SóProvas


ID
1952407
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aparecimento do microscópio eletrônico de transmissão (MET) revolucionou a pesquisa científica, aprimorando drasticamente várias áreas, tanto das ciências biológicas quanto da ciência dos materiais. Como resultado das novas observações que ele tornou possíveis, a compreensão da organização dos tecidos vegetais e animais foi enormemente ampliada, e muitos conceitos a respeito da construção e função celulares foram radicalmente alterados. Com relação à microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bem, vamos tentar discutir? Abaixo alguns comentários sem referências ou fontes e que podem não estar corretos! Mas aí vai:

    a) Acho que quem sofre espalhamento elástico são os elétrons retroespalhados, detectados no microscópio eletrônico de varredura

    b) GABARITO

    c) Creio que apenas o contraste é obtido pela impregnação com metais pesados (urânio e chumbo, por exemplo), mas que não possuem função de estabilizar proteínas e lipídeos. Acho que isso é feito quimicamente, por meio de fixadores, como o glutaraldeído. 

    d) Microscopia eletrônia é cara e emprega metais pesados para o contraste, como chumbo e urânio, altamente tóxicos.

    e) Aberração cromática é um defeito que ocorre em microscopia ótica.

  • Gabarito: Alternativa B

     

    A) No MET, a imagem é formada por dois tipos de elétrons: os transmitidos, que atravessam o espécimen em estudo, e os elasticamente espalhados, que proporcionam o contraste obtido pelo efeito de dispersão ou espalhamento (scattering).

    ERRADO: Marquei este item, Mas ficou faltando mencionar a questão da Difração como comentei no item B. Mas vamos esperar o gabarito definitivo da banca.

     

    B) A microscopia eletrônica de transmissão envolve um feixe de elétrons de alta voltagem, emitido por um cátodo (usualmente um filamento de tungstênio) e focado por eletrostática e por lentes eletromagnéticas.

    CERTO: Um feixe de elétrons, gerados por um filamento feito de tungstênio, ou uma fonte de hexaboreto de lantânio, atravessa a amostra sofrendo diversos tipos de espalhamento que dependem das características do material. Imagens de campo claro são formadas por elétrons que sofrem pouco desvio, enquanto as de campo escuro são formadas por elétrons difratados pelos planos cristalinos do material. Interações do feixe com o material geram raios-X característicos que fornecem informações sobre os elementos químicos presentes na amostra.

     

    C) A etapa de contrastação realizada para o preparo das amostras a serem analisadas no MET é realizada por meio da impregnação da amostra com metais pesados, e tem a finalidade de estabilizar proteínas e lipídios, visto que a uranila tem afinidade com ambos.

    ERRADO: Nas ciências biológicas, a fim de suportar o vácuo do instrumento e facilitar o tratamento, as amostras biológicas podem ser fixadas usando um material de coloração negativa, tal como acetato de uranilo ou pela incorporação em plásticos.

     

    D) A microscopia eletrônica é capaz de produzir imagens de alta resolução e apresenta como vantagens o baixo custo e a baixa toxicidade dos corantes utilizados no processamento de materiais.

    ERRADO: erro em destaque

     

    E) Um dos fatores que limitam a resolução do MET é conhecido como aberração cromática, a qual compreende um efeito óptico causado pelo aumento da refração dos raios luminosos, que ocorre quando esses atingem uma lente ou um espelho próximo aos respectivos limites ou às bordas, em comparação com os raios que atingem a região central da lente ou espelho.

    ERRADO: As lentes de um MET conduzem a convergência do feixe, com o ângulo de convergência como um parâmetro variável, dando ao MET a habilidade de mudar a ampliação modificando simplesmente a quantidade de corrente fluindo através da bobinalentes magnéticas quadripolares ou hexapolares.

    As lentes eletrônicas são projetadas para atuar de uma maneira que emula as lentes óticas, por focar raios paralelos em uma distância focal constante. Lentes podem operar eletrostaticamente ou magneticamente. A maioria das lentes eletrônicas para TEM utilizam bobinas eletromagnéticas para gerar uma lente convexa.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microscópio_eletrônico_de_transmissão

    http://www.cetene.gov.br/pdf/met.pdf