Leitura do GAF
GAF = 1 alavancagem financeira nula.
Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros
na estrutura de capital. Risco financeiro é baixo.
GAF > 1 alavancagem financeira favorável (positiva)
Retorno sobre o ativo total é maior do que a remuneração dos capitais de
terceiros, em valores.
GAF < 1 alavancagem financeira desfavorável (negativa)
Há risco financeiro, pois o RSPL é menor do que o RSA, o que significa que a
remuneração do capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio
líquido.
Ponto dos concursos.
Professor Marcelo Seco.
Gabarito: Letra A.
Comentário:
Como acabamos de ver na questão anterior, de fato um grau de alavancagem financeira igual a 1,3 significa que os acionistas estão ganhando um retorno 30% melhor do que teriam se financiassem totalmente os seus ativos com seus próprios recursos.
Como sabemos, a alavancagem financeira consiste no aumento (não diminuição, como afirma a letra C) relativo dos resultados líquidos por meio de financiamentos de terceiros. A análise da alavancagem financeira tem por escopo avaliar a eficiência na aplicação dos recursos alheios e no aumento da rentabilidade do capital próprio.
Quanto mais a empresa quer se alavancar, maior a sua dependência de recursos de terceiros, o que aumenta o risco financeiro assumido por ela, ao contrário do que diz a letra B. Lembrem sempre do antagonismo entre liquidez e rentabilidade, que parte de raciocínio análogo:
Outrossim, como também vimos nesta aula, a métrica do retorno sobre o ativo leva em consideração o lucro operacional antes do resultado financeiro e após a incidência do imposto de renda (NOPAT). Como o GAF usa o ROI em sua concepção, a letra D está errada em afirmar que o IR não é considerado nesse cálculo.
Por último, a letra E está completamente errada, uma vez que o objetivo da alavancagem financeira é justamente o aumento da rentabilidade do patrimônio líquido.