SóProvas


ID
1952470
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fragmentação de habitat é um processo que promove a divisão de uma área contínua em partes menores, eliminando ou reduzindo a quantidade de um tipo de habitat e isolando os fragmentos remanescentes.

WILCOVE, D. S.; MCLELLAN, C. H.; DOBSON, A. P. Habitat

fragmentation in the temperate zone, 1986. 

A fragmentação pode ser de origem natural ou antrópica, tendo esta diversas consequências. Quanto às consequências da fragmentação antrópica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A. A fragmentação antrópica forma limites geometricamente mais bem definidos do que a natural. Pastos, agricultura, estradas, cidades, etc, frequentemente formam polígonos regulares em volta de unidades de conservação, por exemplo. A fragmentação natural, por outro lado, se dá por condições geográficas (clima, rios, altitude, tipo de solo, queimadas naturais, etc) que não geram esse padrão e que mantém condições naturais, embora de fisionomia distinta. Assim, seria muito mais fácil para o homem explorar áreas cercadas por cidades, rodovias, plantações, fazendas do que por áreas que tenham vegetação distinta ou mesmo um rio grande para atravessar.

    b) o aumento da dispersão é consequência da maior competição de uma área recém fragmentada/suprimida e não o contrário, como afirma a questão.

    c) Pode ocorrer em área afetada a introdução de espécies alóctones. No entanto, em nada contribuem para a diversidade local, uma vez que a maioria das invasoras competem de forma quase que desleal com as autóctones.

    d) Efeito de reunião? Acho que isso é invenção dos examinadores. A fragmentação não impede a dispersão, mas a incentiva pela perda de habitat de várias espécies que são obrigadas a se dispersarem atrás de novos nichos.

    e) Oi?

  • Quanto menor o fragmento, mais próximo da borda se estará em qualquer ponto do habitat. 
    A taxa de mortalidade é maior nas bordas dos fragmentos por estar mais suscetível a pressões antrópicas.