SóProvas


ID
1952524
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em todo o campo das ciências biológicas, a perspectiva evolutiva fornece uma estrutura útil, muitas vezes indispensável, para organizar e interpretar observações e fazer previsões. 
FUTUYMA, D. J. et al. Evolução, ciência e sociedade.
São Paulo: Virtuale Comunicação, 2002. 

A respeito das possíveis causas de mudança nas frequências alélicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A deriva genética (ou gênica) é justamente a fixação em uma população de novos alelos após eventos estocásticos que os selecionam.

    b) A teoria da evolução é um fato concreto, mesmo que ainda seja "negada" por alguns setores. Importante destacar que uma teoria nada mais é do que uma explicação concisa, coerente e sistemática de  determinado fenômeno. Baseia-se em uma hipótese testada e retestada e que apresenta tantas evidências que passa a ser considerada válida. Ou seja, a evolução é sim uma teoria, mas muito bem e a cada dia mais comprovada.

    c) O fluxo de indíviduos entre populações seguido de reprodução sexuada promove diversidade genética. A deriva genética é a fixação ou o desaparecimento de alelos após eventos que reduzem a população original.

    d) Na seleção direcional um único fenótipo e selecionado e o seu alelo aumenta na população independente da sua dominância sobre os outros. Age sobre os fenótipos extremos, os homozigotos, diferentemente do que ocorre na estabilizadora, em que os heterozigotos são favorecidos em detrimento dos homozigotos. A seleção direcionada, então, substitui as características anteriores após a pressão evolutiva que favorece alelos mais adaptados a ela, mesmo que não fossem necessariamente comuns antes. GABARITO.

    e) Negócio é que o fluxo é uma força neutralizadora da deriva, da fixação ou depleção de alelos. Gera diversidade, mas gera também similaridade, mistura de alelos dentro da população sem fixá-los ou deletá-los e, assim, evitando uma especiação.

  • Existem três tipos de seleção natural:

    Na seleção direcional é favorecido apenas um dos  extremos.

    Na seleção estabilizante, em que se favorece o fenótipo intermediário em relação aos traços extremas.

    Na seleção disruptiva, na qual se favorece os fenótipos extremos em detrimento dos intermediários.