SóProvas


ID
1952767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilidade como ciência do patrimônio é concepção da escola contábil

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A Teoria (escola) Patrimonialista reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade. Pela teoria patrimonialista, que é a utilizada na contabilidade hodierna, as contas podem ser divididas em dois grandes grupos, a saber:
    A) Contas patrimoniais: Representam as contas de ativo, passivo e patrimônio líquido.
    B) Contas de resultado: Representam as receitas e despesas.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Teoria Personalista

    Na Teoria personalista, temos três tipos de contas (pessoas):

    a) Proprietários: consiste nos responsáveis pelas contas do patrimônio líquido e suas variações, como receitas e despesas. São, portanto, contas dos proprietários: Capital social, Receita de vendas, Custo da mercadoria vendida (CMV), ICMS sobre vendas, Devoluções de vendas, Receitas financeiras, Reserva legal, etc.

    b) Agentes consignatários: consiste nas pessoas (contas) a quem a entidade confia a guarda os bens (Ativo), ou seja, que representam os bens. São, portanto, contas dos agentes consignatários: Caixa, Banco, Veículos, Móveis, Terrenos, etc.

    c) Agentes correspondentes: consiste nas pessoas que representam as contas de direitos (Ativo) ou obrigações (Passivo). São terceiros, que se situam na posição de devedor ou credor da entidade. São, portanto, contas dos agentes correspondentes as contas em que a entidade mantém esse tipo de relação jurídica, como por exemplo, Clientes e Fornecedores. Os clientes devem à empresa o valor correspondente a suas compras a prazo e os fornecedores são credores da empresa em relação às vendas a prazo que a esta foram feitas. Daí resulta que Clientes é conta devedora e Fornecedores é conta credora.

     

    Teoria Materialista

    Na Teoria Materialista as contas dividem-se em:

    a) Integrais (ou Elementares): são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade, ou seja, Ativo e Passivo Exigível.

    b) Diferenciais (ou Derivadas): são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade.

     

    Teoria Patrimonialista

    É a teoria usualmente adotada no Brasil. Segundo ela, criada por Vincenzo Masi, o objeto de estudo da ciência contábil é o Patrimônio de uma entidade. A contabilidade tem como finalidade controlar este patrimônio e apurar o resultado das empresas.

    Estas contas se classificam da seguinte forma:

    a) Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade.

    b) Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

     

    GABARITO B

     

     

  • As doutrinas contábeis foram introduzidas por diversas escolas de época que conceituaram a Contabilidade sob diversos aspectos. Neste contexto, podemos afirmar que:

     

     

    Neopatrimonialista: enfatiza a relação jurídica entre as pessoas como objetivo da Contabilidade.

     

     

    Contista: define a contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio.

     

     

    Aziendalista: define a Contabilidade como a ciência da administração da entidade.

     

     

    Patrimonialista: limita a contabilidade em função do controle das entidades.

     

     

    Controlista: consiste em uma nova corrente cientifica que se aplicou na direção de classificar e reconhecer especialmente as relações lógicas que determinam a essência do fenômeno patrimonial, as das dimensões ocorridas e, com ênfase “ no porque ocorrem os fatos”, ou seja, qual a verdadeira influência dos fatores que produzem a transformação da riqueza e que são os dos ambientes interno e externo que envolvem os meios patrimoniais

  • Muito bom esse comentário Simoni Moura

    Teoria Personalista

    Na Teoria personalista, temos três tipos de contas (pessoas):

    a) Proprietários: consiste nos responsáveis pelas contas do patrimônio líquido e suas variações, como receitas e despesas. São, portanto, contas dos proprietários: Capital social, Receita de vendas, Custo da mercadoria vendida (CMV), ICMS sobre vendas, Devoluções de vendas, Receitas financeiras, Reserva legal, etc.

    b) Agentes consignatários: consiste nas pessoas (contas) a quem a entidade confia a guarda os bens (Ativo), ou seja, que representam os bens. São, portanto, contas dos agentes consignatários: Caixa, Banco, Veículos, Móveis, Terrenos, etc.

    c) Agentes correspondentes: consiste nas pessoas que representam as contas de direitos (Ativo) ou obrigações (Passivo). São terceiros, que se situam na posição de devedor ou credor da entidade. São, portanto, contas dos agentes correspondentes as contas em que a entidade mantém esse tipo de relação jurídica, como por exemplo, Clientes e Fornecedores. Os clientes devem à empresa o valor correspondente a suas compras a prazo e os fornecedores são credores da empresa em relação às vendas a prazo que a esta foram feitas. Daí resulta que Clientes é conta devedora e Fornecedores é conta credora.

     

    Teoria Materialista

    Na Teoria Materialista as contas dividem-se em:

    a) Integrais (ou Elementares): são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade, ou seja, Ativo e Passivo Exigível.

    b) Diferenciais (ou Derivadas): são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade.

     

    Teoria Patrimonialista

    É a teoria usualmente adotada no Brasil. Segundo ela, criada por Vincenzo Masi, o objeto de estudo da ciência contábil é o Patrimônio de uma entidade. A contabilidade tem como finalidade controlar este patrimônio e apurar o resultado das empresas.

    Estas contas se classificam da seguinte forma:

    a) Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade.

    b) Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

     

    GABARITO B

     

  • A Teoria Patrimonialista é a teoria utilizada atualmente, onde as contas são divididas em patrimoniais (ativo, passivo exigível e patrimônio líquido) e resultado (Receita e Despesa).

    Ou seja, a Contabilidade é a ciência (social) que estuda o patrimônio das entidades, com objetivo de controla-lo e finalidade de divulgação de informações aos usuários das demonstrações contábeis.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • Teoria das Contas

    Teoria Patrimonialista

    >Patrimoniais------>ativo, passivo e patrimônio líquido

    >de Resultado---->receitas e despesas

    Teoria Materialista

    >Integrais

    >Diferenciais

    Teoria Personalist

    >Proprietários

    >Agentes consignatários

    >Agentes correspondentes

    Força,guerreiro!

    A dificuldade é pra todos!

    PCDF

  • Resumo Mestre

    Teoria das Contas

    1. Patrimonialista

    1.1. Patrimoniais → ativo(bens +direitos), passivo (obrigações) e patrimônio líquido.

    1.2.Resultado → receitas e despesas

    2. Materialista

    2.1. Integrais = Elementares → ativo (bens+direitos) e obrigações (passivo exigível)

    2.2. Diferenciais → PL, receitas e despesas

    3. Personalista

    3.1. Proprietários → responsáveis pelas contas do patrimônio líquido e suas variações;

    3.2. Agentes consignatários → pessoas (contas) a quem a entidade confia a guarda os bens (Ativo), ou seja, que representam os bens.

    3.3. Agentes correspondentes → 3º devedor ou credor da entidade → representam as contas de direitos (Ativo) ou obrigações (Passivo).

  • A Teoria Patrimonialista é a teoria utilizada atualmente, onde as contas são divididas em patrimoniais (ativo, passivo exigível e patrimônio líquido) e resultado (Receita e Despesa).

    Ou seja, a Contabilidade é a ciência (social) que estuda o patrimônio das entidades, com objetivo de controla-lo e finalidade de divulgação de informações aos usuários das demonstrações contábeis.

    GAB- B ( PATRIMONIALISTA)

  • A Teoria Patrimonialista é a teoria utilizada atualmente, onde as contas são divididas em patrimoniais (ativo, passivo exigível e patrimônio líquido) e resultado (Receita e Despesa).

    Ou seja, a Contabilidade é a ciência (social) que estuda o patrimônio das entidades, com objetivo de controla-lo e finalidade de divulgação de informações aos usuários das demonstrações contábeis.

    GAB- B ( PATRIMONIALISTA)

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Teoria Patrimonialista

    Contas patrimoniais: ativo - passivo - patrimônio líquido

    Contas de resultado: receitas e despesas

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gabarito: Letra B

    Atualmente a contabilidade está sendo registrada de acordo com a teoria patrimonialista, onde o objeto da ciência contábil é o patrimônio de uma entidade. A teoria patrimonialista divide as contas contábeis em: contas patrimoniais e contas de resultado.

    Contas Patrimoniais: são as contas que representam o patrimônio e a situação líquida da empresa. Estas contas compõem o balanço patrimonial e compreendem o ativo, passivo e patrimônio líquido.

    Contas de Resultado: a forma como essas contas são calculadas vai variar de acordo com os princípios contábeis utilizados pela empresa.

  • Teoria Patrimonialista: É a teoria usualmente adotada no Brasil. Classificada em duas contas: contas patrimoniais (ativo, passivo e PL) e contas de resultado (receitas e as despesas).

    Teoria Personalista: proprietários (PL, receitas e despesas), agentes consignatários (Bens), agentes correspondentes (Direitos ou Obrigações).

    Teoria Materialista: integrais ou elementares (ativo e passivo exigível), diferenciais ou derivadas (PL, receitas e despesas).

    Gabarito: Letra B. Outras questões: Q89532, Q19098, Q894067

  • A teoria patrimonialista divide as contas em patrimoniais e de resultado.

    Contas patrimoniais: ativo, passivo e PL.

    Contas de resultado = receitas e despesas

    Quanto à natureza, as contas são classificadas em:

    Devedora = aplicação = ativo, despesas e redutoras do passivo/PL

    Credora = origem = passivo, PL, receita e redutoras do ativo.

  • GAB. B

    CONTABILIDADE = ESCOLA CONTÁBIL PATRIMONIALISTA.