SóProvas


ID
1952824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de investimento em sociedade controlada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Errado. O lucro não realizados devem ser eliminados, e portanto afetam o resultado da Equivalência Patrimonial.

    B) Errado. O intercâmbio de diretores ou gerentes evidencia a existência de influência significativa, e não controle.
    Conforme o CPC 36 (R3) – Demonstrações Consolidadas:
    O investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida.
    7. Assim, o investidor controla a investida se, e somente se, o investidor possuir todos os atributos seguintes:
    (a) poder sobre a investida (ver itens 10 a 14);
    (b) exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida (ver itens 15 e 16); e
    (c) a capacidade de utilizar seu poder sobre a investida para afetar o valor de seus retornos

    C) CERTO: Cópia do CPC 18 - (R2) Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto:
    10. Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento em coligada, em empreendimento controlado em conjunto e em controlada (neste caso, no balanço individual) deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição.

    D) Errado. O lançamento contábil de ajuste de avaliação patrimonial no patrimônio líquido da investida é reconhecido no balanço patrimonial da investidora através de uma conta reflexa no Patrimônio Liquido (“Ajuste de Avaliação Patrimonial em Coligadas e Controladas”).

    E) Errado. A banca inverteu. O correto é: “Os dividendos distribuídos pela CONTROLADA reduzem o valor do investimento na INVESTIDORA.”

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Os lucros não realizados entre controlada e controladora afetam o resultado da equivalência patrimonial reconhecido pela investidora, pois devem ser totalmente desconsiderados. Quando da existência de lucros não realizados o método ode equivalência patrimonial será dado por:

    MEP = (Lucro da Controlada × % Participação) - Lucro Não Realizado

    b) Incorreta. A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:

    (a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

    (b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;

    (c) operações materiais entre o investidor e a investida;

    (d) intercâmbio de diretores ou gerentes;

    (e) fornecimento de informação técnica essencial.

    c) Correta. O método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.

    d) Incorreta. O lançamento contábil de ajuste de avaliação patrimonial no patrimônio líquido da investida é reconhecido de forma reflexa no balanço patrimonial da investidora.

    e) Incorreta. Os dividendos distribuídos pela investida reduzem o valor do investimento na controladora.

  • Letra (c)

    CPC18

    Método da equivalência patrimonial

    Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento em coligada,em empreendimento controlado em conjunto e em controlada(neste caso, no balanço individual) deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição.

    A participação do investidor no lucro ou prejuízo do período da CPC_18(R2)_Rev_13 investida deve ser reconhecida no resultado do período do investidor. As distribuições recebidas da investida reduzem o valor contábil do investimento.

    Ajustes no valor contábil do investimento também são necessários pelo reconhecimento da participação proporcional do investidor nas variações de saldo dos componentes dos outros resultados abrangentes da investida, reconhecidos diretamente em seu patrimônio líquido. Tais variações incluem aquelas decorrentes da reavaliação de ativos imobilizados, quando permitida legalmente, e das diferenças de conversão em moeda estrangeira, quando aplicável.

    A participação do investidor nessas mudanças deve ser reconhecida de forma reflexa, ou seja, em outros resultados abrangentes diretamente no patrimônio líquido do investidor (verPronunciamento Técnico CPC 26 –Apresentação das Demonstrações Contábeis), e não no seu resultado.

  • A) Errado. Os lucros não realizados devem ser eliminados, e, portanto, afetam o resultado da Equivalência Patrimonial.

    B) O CPC 18 apresenta situações que podem evidenciar a existência de influência significativa: intercâmbio de diretores ou gerentes é uma delas.

    Lei 6404/76, Art. 243 § 1º: São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa

    C) Certo. Cópia do CPC 18 - (R2) Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto.

    O gabarito é letra c.