumas colunas e linhas da relação/tabela, enquanto descarta outras.

    ERRADA

    Projeção → atributos

    Seleção → linhas

  • Projeção -> select

    Seleção -> where

  • A projeção no SQL é dada pelo comando SELECT, não pelo WHERE. Os nomes podem até confundir, mas grave que o WHERE realiza a operação de seleção!

    Gabarito: E

  • ERRADO

    Sintaxe

    Usamos WHERE para filtrar dados em um comando SQL. Essa cláusula deve ser seguida por uma expressão lógica.

    Vemos a seguir um exemplo da sintaxe dessa cláusula:

    WHERE [condição(ões)]

    Fonte:https://www.devmedia.com.br/sql-clausula-where/37645

  • Já errei muita questão dessa natureza....

    Tentei relacionar seleção com projeção e where com seleção mas não entrava na minha cabeça...

    Então comecei a raciocinar assim:

    Quando executamos o comando SELECT significa que estamos buscando dentro de uma tabela algumas/todas colunas.

    Vamos pegar um exemplo:

    SELECT nome, idade

    FROM funcionários

    Em linhas gerais, estou dizendo o seguinte para o meu banco de dados: "por favor, faça para mim uma projeção das colunas nome e a idade da tabela funcionários".

    Nesse caso, gosto de pensar que estou projetando/direcionando minha consulta para algumas colunas.

    É certo que eu poderia fazer uma projeção para toda a minha relação, com o seguinte comando:

    SELECT * FROM funcionarios

    Aqui estamos dizendo assim: "banco de dados faça uma projeção de toda a tabela funcionarios"

    Quando acrescentamos o WHERE, o nosso comando fica um pouco mais detalhado. Vejamos:

    SELECT nome, idade

    FROM funcionários

    WHERE idade < 40

    Nesse caso, estou dizendo assim para o banco de dados: "por gentileza, projete o nome e a idade dos funcionários, selecionando somente aqueles cuja idade seja menor do que 40 anos.

    Portanto, quando estou diante de um SELECT, estou solicitando ao banco de dados que ele faça uma PROJEÇÃO de algumas/todas as colunas daquela relação.

    Por outro lado, quando eu chamo o comando WHERE, estou dizendo o seguinte: sabe essas colunas que você projetou para mim? Está tudo ok, mas eu preciso mais do que isso. Eu preciso que você faça uma SELEÇÃO dos funcionários com idade menor do que 40 anos.

    GABARITO ERRADO... porque WHERE não corresponde à operação de projeção, mas sim à SELEÇÃO!

  • ERRADA,

    WS ........ (WESLEY SAFADÃO) -------------------------------- WHERE......SELEÇÃO

    FPC ....... Forró da Pisadinha (reCairei) --------------------- FROM .........Produto Cartesiano

    SP ......... SÓ no PAGODE -------------------------------------- SELECT....... Projeção

    bons estudos

  • Gabarito errado.

    O comando WHERE do SQL corresponde à operação de projeção da álgebra relacional.


ID
2885746
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Álgebra Relacional é um conjunto básico de operações para o modelo relacional de banco de dados os quais permite que um usuário especifique as solicitações de recuperação básica através de expressões. Sobre as definições das operações da álgebra relacional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Union: gera uma relação que contém tanto as tuplas de A quanto de B. As 2 relações devem ter o mesmo TIPO de tupla (União compatível).Tuplas duplicadas são eliminadas

  • Gabarito Letra D

    A operação de União entre duas tabelas A e B resulta em uma nova tabela que inclui todas as tuplas que estão em A e em B, simultaneamente.

    O erro está em dizer todas, pois as tuplas repetidas são excluídas dessa relação. Lembrando que o UNION:

    1- Operador Binário;

    2- É Relação final (R3) gera um conjunto de todas as tuplas de ambas as relações (R1, R2);

    3 - As relações devem possuir o mesmo número de colunas e cada par de colunas correspondentes possui o mesmo domínio ou tipagem (compatíveis para união);

    4 - No SQL se usa UNION ALL para incluir repetição.

    instagram @papirobizurado

  • Os colegas abaixo explicaram muito bem o conceito da operação de União da álgebra relacional, porém esqueceram que a alternativa D é a operação de INTERSEÇÃO, vejamos:

    d) A operação de União (INTERSEÇÃO) entre duas tabelas A e B resulta em uma nova tabela que inclui todas as tuplas que estão em A e em B, simultaneamente.

    Mas por que não é UNIÃO? Porque a palavra ''simultaneamente'' dita regra do jogo veja:

    Segundo Navathe:

     

    interseção: O resultado dessa operação, indicada por R S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em ambas, R e S ( Em ambas, leia-se SIMULTANEAMENTE)

    União: O resultado dessa operação, indicada por R U S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R, ou em S, ou em ambas, R e S. As tuplas repetidas são eliminadas.( Seria mais 'liberal', estão em R, ou em S.... ou em ambas...)

    Sacaram a diferença?

    GABARITO ALTERNATIVA D

  • D = Ela na real se refere a INTERSEÇÃO

    Interseção (INTERSECT) =  Gera um resultado do que as tabelas têm em comum = ∩ , não repete tuplas.

    Union = Gera um resultado de União de tabelas sem repetições = ∪ // Union ALL = Gera um resultado de União de tabelas com repetições.  As relações devem possuir o mesmo número de colunas e cada par de colunas correspondentes possui o mesmo domínio ou tipagem (compatíveis para união).

    GAB D.


ID
2885749
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as afirmações a seguir:


I - Heurísticas e estimativas de custos são técnicas utilizadas para otimização de consultas.

II - A principal heurística utilizada para otimização de consultas consiste em aplicar primeiro as operações que reduzem o tamanho dos resultados intermediários.

III - No processo de otimização de consultas, deve-se sempre escolher o algoritmo de busca binária.

IV - As principais Regras Gerais de transformação para operações da Álgebra Relacional baseiam-se em associatividade, comutatividade e operações em cascata.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão.

  • Oi Mateus,

    Vamos lá ... essa é uma questão de otimização de consulta. Quando vamos otimizar uma consulta temos duas opções principais: a otimização baseada em custos e a otimização baseada em heurística.

    O primeiro tipo é bastante dispendioso pois tenta matematizar o resultado da otimização e procura encontrar um resultado ótimo. Calcular os custos de algumas consultas pode ser caro e gastar mais tempo do que a execução da consulta em si.

    Já a otimização heurística se baseia em regras que, na maioria dos casos, oferece um resultado otimizado de consulta. No geral a ideia é observar a comutatividade e associatividade das operações e executar primeiramente aquelas que restringem o máximo o resultado parcial da consulta. Imagine uma tabela com um milhão de registros, se parte da sua consulta consegue reduzir as tuplas em análise a apenas 20, essa parte pode ser executada antes de fazer uma junção desta tabela com outra.

    Sendo assim, podemos observar que as alternativas I, II e IV estão corretas.

    Já a afirmação III está errada por falar que o algoritmo de busca binária é sempre mais eficiente. Tal fato é relativo, se você tem um campo indexado, uma busca por índice pode ser mais eficiente do que uma busca binária.

    Espero ter ajudado,

    Forte abraço e bons estudos,

    Thiago


ID
2912701
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A álgebra relacional possui um conjunto de operadores, cada um deles toma uma ou várias relações como entrada e produz uma nova relação como saída. Dentre esses operadores, podemos destacar o operador denominado de diferença (Difference ou Minus) que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Em SQL o comando que se relaciona com o "diferença" da algebra relacional é o JOIN.

  • Álgebra Relacional - Operador:

    Difference ou Minus(Diferença): aparece na primeira, mas não aparece na segunda, em sql conhecido como "JOIN", LEFT JOIN, ou RIGHT JOIN.

  • Exemplo: A - B -> O que tem em A que não tem em B?

  • Em SQL o comando que se relaciona com o "diferença" da algebra relacional é o Except.

    Retorna o que tem em A exceto o que tem em B. Operador '-'.

  • EXCEPT -> PostgreSQL

    MINUS -> MySQL e Oracle

    .

    Mas geralmente o pessoal implementa isso por meio do NOT IN

  • B = Produto Cartesiano

    C = Interseção

    D = Projeção

    E = Qualquer JOIN

    GAB A.

    Diferença/Complemento (EXCEPT) = Gera um resultado que aparecem em uma determinada tabela, mas não na outra = - 


ID
3132487
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o seguinte comando escrito em álgebra relacional:

σproduto = lápis(compras)

Esse comando resulta na

Alternativas
Comentários
  • O símbolo σ (sigma) denota a operação de seleção, cuja sintaxe é: σ predicado (relação). A operação retorna as tuplas (linhas) da relação que satisfazem o predicado. No caso, o predicado é produto = lápis e a relação é compras. Ou seja, o resultado é a exibição de todos os registros (considerando todos os atributos) cujo o atributo produto seja igual a "lápis".

    GABARITO: E


ID
3132982
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o seguinte comando escrito em álgebra relacional:

πproduto(catalogo)

Esse comando resulta na

Alternativas
Comentários
  • O pi simboliza a operação de Projeção, que retorna os valores dos atributos especificados de todos os registro de uma relação. Ou seja, ao contrário de Select, que seleciona registros, a Projeção seleciona colunas. GABARITO: C

ID
3260125
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nas relações a seguir, os atributos pertencentes às chaves primárias aparecem sublinhados:

CANDIDATO (Inscricao, Nome, Idade)
SALA (Numero, Quantidade)
ALOCA (Inscricao, Numero)

Considere que a primeira relação descreve os candidatos em um concurso; a segunda, a sala de uma escola onde acontecerá o concurso, representada por um número e a quantidade de lugares dessa sala; e a terceira, em qual sala o candidato fará a prova.

Assinale a alternativa com a expressão da Álgebra Relacional que gera uma relação com duas colunas, sendo a primeira o nome do candidato e a segunda o número da sala onde este fará a prova.

Alternativas
Comentários
  • σ é select, selecionar todas as linhas de uma única tabela, eliminamos a e b

    π é projeção, selecionar atributos específicos de uma tabela.

    ⋈ é Junção, famoso JOIN

    Gab. C.

  • Só um adendo ao comentário do Bruno Fagundes:

    O SELECTION (σ) da álgebra relacional não é o mesmo que SELECT da SQL:

    SELECTION WHERE (SQL)

    PROJECTION SELECT (SQL)

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
3511270
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A álgebra relacional é uma linguagem de consulta que consiste em um conjunto de operações que usam uma ou duas relações com entrada e produzem uma nova relação como resultado. Assinale a alternativa que apresenta as operações fundamentais da álgebra relacional.

Alternativas

ID
3576172
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes tabelas de um banco de dados relacional:
A (A1, A2, A3) B (B1, B2, B3) AB (A1, B1)

Na tabela AB, A1 e B1 são chaves estrangeiras com origem nas tabelas A e B, respectivamente. A consulta em álgebra relacional para obter os valores dos atributos A1 e B3 é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    O examinador está querendo saber se o candidato conhece ou não álgebra relacional. O |X| na notação quer dizer o produto cartesiano, isto é, a combinação de informações de duas tabelas quaisquer.

  • Primeiro, a resposta tem que ser uma projeção por retornar colunas e não linhas (quem retorna linhas é a seleção), a resolução tem que ser por |X| junção já que teremos que comparar as chaves estrangeiras com os atributos da tabela A e B eliminando os que não satisfazem a condição de comparação(seria o inner join do SQL).


ID
3638128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca das operações de álgebra relacional, que são fundamentais em linguagens de banco de dados, julgue o seguinte item. 


A operação de seleção em álgebra relacional relaciona linhas que satisfazem à condição de seleção, de forma a existirem duplicatas no resultado apresentado. 

Alternativas
Comentários
  • O erro está em duplicatas?

  • As tuplas em uma relação devem ser únicas.Desse modo, a operação SELECT não pode gerar um resultado com tuplas (linhas) duplicadas.

  • excluem as linhas duplicadas
  • Seleção = retorna determinadas tuplas de uma relação, limitadas por uma condição específica

  • Não geram linhas duplicadas. Pelo contrário, ela elimina as linhas duplicadas.

  • ERRADO

    Estava indo bem, porém está errado o final, pois não se terá tuplas duplicadas no resultado :

    A operação de seleção em álgebra relacional relaciona linhas que satisfazem à condição de seleção, de forma a existirem duplicatas no resultado apresentado.

    --------------------------------------------------------------------------------------

    Seleção extrai = tuplas = linhas = registros

    Projeção extrai=colunas=atributos=campos

    Segundo o Navathe :

    6.1 OPERAÇÕES RELACIONAIS UNÁRIAS: SELEÇÃO (SELECT) E PROJEÇÃO(PROJECT)

    SELEÇÃO:

    A operação SELEÇÃO é usada para selecionar um subconjunto de tuplas de uma relação que satisfaça uma condição de seleção. Uma operação que pode ser considerada SELEÇÃO é um filtro que mantém apenas aquelas tuplas que satisfaçam uma condição de qualificação. A operação SELEÇÃO também pode ser visualizada como um particionamento horizontal da relação em dois conjuntos de tuplas — aquelas tuplas que satisfazem a condição e são selecionadas, e as tuplas que não satisfazem a condição e são descartadas.