SóProvas


ID
1952770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As subavaliações de ativos e as superavaliações de passivos, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a pretensão de neutralidade da informação. Em função disso, o Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução n.º 1.374/2011, acatou que se retirasse da condição de aspecto da representação fidedigna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Conforme explicita o CPC 00 – Estrutura Conceitual Básica – que foi reproduzido na Resolução n.º 1374/2011, “A característica PRUDÊNCIA (CONSERVADORISMO) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade.”

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Conforme, CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

    http://www.cpc.org.br/Arquivos/Documentos/147_CPC00_R1.pdf

    "A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade."

  • Da para acertar a questão, mas ela está incorreta em falar que o PRINCÍPIO da prudência foi retirado. O princípio da prudência continua firme e forte na Contabilidde, o que foi retirado na verdade foi a CARACTERÍSTICA da prudência que antes era atribuída a representação fidedigna. Se fosse uma questão de Certo ou Errado ela seria bastante polêmica.

  • Concordo com você, Emerson Braga, pois o princípio da prudência continua existindo. Já a CARACTERÍSTICA deste princípio, como explicitado pelo CPC 00 “A característica PRUDÊNCIA (CONSERVADORISMO) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade.” Esse é o CESPE!!
     

  • Ser conservador acaba nao representando a posicao fidedigna das demonstrações, pois estas devem espelhar a realidade...
  • Sempre evitar:

    - Ativo + Receitas Superavaliadas

    - Passivo + Despesas Subavaliadas

     

     

  • Questão de contexto histórico. Quem saiu e quem entrou!!!

  •  

    Princípio da Prudência

    O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio.

    O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

     

    RESPOSTA: LETRA "E'.

     

    Fonte: Contabilidade 3D- Sérgio Adriano

  • Outra questão que ajuda :CE

     Cespe : Analista Judiciario – Contabilidade. 

    A aplicação da regra contábil do conservadorismo(prudencia) na elaboração do balanço patrimonial pode provocar distorções, erros e enviesar a informação contábil, o que demonstra que o conservadorismo está em desacordo com a característica qualitativa da informação contábil útil denominada .

     d)Fidedignidade -Completa, neutra e livre de erro. 

     

    comentário:A característica prudência (conservadorismo) foi retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser considerada inconsistente com a neutralidade. Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são considerados incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.

  • Houve alguma alteração em relação ao conceito de prudência?

  • Letra (e)

    Princípio da Prudência - determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o PL.

  • (questão desatualizada)

    A prudência havia sido retirada do CPC 00 por conflitar com a neutralidade. Contudo, no R2, ela voltou!

    A redação atual diz: ''A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência'', ou seja, o princípio da prudência é compatível com a neutralidade.

  • ATUALIZAÇÃO

    CPC 00

    2.16 A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados.6 Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. Essas divulgações distorcidas podem levar à superavaliação ou subavaliação de receitas ou despesas em períodos futuros.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. cpc 00

  • Questão desatualizada

  • questão desatualizada