Bacillus anthracis - Os seus esporos poderão ser utilizados como armas biológicas, pois a sua inalação é fatal.
Burkholderia mallei - é considerado potencial agente de bioterrorismo.
Chlamydia psittaci - presente na flora intestinal e pele das aves. Esta bactéria é um agente patogénico das aves. É também transmissível ao ser humano e outros mamíferos através do contacto com aves. Provoca a ornitose, pneumonias atípicas e endocardite.
Clostridium botulinum - Como arma biológica a toxina foi inicialmente pesquisada pelos EUA no começo da 2ª Guerra Mundial. As toxinas botulínicas são referidas como uma das mais altamente tóxicas substâncias biológicas.
Ebola virus - A doença do vírus Ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar aos 90%.
Herpesvirus - não retratado como arma biologica
Neisseria meningitidis - Existem vacinas para meningite.
Paramyxovirus - causa bronquuite, pneukmonia, caxumba, sarampo.
Prevotella melaninogenica - periodontal, causa carie.
Rickettsia prowazekii - Causa tifo epidêmica transmitida nas fezes de piolhos humanos. Foi usada para dizimar prisioneiros na Alemanha.
Staphylococcus aureus - frequentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis.
Variola major - Uma vacina pode preveni-la, está erradicada embora, seja considerada uma arma biológica.
Vibrio cholerae - é uma bactéria que se multiplica rapidamente, principalmente em áreas com péssimas condições sanitárias e climas com altas temperaturas. A infecção geralmente ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados por dejetos fecais.Dentro de um curto período de tempo a contaminação acelerada pode se tornar uma epidemia, com uma mortalidade de 50% na ausência de tratamento, sendo ainda mais alta em adultos com mais de 40 anos de idade. Por essas razões, também pode ser considerada uma arma biológica.
Virus influenza - comumente conhecida como gripe.
Yersinia pestis - causa peste bulbonica. Os principais vetores são pulgas, roedores e outros animais infectados. Junto com outros tipos de peste, a bubônica é caracterizada por um elevado grau de contágio e mortalidade muito alta. Se o tratamento não é iniciado a tempo, durante as primeiras 24 horas, pode matar em 70% dos casos. Os pacientes com doença infecciosa grave foram usados como uma arma contra inimigos desde a China antiga e Europa medieval. Cadáveres infectados eram colocados em fontes de água e em catapultas para serem atirados em fortalezas.